Retrospectiva 2023 Laboratório Aurora: um ano de inovação e colaboração

por Laboratório Aurora — publicado 2024-01-24T12:08:00-03:00

MicrosoftTeams-image (55).pngOs projetos que envolveram a participação do Laboratório de Inovação Aurora do TJDFT, no ano passado, foram reunidos no Retrospectiva 2023 – um ano de inovação e colaboração. O documento digital, que ilustra a atuação diversificada do setor, foi criado como ferramenta de transparência para a Casa e, principalmente, como agradecimento às parcerias realizadas ao longo do ano com unidades do TJDFT e com agentes externos.

Do desenvolvimento de plataformas digitais à participação ativa em eventos, o Aurora se dedicou à criação e melhoria de serviços, como o Balcão Virtual; à parceria com outros laboratórios de inovação, como no FONÁGIL – uma jornada colaborativa e inovadora dentro da programação do Fórum Nacional de Juizados Especiais (FONAJE); e a ampliar o acesso à justiça por meio da Linguagem Simples, com a criação de um jogo analógico, de um curso à distância e de novos modelos de mandados cíveis. 

A publicação ainda traz ações de colaboração com outros órgãos e instituições como o Diálogos com a Imprensa, um evento realizado em parceria com o Núcleo Judiciário da Mulher e com a Assessoria de Comunicação Social, com apoio do Ministério Público do Distrito Federal, Agência Patrícia Galvão e Sindicado dos Jornalistas do Distrito Federal. A iniciativa reuniu editores-chefes e jornalistas para criar um Guia de Diretrizes de cobertura midiática de violência doméstica e feminicídio.  

A Retrospectiva 2023 registra também os dois prêmios recebidos pelo Aurora por seus trabalhos em Linguagem Simples. O primeiro deles foi recebido em junho, no Fórum Internacional Justiça e Inovação (FIJI), realizado pelo Supremo Tribunal Federal e Conselho Nacional de Justiça. O segundo em novembro, no 4° Prêmio Conexão Inova, do Conexão Inovação Pública - uma rede de inovação do setor público formada por pessoas, servidoras públicas ou não, de todo o Brasil.  

Confira a Retrospectiva 2023 – Um ano de inovação e colaboração e conheça mais sobre a atuação do Laboratório de Inovação Aurora.