Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Podcast, mutirão e live marcam programação da XX Semana Justiça pela Paz em Casa no TJDFT

por CS — publicado 04/03/2022

Audiodescrição: mulher negra ao fundo com a mão esquerda à frente do rosto em um gesto de “basta”. Filtro de cor verde claro aplicado. Símbolo da Justiça pela Paz em Casa, desenhado com dois traços em formato de telhado. Marca do TJDFT, NJM e EjuDFT na parte inferior. Informações sobre a XX Semana Justiça pela Paz em Casa. Hashtag “não se cale”.A XX Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa começa nesta segunda-feira, 7/3, com uma série de ações em ambiente virtual, em respeito às restrições impostas pela Covid-19. No TJDFT,  a abertura do evento será marcada pelo divulgação do quarto episódio do podcast Maria da Penha & Você, produzido pelo Núcleo Judiciário da Mulher – NJM em parceria com a Assessoria de Comunicação Social do Tribunal.

Nesta edição, as entrevistadas Gislaine Campos Reis, juíza titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Santa Maria, e Priscila de Oliveira Parada, psicóloga do TJDFT e servidora do Centro Judiciário da Mulher Pólo Norte, abordarão o tema da violência no namoroO programa Maria da Penha & Você, bem como os demais podcasts produzidos pelo TJDFT, estão hospedados nas principais plataformas de podcast, como Spotify, Apple e Google Podcasts

Ainda como parte da programação, na terça-feira, 8/3, o TJDFT, por meio do Centro de Inteligência da Justiça do Distrito Federal – CIJDF, promove o 2º Mutirão de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua – PopRuaJud, com o objetivo de prestar atendimento jurídico a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação acontece no Centro Pop Brasília, que fica na SGAS 903, até as 13h.

Na ocasião, será oferecido serviço de esclarecimento de dúvidas e a promoção de campanha de conscientização acerca do tema violência doméstica e familiar contra as mulheres. Além disso, a população em situação de rua terá acesso facilitado ao atendimento a consulta processual e redução a termo de demandas tanto para fins de ajuizamento de ação quanto para fins de conciliação pré-processual.

Com o objetivo de atender as necessidades físicas do público-alvo, o TJDFT realiza ainda campanha para arrecadar itens de vestuário, como roupas e calçados masculinos e femininos, além de cobertores. As doações poderão ser feitas nesta sexta-feira, 4/3, e na segunda-feira, 7/3, na modalidade drive-thru, que será instalado na passarela de acesso entre o bloco A e o Palácio da Justiça, das 12h às 19h, bem como nos demais fóruns do DF, nas caixas disponibilizadas pelas diretorias. As doações também poderão ser entregues até o dia 7/3, inclusive no sábado e domingo, no próprio Centro Pop de Brasília.

Dando continuidade às ações da Semana da Paz em Casa, na quarta-feira, 9/3, a juíza Gislaine Reis ministra uma live sobre assédio sexual e violência doméstica contra as mulheres, suas raízes e complexidades. A transmissão será no canal da EAPE, no YouTube, a partir das 9h e é voltada aos profissionais da rede pública de ensino do Distrito Federal. No dia 10/3, acontece a 2ª edição do Curso para Oficiais de Justiça, promovido pela Escola de Formação Judiciária do TJDFT – Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, que será ministrado pelas juízas Gislaine Reis, Luciana Lopes Rocha e Fabriziane Zapata, coordenadoras do NJM, e pelo servidor Marcos Francisco de Souza, coordenador do CJM Oeste.

No TJDFT, a programação da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa se estende durante todo o mês de março, com eventos como o Ciclo de capacitação para gestores escolares, como parte do programa Maria da Penha Vai à Escola (MPVE); abertura das oficinas Violência do namoro, não! para jovens de 14 a 18 anos; roda de conversa Proseando com Maria da Penha, um evento que vai reunir famílias de adolescentes assistidas pela Gerência de Atendimento em Meio Aberto - Geama, de Brazlândia; e formação continuada com profissionais da Casa da Mulher Brasileira. No Riacho Fundo I e II, acontece o Ciclo de Formação Continuada das Redes, com palestra da juíza Fabriziane Zapata, sobre a Lei Maria da Penha, no dia 21/3. Em abril e maio, a programação deste ciclo continua. Clique aqui, confira todas as ações da Semana da Paz em Casa e participe.

Semana da Paz em Casa

O Programa Justiça pela Paz em Casa é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais. O objetivo é ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) e concentrar esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

O programa também promove ações interdisciplinares com intuito de dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a violenta realidade vivenciada pelas mulheres em nosso país. O TJDFT lembra que o enfrentamento à violência doméstica é uma luta de toda a sociedade e pode começar por você. Ao menor sinal de violência, denuncie! Ligue 180, 190 ou 197 – opção 3.

Serviço

2º Mutirão PopRuaJud do Distrito Federal
Dia: 8 de março de 2022
Horário: das 8h às 13h
Local: Centro Pop de Brasília – SGAS 903, Conjunto C