Maio Laranja: 1º Vice-Presidente do TJDFT é homenageado em evento sobre combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

por RS — publicado 2024-05-14T19:30:00-03:00

Audiodescrição: foto do evento sobre prevenção e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na imagem, o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios fala aos presentes em frente a um púlpito marrom com microfone.Na tarde desta terça-feira, 14/5, o 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Roberval Belinati, participou de evento sobre prevenção e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, no auditório do Senado Federal. Na ocasião, o Desembargador recebeu uma homenagem das mãos da Senadora Damares Alves, pela contribuição no enfrentamento do problema.

No evento, o  magistrado contou um pouco de sua experiência profissional, quando julgou casos envolvendo abuso de menores de idade e a sua atuação profissional no combate a essa mazela. O Desembargador Roberval Belinati  declarou que todos os dias o Tribunal julga esses tipos de crime e que essa tem sido a realidade do Judiciário. Por fim, mencionou que atualmente 732 pessoas cumprem pena na Papuda pelo cometimento do crime de estupro e ressaltou a importância da denúncia para promover a proteção da infância e da adolescência: “Quem salva uma criança, salva o mundo e a nossa civilização”, finalizou.

Audiodescrição: Desembargador Belinati ao lado da Senadora DamaresEm sua fala, a Senadora Damares Alves disse que maio é um mês de conscientização e citou casos emblemáticos de abusos sexuais ocorridos no Brasil em 1973: o de Ana Lídia, ocorrido  no Distrito Federal,  e o de Araceli,  no Espírito Santo, cujo fato instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças. Ela destacou o fato de as eleições para o Conselho Tutelar no DF ter contado com a participação de mais de 230 mil pessoas e desejou que essa experiência se replicasse em todo o Brasil. Nesse sentido, para a Senadora “toda a sociedade está envolvida nessa luta”, declarou. Já o Deputado Federal, Messias Donato, Presidente da Frente Parlamentar Contra a Sexualização Precoce de Crianças e Adolescentes na Câmara Federal,  citou estatísticas alarmantes sobre os abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes e as iniciativas legislativas para o enfrentamento do problema.

Audiodescrição: foto do evento sobre prevenção e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na imagem, o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios posa para a foto segurando a placa de homenageado do evento. Ao lado, um banner com branco com escritos “Frente parlamentar contra a sexualização precoce de crianças e adolescentes.Instituída pela lei nº 14.432/2022, a campanha Maio Laranja, visa à proteção das crianças e adolescentes do país e promove uma reflexão sobre o assunto. O evento contou com a participação da orquestra Arte Jovem, composta por crianças e jovens do Distrito Federal e entorno.

Também foram homenageados, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo ( TJES),  Raphael Câmara; o Deputado Federal, Osmar Terra; a Secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani; o Deputado Distrital, Daniel de Castro e o Deputado Estadual do Espírito Santo, Alcântaro Victor Lazzarini Campos.

Estiveram no evento, o Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJDFT, Luis Martius  Júnior, além de outras autoridades.