Encontros fortalecem a atuação de profissionais da Rede Anjos do Amanhã

Essa primeira edição contou com a mediação do psicólogo convidado Ezequiel Nogueira Braga. Ele é especialista em Psicologia Clínica e mestre com ênfase em estudos junguianos, com ampla experiência no atendimento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
“A forma como cada profissional se disponibilizou a compreender, acolher e contribuir reforça o valor de um espaço onde o cuidado é mútuo. A proposta dos 'Círculos de Cuidado' não só fortalece nossas práticas clínicas como também nutre o compromisso humano e ético que sustenta nosso trabalho junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, destacou Ezequiel.
Já a psicóloga voluntária Helen Santos, ressaltou a importância crucial de momentos como este para a qualificação profissional. “Esse encontro nos permite ampliar o olhar como profissionais, sair um pouco da nossa visão particular e conhecer novos caminhos e possibilidades para oferecer um acolhimento ainda mais sensível e efetivo”, ressaltou.
Além dos profissionais voluntários, o servidor da RSAA Gelson Leite destacou a importância do projeto como contrapartida ao comprometimento de voluntários. “Esse trabalho surge do reconhecimento dos desafios e da complexidade inerentes ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos”, completou Gelson.
Círculos de Cuidado: uma Proposta Transformadora
O Círculos de Cuidado é uma iniciativa que reúne psicólogos(as) e terapeutas voluntários(as) da RSAA em encontros quinzenais, sempre com a mediação de profissionais convidados. Esse espaço propõe um ambiente seguro para troca de saberes, estímulo à aprendizagem contínua e reflexões sobre os desafios éticos e práticos que permeiam o atendimento clínico, além de fortalecer a tomada de decisão e as habilidades clínicas especializadas.
O projeto visa ampliar tanto a qualidade do atendimento prestado e o bem-estar dos voluntários. O foco está em estimular as práticas clínicas a favor de um cuidado mais humano e empático às crianças e adolescentes.
Acesse a página da Rede Solidária Anjos do Amanhã no site do TJDFT e saiba mais sobre o trabalho do programa vinculado à Coordenadoria da Infância e da Juventude. Você pode se tornar um voluntário.