Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Editorial do Correio Braziliense destaca sugestão do Presidente do TJDFT para combater o feminicídio

por ACS — publicado 28/12/2023

Print da tela do site Correio Braziliense com uma arte que contém uma mulher em um alvoEm editorial publicado nesta quinta-feira, 28/12, o jornal Correio Braziliense, aborda as estratégias e projetos desenvolvidos para tentar frear o feminicídio. Algumas dessas medidas de combate à violência contra a mulher, sugeridas pelo Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, em entrevista concedida ao periódico no último domingo, 24/12, são citadas no texto como “medidas importantes” no combate a essa chaga social.

De acordo com o texto, intitulado “Visão do Correio: Feminicídio exige respostas complexas”, é necessário estruturar “ações de maior amplitude” que formem na sociedade um entendimento do feminicídio como "um ato de horror e atrocidade”.

O texto cita o Presidente Cruz Macedo que, em entrevista concedida ao Correio Braziliense no último domingo, 24/12, falou da visão deturpada nos presídios brasileiros sobre os feminicídios. De acordo com o Presidente do TJDFT, os presos "agridem autores de crimes sexuais, que precisam ficar separados", mas a reação não se repete com os condenados por feminicídio. Na avaliação do Desembargador, isso indica que a naturalização da violência contra a mulher acontece em decorrência do machismo.

O editorial cita, ainda, a sugestão do Presidente Cruz Macedo de mais uma medida para combate ao feminicídio, com a adoção de campanhas que mostrem "a situação real desses crimes", como ficam os autores, as mulheres e os órfãos.

Acesse aqui o site do Correio Braziliense para ler a íntegra do artigo.