Desembargador do TJDFT publica artigo no Metrópoles sobre consumismo
O portal de notícias do Metrópoles publicou, nesta segunda-feira, 23/12, artigo do Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Leonardo Bessa. Intitulado “Consumismo e direito ao reparo – um debate necessário”, o artigo foi publicado na coluna Juris.
O artigo aborda o desejo crescente de consumir mais e mais, de valorizar o novo e de descartar o antigo. Na análise do magistrado, a liquidez das relações humanas se reflete no mercado de consumo. Para o Desembargador, a indústria cria e reforça o sentimento de necessidade do último modelo de carro e de celular, da nova tecnologia do tênis de corrida e da tela com cores mais vibrantes.
O magistrado também faz uma avaliação sobre o Direito do Consumidor que não questiona o consumismo e preocupa-se mais com a funcionalidade e segurança dos produtos e serviços. “O direito ao reparo é dificultado para estimular a compra de produtos novos. Peças de reposição não são encontradas, criam-se incompatibilidades com novas tecnologias (softwares), muitos dispositivos só são desmontados com ferramentas muito específicas”, destacou.
O Desembargador acredita que, como reação pontual ao consumismo e preocupação com o meio ambiente, tem crescido o movimento de direito ao reparo que prestigia justamente a possibilidade e meios para reparar os produtos – em vez de compra de um novo. Além de Desembargador do TJDFT, Leonardo Bessa é mestre e doutor em Direito e professor do Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCEUB).