TJDFT inicia curso de mediação comunitária para escolas públicas no Projeto Vozes da Paz
Nessa terça-feira, 24/5, o Programa Justiça Comunitária (PJC), coordenado pela Juíza do TJDFT Gláucia Foley, deu início à ação de formação “Vozes da Paz: Mediação Comunitária aplicada ao contexto escolar”, em parceria com a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação EAPE.
A ação faz parte do “Vozes da Paz”, braço da Justiça Comunitária que desenvolve ações de mediação comunitária e facilitação de diálogos circulares nas escolas da rede pública do DF, desde 2013. O objetivo é capacitar Orientadores Educacionais e demais profissionais da educação para que possam desenvolver a cultura da paz e da mediação de conflitos no ambiente escolar, bem como desenvolver ações de promoção de diálogos circulares para integração de toda a escola e comunidade escolar, visando a redução da violência.
O curso será ministrado pelos servidores do Programa Justiça Comunitária e contará também com a participação de profissionais da educação, cujas escolas participaram do Programa Vozes da Paz. Os temas “Mediação Comunitária”, “Pessoas e conflitos”, “Cultura de Paz”, “círculos comunitários”, “comunicação não violenta”, “Boas práticas do Vozes da Paz”, “Redes” e “Planejamento do Vozes da Paz nas escolas” serão tratados nas 20 horas aula da ação educativa, que será oferecida em duas turmas, sendo uma online e outra presencial, com 77 inscritos, ao todo. Dentre os inscritos, estão presentes profissionais das regionais de ensino de Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, entre outras.
Vozes da Paz
Idealizado em 2012, o Vozes da Paz tem como principal objetivo contribuir para a construção da cultura de paz por meio da democratização do espaço escolar e da apresentação da mediação como forma transformadora de resolução de conflitos, incentivando o exercício da cidadania desde cedo. O Projeto realiza atividades que buscam envolver todos os segmentos do universo escolar, alunos, professores, diretores, funcionários e pais de alunos, para que, juntos, encontrem alternativas para solucionar os conflitos que emergem na comunidade, bem como no interior ou arredores do estabelecimento educacional.
O Projeto Vozes da Paz acredita que é possível multiplicar vozes pela cultura da paz na comunidade escolar e além dela, trabalhando para que os alunos possam descobrir a diversidade de alternativas que existem para a resolução de seus conflitos por meio do diálogo, do respeito e da cooperação.
Programa Justiça Comunitária
O Programa Justiça Comunitária - PJC do TJDFT estimula a comunidade a desenvolver mecanismos próprios de resolução de conflitos, por meio do diálogo, participação social e efetivação dos direitos humanos.
Coordenado pela juíza Gláucia Foley, o PJC, que se encontra em expansão no Distrito Federal, atua por meio de uma equipe interdisciplinar de servidores do TJDFT e de voluntários que integram a própria comunidade - chamados agentes comunitários de Justiça e Cidadania.
Os agentes têm um papel relevante na solução pacífica de situações conflituosas e dos problemas de sua comunidade. Sua atuação estimula a autocomposição de conflitos, a capacidade de gerar soluções para questões relativas à coletividade e ao exercício da mediação comunitária como uma prática social.
O Justiça Comunitária atua ainda na educação para os direitos, com o propósito de informar à população, “traduzindo” a linguagem jurídica. Além disso, os voluntários do PJC participam da animação de rede sociais, por meio da articulação de vários setores da sociedade com vista ao bem comum.
Atualmente, o Justiça Comunitária tem enfoque em três projetos especiais: Vozes da Paz (promoção de cultura de paz em escolas públicas), Ubuntu (combate ao racismo) e Dores e Delícias de Ser Mulher (igualdade de gênero).
O Programa foi o vencedor da 2ª edição do Prêmio Innovare em 2005, na categoria Tribunal de Justiça, e tem sido apontado como referência nacional pelo Ministério da Justiça.
Confira mais informações na página do programa Justiça Comunitária no site do TJDFT