Novos magistrados do TJDFT participam de audiências simuladas em curso de formação

por ACS — publicado 2024-01-17T11:52:00-03:00

Foto com todos os juízes participantes em uma sala de audiênciasTeve início nessa segunda-feira, 15/1, o módulo Audiências Simuladas do Curso de Formação Inicial de Magistrados, promovido pela Escola de Formação Judiciária do TJDFT. O objetivo é desenvolver competências fundamentais à prática judicante dos juízes recém-empossados, por meio da vivência de experiências e resolução de diversos incidentes em audiências simuladas, cuidadosamente planejadas por magistrados docentes. 

No módulo, os juízes participarão ativamente de simulações dos diversos tipos de audiências, com a possibilidade de observação e feedback dos aspectos processuais e comportamentais relativos à condução de audiências, às atitudes e valores desejáveis à função de magistrado e às relações interinstitucionais. 

Os 23 juízes recém-empossados foram organizados em três turmas. As audiências simuladas serão realizadas até o dia 6 de fevereiro de 2024, totalizando 68h/a, que serão distribuídas nos temas Vara Cível – instrução, Juizado Especial Cível, Vara de Família, Órfãos e Sucessões, Vara de Infância e Juventude, Vara Criminal, Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Juizado Especial Criminal, Vara de Entorpecentes, Tribunal do Júri e Núcleo de Audiência de Custódia.