Juíza do TJDFT recebe moção de louvor da CLDF e palestra em Encontro de Enfermagem do Judiciário
A Juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Monize Marques, Coordenadora da Central Judicial do Idoso do Tribunal, foi uma das palestrantes do 7º Encontro de Enfermagem do Judiciário e Ministério Público, realizado nos dias 29 e 30 de maio, na Procuradoria da República no Distrito Federal (PR/DF). Com o tema Desafios e Potencialidades da Diversidade Geracional, o evento teve como objetivo promover debate sobre valorização, envelhecimento e reposição da força de trabalho na profissão.
A magistrada falou sobre envelhecimento sustentável no ambiente de trabalho. Citou dados demográficos sobre o envelhecimento populacional e destacou que o Brasil ocupa a sexta posição mundial em número de idosos. “A população brasileira envelheceu muito rápido e não nos preparamos para essa situação. Há um grupo grande de pessoas ficando mais velhas e com dificuldade de serem incluídas no mercado de trabalho”, ressaltou. A Juíza disse, também, que “a previdência é apenas um pedaço do fenômeno do envelhecimento, sendo necessário pensar também em políticas públicas, saúde, gestão e demografia”.
Durante o encontro, foram realizados painéis, palestras e mesas redondas. A iniciativa fez parte das comemorações da Semana da Enfermagem de 2023, em virtude do Dia Internacional do Enfermeiro e do Dia Nacional do Auxiliar e Técnico de Enfermagem, ambos celebrados no mês de maio.
Moção de Louvor na CLDF
Nesta quinta-feira, 1º/6, a Juíza Monize Marques também foi homenageada com moção de louvor durante a 4ª Semana Legislativa pela Mulher, realizada de 30/5 a 1º/6, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
A Semana Legislativa pela Mulher foi criada pela Lei 6.106, de 2 de fevereiro de 2018, com o objetivo de contribuir para a promoção da equidade entre homens e mulheres, além de conscientizar sobre a importância do papel da mulher na sociedade atual e da participação feminina no Parlamento.
Além da moção de louvor, o evento contou com uma extensa programação, que incluiu a realização de mesas redondas, oficinas, palestras e uma sessão legislativa ordinária voltada para a votação de projetos de lei com foco na pauta feminina.
*Com informações do MPF e CLDF