Centro de Inteligência da Justiça do DF seleciona artigos para nova revista eletrônica do TJDFT

por ACS — publicado 2022-01-14T13:41:00-03:00

Audiodescrição: fundo azul claro, ondas em movimento se transpassam em diferentes transparências. Prazo para seleção de artigos jurídicos técnico para a Revista Eletrônica de Direito Exponencial – DIEX até dez de fevereiro de 2022. Assinatura do Centro de Inteligência e do TJDFT.O Centro de Inteligência da Justiça do Distrito Federal – CIJDF prepara para março deste ano o lançamento da Revista Eletrônica Direito Exponencial – DIEX. De natureza técnica e de publicação contínua, com lançamento anual, a publicação será destinada à divulgação de entrevistas, artigos inéditos da área jurídica e Notas Técnicas.

Para tanto, a Revista DIEX abriu prazo, até 10/2, para que magistrados, servidores e estudiosos dos temas afetos aos Centros de Inteligência Estaduais enviem artigos e Notas Técnicas para possível publicação na edição inaugural

Os trabalhos devem ser enviados, em formato editável, ao e-mail revista.direitoexponencial@tjdft.jus.br até o dia 10/2. O conteúdo dos trabalhos deve abarcar o escopo do Centro de Inteligência da Justiça do Distrito Federal – CIJDF e dos Centros de Inteligência Estaduais.  

Linha editorial

Revista DIEX adota uma linha editorial ampla. Admite a submissão de trabalhos de todos os ramos do Direito, com especial atenção aos que identificarem demandas estratégicas ou repetitivas e de massa ou apresentarem inovações às práticas administrativas e judiciárias. 

A publicação define na sua política editorial os seguintes critérios para o processo de avaliação: adequação ao foco e escopo da revista e as normas técnicas (ABNT), gramaticais e formais, relevância, conteúdo, coerência textual e consistência teórico-metodológica

A publicação pretende se tornar um espaço de estudos e promoção de debates jurídicos, com o intuito de fomentar o espírito de cooperação e a difusão do conhecimento entre os Centros de Inteligência instalados nos Tribunais de Justiça Estaduais.   

Seleção do trabalhos

Serão publicados os trabalhos que forem selecionados pela Editora-Chefe da Revista DIEX. Em se tratando de artigos, serão aceitos trabalhos em português e outras línguas. Contudo, para os textos em português, o título, o resumo, as palavras-chave e o sumário devem estar traduzidos também para o inglês. Trabalhos em outros vernáculos deverão estar traduzidos para o português. 

O processo de avaliação consistirá em três etapas, a saber: 

  1. Análise preliminar da equipe editorial executiva para verificar a adequação às instruções gerais definidas pela política editorial; 
  2. Análise preliminar do Assistente Editorial quanto ao foco e escopo da revista, bem como à relevância e contribuição do texto; 
  3. Encaminhamento para avaliação da Editora-Chefe, a Desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, Primeira Vice-Presidente do TJDFT e Presidente do Centro de Inteligência da Justiça do DF, que escolherá o trabalho a ser publicado. 

O sistema de convite e seleção somente será utilizado para a edição inaugural. As edições posteriores serão regidas por certame, avaliação de pareceristas, por duplo cego, e normas do Regulamento ainda em fase final de elaboração.   

Mais informações

Para informações adicionais, permanecem à disposição as equipes do Gabinete da Primeira-Vice-Presidência e do Centro de Inteligência da Justiça do Distrito Federal, por meio do contato telefônico (61) 3103-7265, (61) 98134-0003 (Sheyla), (61) 98454-9341 (Wéllida), (61) 98101-1818 (Henrique), bem como pelos e-mails revista.direitoexponencial@tjdft.jus.br e centro.inteligencia@tjdft.jus.br.