8º Café com PLS debate diretrizes, planejamento e aplicação de Planos de Logística Sustentável

por ACS — publicado 2023-11-20T15:10:00-03:00

Audiodescrição: Juíza Marília Guedes com a arte divulgação da oitava edição do Café com PLS ao fundo. Ilustração de uma xícara de café com duas folhas de árvore compondo o objeto em um fundo verde.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizou, na manhã desta segunda-feira, 20/11, a 8ª edição do “Café com PLS – PLS como instrumento das Contratações Sustentáveis”. O evento, que aconteceu de forma on-line, com transmissão pelo canal oficial do TJDFT no YouTube, foi aberto pela Juíza Auxiliar da 1ª Vice-Presidência Marília Guedes, Presidente da Comissão de Sustentabilidade do TJDFT, e contou com a participação de representantes de diversos órgãos federais, em busca de ampliar o debate e compartilhar as melhores práticas de governança e gestão de sustentabilidade.

Durante a abertura do evento, a Juíza Marília Guedes valorizou os esforços dos órgãos participantes e ressaltou que ”o tema é de grande relevância para a administração pública em sua missão de manter o atendimento de qualidade às demandas da sociedade, com transparência, economicidade, inclusão e respeito ao meio ambiente”, afirmou.

A magistrada do TJDFT falou ainda do “orgulho da posição de destaque que o Tribunal ocupa, já há alguns anos, no ranking do índice  de desempenho de sustentabilidade do Poder Judiciário nacional, promovido pelo CNJ”, disse. Ainda segundo a magistrada, “essa posição reflete o resultado da nossa política de sustentabilidade, materializada na Resolução n. 15/2021, que o seu principal instrumento é o Plano de Logística Sustentável. Nessa trajetória, a aproximação e o estudo das boas práticas de outros órgãos públicos agregou conhecimento e melhorou a nossa experiência”, concluiu.

Em seguida, a Coordenadora de Gestão Estratégica e Sustentabilidade do TJDFT (COGES), Adriana Tostes, apresentou as palestrantes que falaram sobre cases com as diretrizes do PLS, planejamento e aplicação do plano. O objetivo do evento é debater e fomentar, por meio da troca de boas práticas, bem como disseminar o conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em especial o ODS 12, relativo à Produção e Consumo Sustentáveis.

Palestras  

Audiodescrição: Adriana Tostes e palestrantes com a arte divulgação da oitava edição do Café com PLS ao fundo. Ilustração de uma xícara de café com duas folhas de árvore compondo o objeto em um fundo verde.

A primeira palestra foi proferida por Gisele Floriano, da Secretaria de Gestão e Inovação, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, que apresentou o case “Caderno Diretor de Logística Sustentável – PDLS – Portaria SEGES/MGI Nº 5376/23”.

Em seguida, a Secretária de Contratações e Gestão de Materiais do TJDFT, Isabella Brito, apresentou o case sobre “Alinhamento entre o PLS e o Plano de Contratações Anual no TJDFT (Resolução CNJ 347/2021)”.

Ao final, a Chefe do Setor de Sustentabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Giselle Duarte Doetzer, apresentou o caso prático “PLS do DNIT - modelagem em órgãos com atuação nacional”.

O webinar pode ser acessado no canal do TJDFT no YouTube.

Plano de Logística Sustentável

O Plano de Logística Sustentável (PLS) é o principal instrumento da Política de Sustentabilidade do TJDFT - Resolução N. 15/22. No Poder Judiciário, é um dos instrumentos da Política de Governança de Contratações do Poder Judiciário, conforme consta das Resoluções CNJ 400/21 e 347/20. Criado inicialmente pela Instrução Normativa 02/2012 do Poder Executivo, agora conta com um caderno orientador específico com a Portaria SEGES/MGI Nº 5376/23.