Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Servidor do TJDFT é Campeão Brasileiro de hipismo e irá disputar Paralimpíada de Paris

por ACS — publicado 28/12/2023

O servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e cavaleiro Sergio Oliva sagrou-se campeão brasileiro do ano de 2023 e campeão da seletiva Internacional de hipismo, realizada entre os dias 14 e 17/12, na cidade de Anápolis/GO. Com isso, o servidor alcançou o índice técnico para disputar os jogos Paralímpicos de Paris 2024. O campeonato Internacional CPEDI3* Anápolis foi organizado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), com a chancela da Federação Equestre Internacional (FEI). 

O torneio foi válido como competição Internacional e Campeonato Brasileiro 2023. Na ocasião, o cavaleiro Sérgio Oliva obteve a primeira colocação por equipes e consagrou-se mais uma vez campeão brasileiro 2023, além de campeão da seletiva Internacional, conseguindo o índice técnico para disputar a 5ª Paralimpíada da carreira. 

Sobre a prova

O atleta montou, desta vez, o cavalo Africano dos Pinhais, de 19 anos, que foi cedido pela colega de competição Bianca Cagliari. O cavalo titular do competidor, SL Sabacord, machucou-se três dias antes de embarcar para o evento. O servidor atleta ficou muito feliz com o resultado, pois conseguiu competir cinco eventos internacionais esse ano e conseguiu a sua classificação para as próximas paralimpíadas

“Venho agradecer o apoio concedido pela Confederação Brasileira de Hipismo durante todos os eventos realizados esse ano.  Agradeço a todos os meus apoiadores e colaboradores durante toda a caminhada, e em especial a Bárbara Laffranchi, Claudiane C. Pasquali, Henrique Macedo, Luana Kim Maria José Rodrigues Fróes, Herbert Goulart, Bianca Cagliari, Juarez Fernandes Pinto e Eliardo”, agradeceu o servidor atleta. 

Sergio Oliva enalteceu, ainda, o apoio dado pelo Programa Bolsa Atleta, ao Brasília Country Clube e à Confederação Brasileira de Hipismo, “pois sem eles não era possível chegar até aqui”.

Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Sergio concluiu com êxito o processo de habilitação para os jogos Paralímpicos de Paris 2024, destacando-se como um dos dois melhores atletas habilitados a disputar os Jogos Paralímpicos de Paris, sua 5ª Paralimpíada. “Estou muito feliz em ter concluído um dos processos mais difíceis da minha carreira como atleta, mas ao final, consegui alcançar o sonho de disputar a minha quinta paralimpíada”, disse Sergio Oliva. 

“Paris 2024 era um sonho e, agora, se tornou realidade. Poderei representar o TJDFT,  Brasília Country Clube, o Instituto Conecta Brasil, a Confederação Brasileira de Hipismo, Brasília e o Brasil no maior evento esportivo do mundo”, exaltou. 

Para coroar o ano desportivo, Sergio Oliva foi consagrado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como melhor atleta de 2023, na modalidade hipismo

Sergio Oliva

Com 40 anos, Sergio nasceu com paralisia cerebral triplegia. Em vinte anos de carreira, participou das paralimpíadas de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020/2021. Foi medalha de ouro no Campeonato Mundial de Adestramento Paraequestre, em Hartputy, Inglaterra, em 2007. Participou do Mundial de Lexington, no Kentucky, Estados Unidos, em 2010; Mundial de Caen, na França, em 2014; e Mundial de Tyron, na Carolina do Norte, Estados Unidos, em 2018. 

Além de sua carreira no esporte, Sérgio é formado em Direito, com pós-graduação em Direito Público, e trabalha no TJDFT desde 2003. Atualmente, está lotado no Núcleo de Gestão de Aquisições e Contratos de Tecnologia da Informação (NUACTI). 

Conheça mais sobre a carreira do atleta pelo Instagram @cavaleirosergiooliva.