TJDFT promove Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação

por ACS — publicado 2022-05-04T12:09:00-03:00

Imagem da tela do computador com os participantes da Abertura da Semana de Combate ao Assédio e à DiscriminaçãoO TJDFT, assim como outros órgãos do Poder Judiciário, está atento ao combate e à prevenção do assédio moral e da discriminação no ambiente de trabalho. Como uma das ações, está promovendo, pela primeira vez, de 2 a 6/5, a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, com diversas palestras voltadas para magistrados, magistradas, servidores e servidoras. O evento foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, por meio da Resolução 450/2022, que determina a realização de ações preventivas e formativas sobre o tema, voltadas ao público interno, sempre na primeira semana de maio de cada ano, em todos os tribunais.

A Semana foi aberta na segunda-feira, 2/5, via Teams, pelo Presidente do TJDFT, desembargador José Cruz Macedo. "Estamos comprometidos com o tema e integralmente apoiando essa iniciativa”, declarou o magistrado. Na oportunidade, agradeceu o trabalho desempenhado pela Juíza Thaíssa de Moura Guimarães, presidente da Comissão de Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual - CEAMS do TJDFT. Afirmou que o Tribunal quer se envolver ainda mais com essa temática tão importante para sociedade.

Audiodescrição: Card da Semana de Combate ao Assédio e à discriminação no TJDFT, que ocorrerá entre os dias dois e seis de maio. A imagem é divida em faixas coloridas (azul, amarela e vermelha). Há o desenho de uma mulher e um homem com os semblantes tristes e lágrimas escorrendo pelo rosto. Há, também, o desenho de uma pessoa gritando, como se estivesse oprimindo os outros dois personagens já descritos.Na ocasião, foi lançada a Rede de Acolhimento do Noticiante de Assédios Moral, Sexual e Organizacional, e Discriminação – Rede de Acolhimento do TJDFT, a qual constitui canal permanente de acolhimento do noticiante de potenciais assédios moral, sexual e organizacional, e discriminação, destinado ao público interno do órgão.  

A Juíza Thaíssa apresentou a Rede e os avanços trilhados pelo TJDFT até o momento sobre o assunto. “A atuação da rede de acolhimento independe da formalização ou denúncia, é um apoio a quem recebeu o assédio com escuta humanizada e ética”, ressaltou a magistrada. 

Na sequência, a advogada e escritora Mayra Cotta proferiu a palestra "Mulher, Roupa e Trabalho",  nome do livro lançado pela palestrante recentemente. “Quando a gente vê um órgão como Judiciário com iniciativas como este evento, mostra que o assunto é sério”, disse a palestrante no início de sua fala. “Esta semana é muito relevante. De não aceitação de determinadas situações que eram normalizadas”, acrescentou. Mayra frisou que o assédio é um tema complexo e com vários vieses.

Prestigiaram o evento o 2º Vice-Presidente, desembargador Sérgio Rocha; o juiz assistente da Presidência, Caio Sembogi; as juízas Marília Guedes e Clarissa Masili, representando na ocasião o Corregedor da Justiça do DF, José Jacinto Costa Carvalho, demais autoridades e servidores e servidoras do Tribunal.

Na terça-feira, os participantes da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação do TJDFT, puderam assistir à palestra Assédio Moral no Trabalho: quem vai ficar com o bode?, com a psicóloga do Tribunal Kátia Lima. Na  programação ainda estão previstas palestras sobre Direito a um meio ambiente de trabalho equilibrado; Gênero: um panorama; Etarismo; além do lançamento da Roda de Conversa com Mulheres -  “Potencialmente Mulher”.