Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

5º PopRuaJud: TJDFT realiza reunião com os órgãos e setores envolvidos no evento

por ACS — publicado 04/05/2023

Imagem dos participantes na Reunião de alinhamento PopRuaJudO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizou reunião de alinhamento sobre o 5º PopRuaJud com os órgãos e setores envolvidos no evento. O encontro foi conduzido pela Juíza Luciana Sorrentino e contou com a participação do Juiz Auxiliar da Presidência Luis Martius Júnior.

“É uma satisfação para a Presidência participar de um projeto de grande relevância social que o Tribunal de Justiça se empenha e abraça para que a gente possa desenvolver um trabalho justamente para essa população que precisa de mais cidadania e dignidade” disse o magistrado. Sobre a participação de vários órgãos na mesma ação, Luis Martius  Júnior afirmou que “todos são muito importantes. Isso aqui é uma sinergia, a gente não faz absolutamente nada sozinho”.

A Juíza Luciana Sorrentino apresentou o layout, o fluxo do trabalho e como será o funcionamento dos serviços durante o evento. Falou também   sobre a importância dos mutirões. "Trata-se da materialização de um direito fundamental por meio do fortalecimento de uma rede criada a partir da Resolução 425/2020 do CNJ, que instituiu a Política Pública de Atenção às Pessoas em Situação de Rua, e do Comitê Nacional PopRuaJud, composto pelo TJDFT e por diversas instituições que prestarão serviços no dia do evento".

A magistrada frisou, ainda,  o significado do evento. "Mais do que a reunião de instituições, os Mutirões PopRuaJud-DF mobilizam e articulam todo o sistema de Justiça e o poder público para atender da melhor forma possível às necessidades da população em situação de rua, cujas dificuldades do dia a dia perpassam pela necessária compreensão da burocracia, pelo deslocamento territorial e falta de acesso aos serviços públicos mais básicos".

Instituições participantes da reunião: TJDFT; Polícia Civil do DF; Defensoria Pública do DF; Defensoria Pública da União; Justiça Federal; Secretaria de Saúde; Receita Federal; INSS; Tribunal Regional Eleitoral do DF; Junta Militar; Secretaria do Trabalho; Tribunal Regional do Trabalho; CODHAB; Caixa Econômica Federal; ANOREG; SEDES-PopRua; SENAC e SESC.

Sobre o PopRuaJud

5º Mutirão PopRuaJud irá acontecer no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade,  no dia 17 de maio, das 9h às 16h. No evento, serão fornecidos diversos serviços, entre eles: emissão de documentos como registro civil, CPF, título de eleitor, nada consta, carteira de trabalho digital (CTPS), Certificado de Reservista e certidões; consulta processual e redução a termo de demandas e conciliações; cadastros nos sistemas de assistência e benefícios do Governo Federal (CadÚnico e INSS); atendimentos relacionados a benefícios sociais e FGTS; serviços médicos, odontológicos, corte de cabelo e outros.

O PopRuaJud atende ainda quatro dos 17  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), o ODS 1 – Erradicação da pobreza; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições eficazes.