Oficina Diálogos com a Imprensa do TJDFT repercute na mídia

por ACS — publicado 2023-08-22T12:43:00-03:00

correioWeb.jpgNessa segunda-feira, 21/8, o TJDFT realizou, por meio do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM), da Assessoria de Comunicação Social e do Laboratório de Inovação Aurora, a oficina Diálogos com a Imprensa, idealizada e promovida para discutir a cobertura jornalística dos casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres e feminicídios. Voltado para jornalistas e assessores de comunicação, o evento repercutiu na imprensa, em veículos como o jornal Correio Braziliense, a Rádio Band News e a TV Cultura.

TV Cultura (a partir do minuto 2:10) destacou a importância do evento, que foi realizado com o objetivo de realizar uma construção coletiva de um documento que reúna diretrizes para a cobertura midiática sobre situações de violência doméstica e familiar contra mulheres e feminicídio. “Com certeza é muito importante falarmos disso, afinal de contas, os números de violência, infelizmente continuam subindo”, afirma a reportagem. A reportagem ainda destacou a participação da Promotora de Justiça Gabriela Gonzales, do MPDFT, que apresentou um estudo sobre o efeito copycat que te nas coberturas midiáticas sobre feminicídios. 

correio.jpgJá o jornal Correio Braziliense, em suas versões impressa e web, deu ênfase a fala da Promotora Gabriela Gonzales, durante o evento, afirmando que “feminicídio é um crime evitável”. A reportagem destaca ainda do que se trata o efeito copycat, levantado pela palestrante, que “tem sido apontado na literatura criminológica sempre que a ocorrência de um incidente provoca uma onda de ocorrências ou fatos similares”.

Por fim, a rádio Band News FM, em seu programa Band News Bom Dia, desta terça-feira, 22/8, também tratou do evento promovido pelo TJDFT.