Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Bastidores da inovação: AuroraLab do TJDFT impulsiona estratégia do 1º Encontro Nacional de IA no PJe

por Secom — publicado 26/08/2025

Audiodescrição: participantes do evento sobre o palco do auditório posados para foto.Nos dias 21 e 22/8, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) sediou o 1º Encontro Nacional de Tribunais Usuários do PJe sobre Inteligência Artificial.

Além da rica programação de debates e apresentações, a realização do evento contou com atuação estratégica do Laboratório de Inovação Aurora (AuroraLab), responsável por articular diagnósticos, curadorias e iniciativas que deram ao encontro caráter inédito e colaborativo.

Diagnóstico nacional e mapeamento de iniciativas

Antes do encontro, o AuroraLab conduziu mapeamento nacional de iniciativas de Inteligência Artificial aplicadas ao Processo Judicial Eletrônico (PJe). Mais de 20 iniciativas de tribunais de justiça e tribunais regionais federais foram destacadas durante a sondagem, o que permitiu construir uma base de conhecimento compartilhada e atualizada sobre o cenário nacional.

Curadoria colaborativa

Em parceria com a Escola de Formação Judiciária (EJuDFT) e a Secretaria de Tecnologia da Informação (Seti), o AuroraLab apoiou a estruturação de grupo de trabalho temático interinstitucional. A partir da análise conjunta das iniciativas mapeadas, o grupo definiu as experiências que seriam apresentadas, a fim de garantir diversidade temática e alinhamento às diretrizes institucionais do TJDFT e às necessidades da comunidade judiciária nacional.

Audiodescrição: palestrante sobre o palco com telão ao lado e plateia sentada assistindo à apresentação.Programação cocriada

As discussões do grupo de trabalho resultaram em uma agenda plural e participativa, com casos de sucesso, rodas de aprofundamento técnico e espaços de troca entre os tribunais. O formato colaborativo reforçou o espírito de cocriação e fortaleceu a rede de inovação no ecossistema do PJe.

Lançamento do 1º Hackathon de IA no PJe

Um dos legados do encontro foi o lançamento do 1º Hackathon de Inteligência Artificial no PJe, idealizado e regulamentado pelo AuroraLab, com o apoio da Seti. A competição reunirá equipes multidisciplinares de TJs e TRFs em busca de soluções escaláveis, sustentáveis e compatíveis com a arquitetura do PJe. O objetivo é abrir caminho para novas edições e consolidar a cultura da experimentação no Judiciário.

A iniciativa foi celebrada como um divisor de águas na integração entre visões técnicas e institucionais e representa um marco que aponta para novos rumos de desenvolvimento do PJe, de forma colaborativa, sustentável e integrada.

Audiodescrição: cubos coloridos empilhados em forma de pirâmide com a descrição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)Sustentabilidade como diretriz

O encontro também marcou a realização do primeiro evento carbono neutro do TJDFT. O AuroraLab, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Estratégica e Sustentabilidade (Coges), articulou ações que incluíram parcerias com fornecedores locais, acessibilidade plena e promoção da igualdade de gênero entre palestrantes. Além de atender a quase todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a experiência estabeleceu um novo padrão para os eventos institucionais.

Legado e continuidade

Mais do que dois dias de programação, o 1º Encontro Nacional de IA no PJe deixou como herança um banco nacional de práticas em constante atualização, o lançamento de um hackathon que inaugura novos ciclos de inovação e a consolidação da sustentabilidade como diretriz permanente do TJDFT.

O AuroraLab segue, assim, como catalisador de transformação institucional, ao articular soluções que fortalecem a inovação e ampliam o protagonismo do TJDFT no cenário nacional.