Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

TJDFT sedia I Encontro Nacional de Tribunais Usuários de PJe sobre Inteligência Artificial

por SECOM — publicado 21/08/2025

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio da Escola de Formação Judiciária (EjuDFT), iniciou, na manhã desta quinta-feira, 21/8, o I Encontro Nacional de Tribunais Usuários de PJe sobre Inteligência Artificial (IA). O evento ocorre na modalidade presencial, na sede do TJDFT, em Brasília/DF, e continua nesta sexta-feira, 22/8.

O evento é destinado a magistrados(as) e servidores(as) que atuam na área de tecnologia da informação dos tribunais usuários do PJe e interessados(as) no tema de inteligência artificial no Judiciário.

A programação do encontro inclui palestras, painéis de boas práticas, além de oficinas temáticas. Durante os dois dias, os(as) participantes poderão discutir e avaliar soluções, ferramentas, plataformas e modelos de governança aplicáveis à inteligência artificial no contexto judicial. Especialistas e representantes dos tribunais irão expor as soluções inovadoras já implementadas no sistema PJe.  

Como ação complementar, será realizado o Hackathon de Iniciativas em IA para Integração ao Sistema PJe, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento colaborativo de soluções inovadoras e práticas baseadas em inteligência artificial, voltadas à modernização e eficiência do Poder Judiciário.  

Os objetivos do Hackathon são promover o desenvolvimento de soluções de IA integradas ao ecossistema do PJe, estimular a criatividade e a inovação nos tribunais de justiça, facilitar a troca de conhecimentos técnicos entre profissionais de tecnologia do Judiciário, consolidar e divulgar boas práticas e aplicações reais de IA e propor soluções escaláveis, dissemináveis e compatíveis com a arquitetura do PJe.  Conheça o regulamento oficial do Hackathon aqui.

O encontro reforça o compromisso do TJDFT com a inovação e as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Evento sustentável

O evento atende os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidades (ONU), como Fome Zero e Agricultura Sustentável (ODS 2), Redução das Desigualdades (ODS10), Vida na Água (ODS 14) e Vida Terrestre (ODS 15). Para tanto, a EjuDFT sugere que os participantes levem suas próprias garrafas de água para utilizarem nos pontos de hidratação como forma de redução do uso de plásticos descartáveis. Além disso, a EjuDFT realiza mapeamento do público PCD a fim de garantir a acessibilidade plena, bem como prioriza espécies nativas do Cerrado na ornamentação do evento, entre outras medidas. 

Confira a página oficial do evento.