Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Imprensa destaca projeto do TJDFT que alcançou 92% de acordo nos conflitos de família

por ACS — publicado 21/07/2023

“Projeto Família em Foco” do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), que consiste em realizar mediação nos conflitos de família, com alto índice de acordos, foi tema de reportagens nas edições on-line do Jornal de Brasília, do Correio Braziliense, dos sites Metrópoles e do CNJ, nessa  quarta-feira, 19/7, além da veiculação da matéria pelo DFTV 2ª edição, da TV Globo, do dia 20/7.

Desenvolvido pelo Núcleo Virtual de Mediação e Conciliação de Família (NUVIMEC FAM), sob a coordenação da Juíza Marina Xavier, o “Projeto Família em Foco” alcançou a marca de 92% de acordos feitos com a mediação pré-processual na área da família no primeiro semestre de 2023.

A reportagem do Jornal de Brasília reproduziu fala da Juíza Marina Xavier, coordenadora do Projeto. “Entregamos pacificação social de forma rápida, desburocratizada, 100% virtual, gratuita e diminuímos a distribuição de novos processos nas Varas de Família aqui do DF”, ressaltou a magistrada. Com isso, somente no mês de junho, foi evitado o ajuizamento de 403 novas ações nas Varas de Família do DF.

Já a reportagem do Correio Braziliense destacou o alto índice de acordos alcançados pelo NUVIMEC-FAM e apresentou aos leitores as formas de participar do Projeto Família em Foco. "Existem duas formas de participar das mediações de família (...) por meio de casos encaminhados pela Defensoria Pública do DF; e quando solicitados pela própria população, pelo Canal Conciliar. Divórcios, pensões alimentícias, disputas por guarda e convivência com os filhos são exemplos de situações que podem ser solucionadas pelo Projeto Família em Foco", destaca a publicação.

site Metrópoles destacou que "A mediação familiar conduzida pelo Tribunal baseia-se na facilitação da comunicação entre os integrantes da família, com o restabelecimento do diálogo focado nos interesses e questões comuns, em especial no bem-estar físico e emocional dos filhos". Além disso, tratou dos resultados alcançados com o Projeto, que representam solução mais rápida, barata e desburocratizada dos conflitos, assim como geram expressiva economia para o Poder Judiciário e a diminuição da taxa de congestionamento das Varas de Família.

A reportagem transmitida pela Globo, além de apresentar um caso real resolvido pelo Projeto Família em Foco, entrevistou a Juíza Marina Xavier. Ao jornal, ela destacou que "este projeto nos permite entregar aos nossos jurisdicionados do Distrito Federal soluções na área de direito das famílias de forma desburocratizada, gratuita, 100% virtual e muito mais rápido do que com o ajuizamento de processos". Ela ainda lembrou que não é necessário nenhum conhecimento jurídico para utilizar o serviço oferecido pelo TJDFT.   

Por fim, o site do CNJ reproduziu a reportagem publicada originariamente pelo TJDFT.

Acesse aqui a reportagem, disponível no site do Jornal de Brasília.

Acesse aqui a reportagem do Correio Braziliense.