Disponível entrevista do juiz Antônio Fernandes da Luz em nova edição do História Oral
Na entrevista, o juiz relata sua origem em Caruaru-PE, sua trajetória e de seus familiares, trabalhos exercidos pelos pais no interior e interesse pela área judiciária. De origem simples, Antônio Fernandes da Luz cursou Administração, na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), e Direito, no Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB). Após prestar concurso, atuar como servidor e promotor de Justiça, tomou posse como juiz de direito substituto em 1996.
O magistrado revela ainda sua motivação pela magistratura, ao visitar Brasília durante as férias, e enfatiza a importância dos estudos. O juiz impressiona ao mencionar sua jornada durante a carreira no Judiciário. Cita técnicas singulares usadas na conciliação em processos na vara de família, onde lidou com situações difíceis.
Após 42 anos no Tribunal, o magistrado conta sobre atividades que costuma realizar para aliviar a mente, como dança, corrida e natação. Além disso, destaca sua opinião sobre o cargo, segundo ele, uma carreira apaixonante, com momentos que se eternizam.
Clique no link para acessar a íntegra da entrevista
Programa História Oral
O Programa História Oral reúne acervo de entrevistas concedidas por magistrados(as), servidores(as), entre outros personagens, que participaram da trajetória do TJDFT.
Os depoimentos trazem um pouco da história do órgão desde a sua instalação, em 1960, até os dias de hoje, e visa manter viva a história do Judiciário da capital do país. Todas as entrevistas estão disponíveis na Página do Memorial TJDFT.
A desembargadora Maria Thereza Braga Haynes foi a idealizadora e responsável pela implantação do Programa História Oral no TJDFT em 2008. Mesmo após se aposentar em 1991, contribuiu ativamente para a preservação da memória institucional, com dedicação exemplar, a gravação de 25 entrevistas.
Em 2014, o programa foi retomado, dando continuidade ao registro da trajetória da Justiça no Distrito Federal e nos Territórios. Na atual gestão (2024–2026), a iniciativa foi reafirmada como uma das prioridades da 1ª Vice-Presidência, sob a liderança do desembargador Roberval Belinati, com a realização de novos depoimentos que resgatam e valorizam a história do Tribunal.
Acesse o álbum de fotos da gravação, disponível no Flickr do TJDFT.