TJDFT apresenta Justiça de Trânsito e Projeto Ártemis para comitiva do TJPI

por MLC — publicado 2023-05-02T18:51:00-03:00

Foto com as autoridades na reunião sobre Justiça de Trânsito com a comitiva do TJPINesta terça-feira, 2/5, o 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Sérgio Rocha, e o Secretário-Geral, Celso Sousa Neto, receberam o Corregedor do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Desembargador Olímpio José Passos Galvão e equipe. O objetivo foi apresentar o serviço da Justiça de Trânsito e o Projeto Ártemis, uma solução de inteligência artificial.

A Justiça de Trânsito foi apresentada pelo Juiz do TJDFT Gabriel Coura, Coordenador do 4º Núcleo Virtual de Mediação e Conciliação (Nuvimec). O magistrado falou sobre a criação do serviço, o funcionamento e a transformação do atendimento presencial para o virtual. “O serviço virtual ampliou o atendimento para todo o DF, não temos mais barreiras de localidade”. O Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidente, Paulo Giordano, reforçou a efetividade da prestação do serviço on-line e a operabilidade com os recursos humanos para atender as demandas.

O Desembargador Sérgio Rocha destacou a eficiência do serviço e contou a sua boa experiência com a Justiça de Trânsito em um acidente automobilístico anos atrás. Na ocasião, o 2º Vice-Presidente aproveitou a oportunidade para informar o êxito da conciliação e mediação nos casos pré-processuais, especialmente da área de família com 90% de acordos, e do recém-inaugurado Espaço Conciliar.

Foto com os participantes da reunião com Secretário-Geral e TJPIA comitiva do Piauí, composta também pelo Juiz Auxiliar da Corregedoria do TJPI, José Vidal de Freitas Filho, e pelos servidores Elias Ribeiro de Moura Junior e Sávio Mota Carneiro, participou ainda de reunião com o Secretário-Geral do TJDFT, Celso Neto. Na reunião, os visitantes conheceram sobre o Projeto Ártemis, uma das soluções de inteligência artificial utilizada pelo TJDFT.

O projeto Ártemis atua na detecção de litispendência, situação na qual o advogado peticiona mais de uma vez sobre a mesma lide, à procura de um magistrado que siga uma linha filosófica mais favorável ao seu cliente. A prática é vedada pelo artigo 377 do Código de Processo Civil. O Ártemis realiza cruzamento de dados e fornece o alerta sobre a tentativa de fraude processual.