Presidente do TJDFT participa da posse do novo Vice-Presidente e Corregedor do TRE-DF
Na tarde dessa quarta-feira, 14/9, o Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, participou da solenidade de posse do Desembargador do TJDFT Mario-Zam Belmiro Rosa no cargo de Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). O magistrado foi eleito para o cargo na última terça-feira, 13/9, durante a 14ª sessão extraordinária híbrida do Tribunal Pleno do TJDFT.
A cerimônia de posse aconteceu na Sala de Sessões do TRE-DF e contou com a presença de diversas autoridades, servidores, familiares e amigos do empossado. Na ocasião, o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, saudou o empossado: “Eminente Desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa, parabéns pela sua eleição. Saiba que Vossa Excelência está recebendo essa missão de Deus. Vossa Excelência já tentou a eleição e agora conseguiu no Pleno do TJDFT, então é porque essa missão estava reservada para Vossa Excelência.”
Em seguida, o Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, relatou sua história no TRE-DF. "Me sinto muito feliz em estar nesse Tribunal, porque aqui comecei a minha carreira na magistratura. Foi a minha indicação e nomeação para o TRE-DF que me estimulou a disputar uma vaga pelo Quinto Constitucional no TJDFT, Tribunal que hoje presido com muita honra e do qual tenho um orgulho muito grande de integrar.” O Desembargador elogiou o trabalho desenvolvido pelo TRE-DF e reforçou sua confiança no sistema eletrônico de votação: “A urna eletrônica é muito segura, é importante. É um instrumento, hoje, indispensável para a manutenção da democracia.”
Em seu discurso, o novo Vice-Presidente e Corregedor do TRE-DF agradeceu a Deus e a todos os que o apoiaram em sua trajetória e citou a poesia “No meio do caminho”, de seu conterrâneo Carlos Drummond de Andrade, para falar sobre os percalços que enfrentou em sua trajetória. Ao final, frisou: “Eu tenho certeza de que todos que compareceram aqui é porque compreendem, valorizam a importância da democracia, do cidadão, do voto. As eleições se aproximam, o trabalho é urgente, mas participo desta jornada com muita vontade de trabalhar e de acertar. A Justiça precisa de pessoas que trabalham com a visão de um sacerdócio. Para mim, ser magistrado é exercer um verdadeiro sacerdócio.” No encerramento, o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, concluiu: “Desejo que Deus continue abençoando Vossa Excelência para o cumprimento dessa missão. O Tribunal precisa de Vossa Excelência, principalmente nesse momento de eleições.”
Sobre o novo Vice-Presidente e Corregedor do TRE-DF
O Desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa é natural de Douradoquara (MG) e foi nomeado Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal em agosto de 1988. Promovido a Juiz de Direito do TJDFT em setembro de 1992, por merecimento, e a Desembargador do TJDFT em outubro de 2004, foi eleito para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) como Membro suplente no biênio 2018-2020.
Bacharel em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF) em 1983, prestou serviços à NOVACAP de 1976 a 1980. No ano de 1980 foi nomeado Auxiliar Judiciário do TJDFT, onde permaneceu até 1984, quando passou a ocupar o cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) até 1988. Foi outorgado com a Medalha do Mérito Eleitoral (2004), com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios no Grau de Grã-Cruz (2004) e promovido ao grau “Grão-Colar” pelo Conselho Tutelar da Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios (2010).
*Com informações do TRE-DF