Presidente do TJDFT recebe visita institucional do Presidente do Iphan

por RS — publicado 2024-04-02T18:50:00-03:00

Audiodescrição: Foto da visita de cortesia do Presidente do Iphan ao TJDFT. Na imagem, os presidentes dos órgãos conversam em volta de uma mesa de vidro escuro espelhado, no gabinete da presidente. Ambiente mobiliado com móveis de escritórios e computadores ao fundo das autoridades. Há também um quadro do ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek.O Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Cruz Macedo, recebeu, na tarde desta terça-feira, 2/4, a visita do Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass. O objetivo da reunião foi fortalecer a relação entre os órgãos e estabelecer parcerias, a fim de promover a proteção e conservação do Patrimônio Cultural do Distrito Federal.

Na ocasião, as autoridades falaram da importância da capital federal no cenário cultural brasileiro, especialmente no que se refere ao seu conjunto arquitetônico. O Presidente do TJDFT mencionou que Brasília “é um museu a céu aberto”, tendo em vista que a capital é considerada uma obra de arte, idealizada pelo urbanista Lúcio Costa.

O Presidente do Iphan enfatizou a importância de se manter a boa relação entre os órgãos, uma vez que muitas questões referentes ao patrimônio histórico são apreciadas pela Justiça do DF. Por fim, Leandro Grass pontuou que essas questões patrimoniais são importantes para a comunidade e que “o Iphan vai seguir apoiando as demandas [do Tribunal] em relação às questões técnicas que precisam dessa nossa análise”, concluiu o Presidente do Iphan.

Por fim, o Desembargador entregou ao Presidente do Iphan  uma edição da Constituição da República Federativa do Brasil e recebeu dele o compêndio “Patrimônio Cultural do Brasil”, com dois volumes, com pareceres que recomendaram o registro de bens culturais imateriais reconhecidos nas últimas décadas.

Também esteve na visita, o Secretário de Relações institucionais do TJDFT, André Felipe Medeiros Carvalho.