TJDFT recebe comitiva de Moçambique para troca de experiências em cibersegurança
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) recebeu, nesta segunda-feira, 15/7, visita técnica da Comitiva do Ministério Público de Moçambique. O objetivo do encontro foi trocar experiências e conhecimentos sobre atividades de investigação e de cibersegurança.
Na reunião, o Juiz Auxiliar da Presidência do TJDFT, Eduardo Rosas, comentou que o Tribunal tem trabalhado bastante no que se refere à segurança da informação, tendo em vista que hoje, na Corte, todos os processos tramitam no ambiente digital. “Tudo é feito para melhorar, para ampliar o acesso à Justiça, para facilitar o exercício da cidadania, para que as pessoas possam buscar na Justiça as pretensões que elas acham que têm”, pontuou o magistrado.
Na oportunidade, o Subprocurador-Geral de Moçambique, Naftal Luis Zucula, explicou que os processos no país ainda são físicos e que já existe um projeto para implementação do processo judicial eletrônico. Para Zucula, a visita técnica ao Tribunal é importante, pois “permite receber os avisos e obter a experiência para nos preparar para os desafios que se avizinham para implementação desse projeto”, destacou.
Durante a reunião, o Coordenador de Investigações Preliminares e Apuração de Fraudes Virtuais do TJDFT, Ricardo Magno, falou sobre as boas práticas utilizadas, especialmente, aquelas relacionadas às atividades de investigação e a possíveis fraudes no processo judicial eletrônico.
Por fim, a comitiva conheceu as instalações de segurança cibernética do Tribunal, como a sala de monitoramento e o data center. Na ocasião, o Coordenador de Segurança Cibernética do TJDFT, Eduardo da Silva Sousa, falou sobre a estrutura e o funcionamento da segurança da Tecnologia da Informação do Tribunal. Além disso, explicou o protocolo de resposta do TJDFT à ciberataques e deu exemplos de atuação da equipe de segurança na proteção dos ativos da Corte.
Também estiveram presentes na visita técnica: a Juíza Auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJDFT, Marília Guedes; o Juiz Auxiliar da Corregedoria do TJDFT, João Marcos Guimarães Silva; o Secretário de Segurança e Inteligência do TJDFT, Fernando Dutra; o Subprocurador-Geral, Sergio Miguel Macuácua; a Procuradora da República e Ponto Focal em Cabo Delgado, Esmeralda Segundo Mubai; Luiz Roberto Beggiora; os investigadores criminais, Pinocas Ferreira, Salvador Bay Sitoe e Abel Alexandre; o Técnico de Estatística, Macdonald Ndjive; e a Analista Financeira, Nicole Manuel Nhampossa.