Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Confira a programação da II Semana de Justiça Restaurativa do TJDFT

por ACS — publicado 08/11/2022

Audiodescrição: arte divulgação segunda semana da Justiça Restaurativa. 14 a 18 de novembro de 2022. Pelo aplicativo Teams e transmissão pelo canal oficial do TJDFT no YouTube. Ilustração de duas pessoas conectadas formada de fitas coloridas, lado a lado. Assinatura: Justiça Restaurativa TJDFT.

Vem aí a II Semana de Justiça Restaurativa do TJDFT, que será realizada no período de 14 a 18 de novembro, com transmissão ao vivo pelo canal do TJDFT no YouTube. Com o objetivo de promover, divulgar e consolidar os princípios e ações da Justiça Restaurativa, o TJDFT, por meio do Núcleo Permanente de Justiça Restaurativa (NUJURES), irá promover três webinares com palestrantes renomados e mutirão para atender as partes que têm interesse de firmar acordos.

abertura do evento acontece às 10h, do dia 14/11, com o webinar “Justiça Restaurativa: Origens, Finalidades e Procedimento”, com a doutora Cláudia Maria Cruz Santos. No dia 16/11, o evento contará com a palestra “Neurolaw e Justiça Restaurativa: a revolução do Direito Penal pela neurociência”, com Raquel Tiveron, às 10h30.

Já no dia 18/11 haverá a cerimônia de encerramento do evento, com entrega do SQSVP para categoria de facilitador em Justiça Restaurativa, às 15h30, e, em seguida, Violeta Maltos Rodriguez fará a palestra “Justicia Restaurativa em el sistema integral de justicia penal para adolescentes em México”.

AS PALESTRANTES

Cláudia Maria Cruz Santos é professora portuguesa associada na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e doutorada em Ciências Jurídico-Criminais. Ela é deputada na Assembleia da República desde 2019 e coordenadora dos deputados do OS na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Raquel Tiveron é promotora de justiça do MPDFT, doutora em Direito Penal e assessora internacional da Procuradoria-Geral do MPDFT. Autora do livro “Justiça restaurativa e emergência da cidadania na dicção do direito”.

Violeta Maltos Rodriguez é mexicana doutorada em Direito Constitucional e Penal no Instituto de Estudos Superiores em Direito Penal do México. É também Diretora-Geral do Instituto Internacional de Justiça e Direito Restaurativo e Delegada na Cidade do México da Sociedade Científica de Justiça Restaurativa da Espanha. 

SEMANA DA JUSTIÇA RESTAURATIVA

A Semana da Justiça Restaurativa (SJR) é um movimento internacional que acontece durante a terceira semana de novembro em diferentes países, como o Canadá, Nova Zelândia e África do Sul, e também em várias comunidades e instituições brasileiras.

O TJDFT participa dessa campanha mundial e anual como forma de difusão da cultura de paz e diálogo no âmbito do sistema penal do Distrito Federal.

Confira a programação e inscreva-se!