TJDFT recebe visita da Rede Equidade para expor ações institucionais voltadas à inclusão da diversidade e equidade

por RS — publicado 2023-09-14T18:05:00-03:00

Audiodescrição: foto do Juiz Fábio Esteves no eventoO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) recebeu, nessa terça-feira, 12/09, a visita dos membros da Rede Equidade, representando o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e Ministério das Minas e Energia, a fim de conhecer as boas práticas institucionais nos temas da Inclusão da Diversidade e Equidade, com foco em gênero e raça. A rede  interinstitucional foi instituída, por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 2021/0235, do qual o TJDFT é signatário e visa ao cumprimento de metas voltadas à inclusão.

O evento contou com a presença de gestores e servidores de diversas unidades do Tribunal que falaram das iniciativas desenvolvidas para a promoção diversidade e da equidade na Casa. Dentre elas, o Programa de Integridade, o Programa Pró-Equidade e Diversidade, as ações de capacitação de servidores e colaboradores terceirizados; criação de webinários e cursos autoinstrucionais, cotas para mulheres em situação de vulnerabilidade nos contratos terceirizados, além de programas como "Ubuntu" e "vozes da Paz" do Programa Justiça Comunitária e o “Maria da Penha vai à escola”, do Núcleo Judiciário da Mulher, que tem por objetivo levar a temática do enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher.

Audiodescrição: Foto da visita da visita Senado para tratar da Rede Equidade. Na imagem, magistrado e servidores posam para a foto em ambiente bem iluminado. Ao fundo, projetor desligado.O Presidente da Comissão Multidisciplinar de Inclusão (CMI), Juiz Fábio Esteves, destacou os avanços do Tribunal no que se refere à inclusão e diversidade,  e quegrandes companhias e organizações privadas trabalham com projetos sérios sobre esse tema. Segundo o magistrado, o que motiva esse movimento é que “as pessoas descobriram que inclusão não é só uma questão política, é um ativo financeiro, acima de tudo” e, no caso do Tribunal, “é um ativo judicial”, concluiu.

Segundo a coordenadora geral da Rede Equidade, Teresinha Nunes, do Senado Federal, "o encontro foi maravilhoso, fizemos a visita técnica e enriquecemos o conhecimento das boas práticas. Fiquei encantada com tantas iniciativas do Tribunal".

Participaram do evento, os servidores e gestores da 2ª Vice-Presidência (SVP); Secretaria de Planejamento, da Governança e Gestão Estratégica (SEPG); da Coordenadoria de Gestão Estratégica e Sustentabilidade (Coges); do Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade (Nuics); do Núcleo de Gestão de Riscos e Integridade (Nugri); da Assessoria de Comunicação Social (ACS); da Secretária de Saúde (Sesa); da Coordenadoria de Planejamento e Promoção da Saúde (Coplas); da Secretaria de Contratações e Gestão de Materiais (Sema); da Secretaria da Escola de Formação Judiciária (Seef); da Secretaria da Ouvidoria-Geral (Seouv); do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM); e do Núcleo de Formação e Pesquisa em Justiça Comunitária (NPJC).  

Audiodescrição: Foto da visita técnica do Senado no TJDFT. Na imagem, uma servidora fala aos presentes. As cadeiras estão dispostas em formato semicircular. Ambiente bem iluminado. Auditório possui púlpito.Modelo de Inclusão da Diversidade e Equidade 

No dia 30 de agosto, a Rede Interinstitucional de Equidade lançou um Modelo de Inclusão da Diversidade e Equidade (modelo IDE) que estabelece parâmetros norteadores na promoção da cultura organizacional inclusiva, com foco em gênero e raça e permitirão às instituições públicas a se avaliarem. Clique aqui e conheça o modelo IDE disponibilizado pela Rede Equidade voltado à promoção da equidade de gênero e raça.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que é um dos órgãos partícipes da Rede de Equidade, recomenda aleitura do manual, com instruções de preenchimento, e, em seguida, o preenchimento do questionário da planilha de aplicação. Dessa forma, será possível identificar os aspectos que precisam ser aprimorados no que se refere à inclusão da diversidade e equidade.

Fotos: Bell Daher