Magistrados do TJDFT realizam visita à Penitenciária Feminina do DF e ao Complexo da PCDF

por ACS — publicado 2024-01-12T11:59:00-03:00

Audiodescrição: foto do grupo de magistrados na frente da penitenciáriaNesta semana, os novos magistrados do TJDFT visitaram a Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), no dia 9/1, e o Complexo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), no dia 11/1. As visitas fazem parte das atividades práticas do Curso de Formação Inicial de Magistrados, desenvolvido pela Escola de Formação Judiciária do TJDFT, em conformidade com as diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

A Juíza Leila Cury, titular da Vara de Execuções Penais do DF (VEP/DF), a Juíza Francisca Danielle Vieira Rolim Mesquita, também da VEP/DF, e o Vice-Coordenador da Escola de Formação Judiciária do TJDFT, Juiz Substituto Arthur Lachter, acompanharam a visita à PFDF. Na visita à PCDF estiveram presentes a Juíza Monize da Silva Freitas Marques, titular da Central Judicial do Idoso, e o Juiz Substituto Arthur Lachter.

Conhecer presencialmente a realidade dos estabelecimentos prisionais contribui para que os Juízes Substitutos examinem as condições de suas instalações, o tratamento dado aos detentos, os desafios enfrentados por cada unidade e outras questões relevantes que servem como pano de fundo para melhor exercerem suas funções judicantes.

Além disso, os participantes puderam identificar os serviços desenvolvidos pelo Instituto de Criminalística do Distrito Federal, sendo esse conhecimento necessário no âmbito das investigações e para resolução de casos judiciais.

As próximas visitas acontecerão na Papuda e na Unidade de Internação de Brazlândia.

Confira as fotos da visita no álbum do Flickr.