Servidores do TJDFT recebem acreditação internacional em Tratamento de Incidentes de Segurança

por ACS — publicado 2023-07-07T18:58:00-03:00

Cinco profissionais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios  (TJDFT) recebem  acreditação internacional em Tratamento de Incidentes de Segurança do EC-Council Incident Handler (ECIH). Eles fazem parte do grupo de quatorze servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETI) que participaram do treinamento EC-Council Incident Handler, programa destinado a  capacitar especialistas em segurança cibernética para responder e gerenciar de maneira eficiente incidentes de segurança.

Todos os participantes obtiveram certificado de participação. Cinco deles optaram por se submeter a uma prova em inglês, com 100 questões, para acreditação internacional do conhecimento adquirido. Entre eles, está Eduardo Sousa, coordenador da Coordenadoria de  Segurança Cibernética (COSEC), do Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança em Computadores (GRISC).

Sousa explica a importância do conhecimento: "Muito tem se visto a respeito do número crescente de casos de incidentes cibernéticos tanto na Administração Pública como na iniciativa privada. Atento a isso, o CNJ vem determinando aos órgãos do Poder Judiciário da União que estruturem e especializem unidades internas capazes de responder às ameaças digitais. O TJDFT como sempre mantêm-se entre os Tribunais que buscam respostas rápidas para esse e para outros desafios e a qualificação do nosso corpo funcional é, sem dúvidas, uma das iniciativas mais importantes nesse sentido". 

Entre as normas do CNJ, está a Resolução CNJ 396/2021 , que institui a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética do Poder Judiciário (ENSEC-PJ) e a Portaria CNJ 162/2021 aprova protocolos e manuais criados por essa Resolução.

O processo da capacitação foi conduzido pela SETI, em parceria com a Escola de Formação Judiciária do TJDFT (EjuDFT), e teve o apoio da Administração do Tribunal. 

Este é mais um dos constantes treinamentos que o TJDFT tem oferecido ao seu corpo técnico com o propósito de oferecer uma Justiça segura e moderna à população do Distrito Federal.