Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

TJDFT adere à campanha que celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue

por ACS — publicado 25/11/2024

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) ficará iluminado de vermelho, no período de 25 a 29 de novembro, em adesão à “Campanha 25 de Novembro – Dia Nacional do Doador de Sangue”, promovida pela Fundação Hemocentro de Brasília.

A referida semana é marcada, historicamente em Brasília, por meio da Fundação Hemocentro de Brasília, pela celebração da Semana do Doador com programações diferenciadas para receber os doadores, como o oferecimento de itens promocionais como forma de reconhecimento e agradecimento ao gesto de amor.

A organização da iniciativa busca promover ações e estratégias que visam à promoção da doação e captação de doadores e, consequentemente, fidelização destes para assegurar estoques seguros de sangue.

De acordo com dados da Fundação Hemocentro, anualmente são realizadas, em média, 50 mil doações de sangue no Hemocentro de Brasília. Este número só é alcançado devido ao espírito de solidariedade da população do Distrito Federal.

Estima-se que apenas 1,6% da população é doadora de sangue e cerca de 46% apenas são doadores frequentes, ou seja, aqueles que efetuam a doação duas ou mais vezes ao ano e ajudam a manter os estoques em níveis seguros para atender a toda rede pública de saúde do DF e hospitais conveniados. A expectativa para o próximo ano é aumentar essa taxa para 48%.