Semana pela Paz em Casa: Podcast aborda papel do esporte na promoção da igualdade
A edição deste mês do podcast Maria da Penha & Você marca a abertura da XXII Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, que acontece de 21 a 25 de novembro, no TJDFT e em todos os tribunais do país.
O programa entrevista a assistente social Maíra Lustosa, do Centro Judiciário da Mulher Sul (CJM Sul), que explica como o esporte pode ser um espaço de promoção da igualdade entre homens e mulheres.
A profissional lembra que para as mulheres ocuparem espaços sociais que vão além do ambiente doméstico foi preciso muita luta. No caso dos esportes, ela destaca que a participação de atletas femininas nos Jogos Olímpicos, por exemplo, teve início somente em 1928, ainda de forma restrita a algumas modalidades.
“A primeira mulher brasileira a participar de uma olimpíada foi em 1932 e apenas em 1996 tivemos conquista de medalhas olímpicas na participação de mulheres. Isso é recente, aconteceu há apenas 26 anos”, observou. "O potencial da mulher brasileira esportista é enorme e precisa ser valorizado e incentivado. Porque quando uma mulher vence, ela influencia uma corrente de outras meninas a seguirem os mesmos passos”.
Maíra Lustosa reforça, ainda, que o esporte tem o potencial de promover importantes transformações sociais, dentre elas a igualdade entre homens e mulheres. No entanto, para isso, “é fundamental termos um ambiente seguro, livre de discriminação, com inclusão e respeito”.
Podcast
O programa Maria da Penha & Você é uma produção do Núcleo Judiciário da Mulher, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social do TJDFT. O objetivo é levar conhecimento sobre a Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, e demais legislações que visam combater a violência contra a mulher, com foco em evitar novos delitos.
Os podcasts produzidos pelo Tribunal estão hospedados no Anchor e nas principais plataformas de podcast na internet, como Spotify, Apple e Google Podcasts. O canal pode ser encontrado também na parte inferior da página principal do site do Tribunal. Ouça e compartilhe!