Podcast, mutirão e live marcam programação da XX Semana Justiça pela Paz em Casa no TJDFT
A XX Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa começa nesta segunda-feira, 7/3, com uma série de ações em ambiente virtual, em respeito às restrições impostas pela Covid-19. No TJDFT, a abertura do evento será marcada pelo divulgação do quarto episódio do podcast Maria da Penha & Você, produzido pelo Núcleo Judiciário da Mulher – NJM em parceria com a Assessoria de Comunicação Social do Tribunal.
Nesta edição, as entrevistadas Gislaine Campos Reis, juíza titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Santa Maria, e Priscila de Oliveira Parada, psicóloga do TJDFT e servidora do Centro Judiciário da Mulher Pólo Norte, abordarão o tema da violência no namoro. O programa Maria da Penha & Você, bem como os demais podcasts produzidos pelo TJDFT, estão hospedados nas principais plataformas de podcast, como Spotify, Apple e Google Podcasts.
Ainda como parte da programação, na terça-feira, 8/3, o TJDFT, por meio do Centro de Inteligência da Justiça do Distrito Federal – CIJDF, promove o 2º Mutirão de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua – PopRuaJud, com o objetivo de prestar atendimento jurídico a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação acontece no Centro Pop Brasília, que fica na SGAS 903, até as 13h.
Na ocasião, será oferecido serviço de esclarecimento de dúvidas e a promoção de campanha de conscientização acerca do tema violência doméstica e familiar contra as mulheres. Além disso, a população em situação de rua terá acesso facilitado ao atendimento a consulta processual e redução a termo de demandas tanto para fins de ajuizamento de ação quanto para fins de conciliação pré-processual.
Com o objetivo de atender as necessidades físicas do público-alvo, o TJDFT realiza ainda campanha para arrecadar itens de vestuário, como roupas e calçados masculinos e femininos, além de cobertores. As doações poderão ser feitas nesta sexta-feira, 4/3, e na segunda-feira, 7/3, na modalidade drive-thru, que será instalado na passarela de acesso entre o bloco A e o Palácio da Justiça, das 12h às 19h, bem como nos demais fóruns do DF, nas caixas disponibilizadas pelas diretorias. As doações também poderão ser entregues até o dia 7/3, inclusive no sábado e domingo, no próprio Centro Pop de Brasília.
Dando continuidade às ações da Semana da Paz em Casa, na quarta-feira, 9/3, a juíza Gislaine Reis ministra uma live sobre assédio sexual e violência doméstica contra as mulheres, suas raízes e complexidades. A transmissão será no canal da EAPE, no YouTube, a partir das 9h e é voltada aos profissionais da rede pública de ensino do Distrito Federal. No dia 10/3, acontece a 2ª edição do Curso para Oficiais de Justiça, promovido pela Escola de Formação Judiciária do TJDFT – Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, que será ministrado pelas juízas Gislaine Reis, Luciana Lopes Rocha e Fabriziane Zapata, coordenadoras do NJM, e pelo servidor Marcos Francisco de Souza, coordenador do CJM Oeste.
No TJDFT, a programação da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa se estende durante todo o mês de março, com eventos como o Ciclo de capacitação para gestores escolares, como parte do programa Maria da Penha Vai à Escola (MPVE); abertura das oficinas Violência do namoro, não! para jovens de 14 a 18 anos; roda de conversa Proseando com Maria da Penha, um evento que vai reunir famílias de adolescentes assistidas pela Gerência de Atendimento em Meio Aberto - Geama, de Brazlândia; e formação continuada com profissionais da Casa da Mulher Brasileira. No Riacho Fundo I e II, acontece o Ciclo de Formação Continuada das Redes, com palestra da juíza Fabriziane Zapata, sobre a Lei Maria da Penha, no dia 21/3. Em abril e maio, a programação deste ciclo continua. Clique aqui, confira todas as ações da Semana da Paz em Casa e participe.
Semana da Paz em Casa
O Programa Justiça pela Paz em Casa é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais. O objetivo é ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) e concentrar esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.
O programa também promove ações interdisciplinares com intuito de dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a violenta realidade vivenciada pelas mulheres em nosso país. O TJDFT lembra que o enfrentamento à violência doméstica é uma luta de toda a sociedade e pode começar por você. Ao menor sinal de violência, denuncie! Ligue 180, 190 ou 197 – opção 3.
Serviço
2º Mutirão PopRuaJud do Distrito Federal
Dia: 8 de março de 2022
Horário: das 8h às 13h
Local: Centro Pop de Brasília – SGAS 903, Conjunto C