Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

TJDFT promove 2ª edição do projeto Dia da Inclusão Digital no Fórum de Planaltina nesta terça-feira

por ASP — publicado 04/08/2025

imagem de um homem sorrindo usando o celular.Nesta terça-feira, 5/8, o Fórum de Planaltina receberá a 2ª edição do projeto-piloto Dia da Inclusão Digital. O evento gratuito acontece no horário de expediente, das 12h às 19h. O objetivo é capacitar os(as) cidadãos(ãs) para o uso autônomo dos serviços digitais do Tribunal.

A iniciativa do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio da Secretaria de Atendimento ao Jurisdicionado (Seaj), pretende promover maior independência aos jurisdicionados no acesso à Justiça pelos canais digitais. No dia do evento, diversos atendimentos práticos e acessíveis são disponibilizados ao longo do dia aos(às) cidadãos(ãs) que comparecem ao fórum em busca de ajuda jurisdicional.

Durante o evento, o público será orientado para o uso correto das ferramentas digitais do TJDFT e poderá esclarecer dúvidas. Além disso, terá a oportunidade de aprender, na prática, sobre consulta de andamento processual; acesso ao PJe (login e cadastro de senha); uso do Balcão Virtual; elaboração e envio de petições; participação em audiências virtuais, entre outros.  E para tornar o momento ainda mais acolhedor, haverá lanche especial para o público presente.

A ação é organizada pela SEAJ e conta com o apoio de diversos setores do Tribunal, como a Ouvidoria, no atendimento ao cidadão; as Diretorias dos Fóruns, na disponibilização de salas e equipamentos; a Secretaria de Segurança e Inteligência (SESI), no reforço da segurança dos fóruns e o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (NUPEMEC), que vai explicar aos cidadãos como funciona a mediação e a conciliação, e mostrar por quais canais é possível resolver conflitos de forma amigável.

O projeto piloto conta com três edições em 2025. A primeira foi realizadas no Fórum de Ceilândia, no dia 30/5. As próximas acontecerão em Planaltina, no dia 5/8, e em Santa Maria, no dia 7/10. A intenção é expandir a iniciativa gradativamente até contemplar todos os fóruns do TJDFT. 

Anote essas datas e não perca a chance de tirar suas dúvidas sobre os serviços digitais do TJDFT!

Inclusão Digital – A Justiça virtual ao seu alcance.