Presidente do TJDFT participa de reunião de trabalho com órgãos de 2ª instância no STF

por TT — publicado 2023-06-02T09:26:00-03:00

Foto de todos os participantes da reunião do STF com presidentes de tribunais de todo o país

O Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Cruz Macedo, participou nessa quinta-feira, 1/6, de reunião de trabalho com órgãos de 2ª instância no Supremo Tribunal Federal (STF). O evento reuniu Presidentes dos tribunais do país para discutir os desafios atuais enfrentados pelo Poder Judiciário.  

Durante o evento, a Presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministra Rosa Weber, falou sobre o trabalho regulatório do CNJ e reforçou que o objetivo da reunião foi ouvir os tribunais para refletir, corrigir rumos - se for o caso - e incorporar novas práticas. Mencionou diversos tribunais que colaboram com o CNJ na implementação de melhorias administrativas, entre eles o TJDFT, que fornece a expertise de seus servidores na área de tecnologia para o aprimoramento de sistemas, como o PJe. “A união de esforços é essencial para a melhoria dos serviços judiciários sempre em prol da sociedade brasileira a quem servimos”, ressaltou.  

Ao avaliar o encontro, o Presidente do TJDFT destacou a abertura do CNJ, sob a Presidência da Ministra Rosa Weber, de ouvir os tribunais. “É bem importante que os tribunais possam contribuir, participar, possam se envolver com essas decisões, porque ao final eles vão executar essas recomendações do CNJ e cumprir a resoluções. É fundamental, então, até do ponto de vista orçamentário e de pessoal, que os tribunais sejam ouvidos previamente às deliberações do CNJ. Sabemos da relevância que têm as orientações do CNJ, mas é preciso, por outro lado, que os tribunais possam participar dessas deliberações para que possam trazer seus pontos de vistas, a visão de cada tribunal sobre os variados temas de interesse do Judiciário”.   

Na abertura da reunião, a Ministra Rosa Weber lembrou ainda dos ataques criminosos às sedes dos três pilares da democracia brasileira, em janeiro deste ano, e reforçou que o estado democrático de direito saiu fortalecido e a democracia inabalada. “Total a minha confiança na competência, na qualidade do trabalho e no engajamento funcional dos integrantes do Poder Judiciário. Os juízes e juízas brasileiros honram a toga que vestem. Não me canso de repetir. Pela sua independência e comprometimento com a instituição, são garantes da democracia em nosso país e preservação da supremacia da Constituição da República”, ressaltou. 

Por fim, a magistrada citou importantes iniciativas, como por exemplo o Censo do Judiciário, a Justiça 4.0, a inteligência artificial, as audiências de custódia, entre outras, com relação aos quais solicitou a colaboração, o esforço e o engajamento dos tribunais para atingir melhores resultados. O evento contou ainda com a participação do Vice-Presidente do STF, Ministro Luís Roberto Barroso, do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Desembargador Roberval Belinati, e de Presidentes dos tribunais do país.