Conheça os principais projetos da Ouvidoria do TJDFT em 2023

por RS — publicado 2024-02-01T15:00:00-03:00

Desenho da marca da Ouvidoria do do Tribunal, uma estátua da justiça com a mão na orelha.O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio de sua Ouvidoria-Geral, realizou diversos projetos em 2023, com vistas ao aprimoramento da prestação jurisdicional e à promoção da cidadania. Nesse contexto, foram criados e aprimorados diversos programas e parcerias que impactaram, de forma positiva, os servidores, no exercício de suas atribuições, e a população local.

Conheça alguns desses projetos que foram desenvolvidos ao longo de 2023:

Rede Ouvir DF

A parceria entre órgãos da União e do Distrito Federal facilitou a comunicação entre as instituições e o cidadão e trouxe benefícios à população do DF. Por meio da Rede Ouvir – DF, as demandas encaminhadas para as outras ouvidorias públicas do DF passaram a ter um tratamento diferenciado, sem que o usuário precise fazer qualquer procedimento específico. A parceria foi celebrada com a assinatura de um termo de cooperação em 16 de maio de 2023. Clique aqui e conheça o projeto.

Expansão do atendimento presencial da Ouvidoria

Por meio de parceria firmada entre a Ouvidoria e a Corregedoria do TJDFT, via Secretaria de Atendimento ao Jurisdicionado (SEAJ), os servidores dos Núcleos de Atendimento ao Jurisdicionado (NAJ) passaram a receber reclamações, dúvidas, elogios, sugestões e outras manifestações.

A ampliação do serviço presencial, antes restrito ao Fórum de Brasília, tem o propósito de atender, principalmente, às pessoas com dificuldade de acesso aos meios digitais. Clique aqui e conheça o projeto.

Projeto Ouvidoria Presente

Em 2023, o Ouvidor-Geral da Justiça do DF, Desembargador Josaphá Santos deu continuidade ao Projeto Ouvidoria Presente e visitou 16 fóruns do TJDFT. O objetivo foi fortalecer o trabalho da Ouvidoria, por meio de sensibilização de líderes e gestores de áreas responsáveis por responder às manifestações, e receber de forma proativa demandas internas do Tribunal.

Pesquisa de satisfação com os serviços digitais do TJDFT

A Ouvidoria do TJDFT, responsável por captar a opinião dos usuários da Justiça do DF, criou pesquisa para medir o grau de satisfação com os serviços digitais oferecidos pelo Tribunal ao público, disponível na internet. As informações extraídas da pesquisa, disponibilizada de forma permanente no site do TJDFT, ajudará a oferecer cada vez mais uma Justiça de excelência aos cidadãos do Distrito Federal. Clique aqui e conheça a pesquisa.

Participação da Ouvidoria no PopRuaJud

As Ouvidorias do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) uniram esforços durante o 6º Mutirão PopRuaJud. As equipes ficaram responsáveis por registrar as manifestações do público e aplicar pesquisa sobre o evento, a fim de captar a percepção dos usuários sobre os serviços prestados. Esse esforço visou avaliar a satisfação e a colher sugestões valiosas para as próximas edições do mutirão. Na ocasião, foram entrevistadas 330 pessoas. Clique aqui e saiba como foi o evento.