Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Juíza Soníria Campos D'Assunção é promovida a desembargadora do TJDFT

por CS — publicado 08/07/2025

audiodescrição: Sala de sessões do Tribunal PlenoNa tarde desta terça-feira, 8/7, durante a 6ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, a juíza substituta de 2º grau Soníria Campos D'Assunção foi promovida, por unanimidade, pelo critério de merecimento, ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).  

A magistrada foi escolhida após formação de lista tríplice, em que também concorreram as juízas substitutas de 2º grau Ana Maria Ferreira da Silva e Maria Leonor Leiko Aguena, selecionadas pelo critério de antiguidade.  

“Na lista, o meu voto é na dra. Soníria Rocha Campos D'Assunção. Em primeiro lugar, por se tratar da juíza mais antiga integrante da lista e, ainda mais, em face da sua atuação como magistrada, uma das magistradas mais destacadas do nosso Tribunal, que tem desempenho extraordinário em suas funções judiciais. Portanto, atende a todos os critérios para o acesso ao Tribunal”, declarou o decano da Corte, desembargador Cruz Macedo. 

O desembargador Arquibaldo Portela comentou a promoção da colega de Turma e parabenizou a escolha dos pares. “Eu só queria externar minha felicidade e minha alegria pela promoção da nossa colega de equipe. Não só pela antiguidade, mas pela qualidade dos seus votos e pela fácil convivência com a magistrada. Uma pessoa incrível, muitos votos de bastante qualidade, um gabinete de fácil acesso, assim como a magistrada, uma juíza de excelência. O Tribunal vai ganhar muito com a magistrada Soníria se efetivando no cargo de desembargadora”. 

A desembargadora eleita vai ocupar a vaga que pertencia ao desembargador J.J. Costa Carvalho, falecido em maio deste ano. 

audiodescrição: Desembargadora Soníria Rocha CamposDesembargadora Soníria Campos D'Assunção

Natural de Brasília, Soníria Campos D'Assunção ingressou na magistratura do DF, em 1995. A magistrada desenvolveu, no DF, um programa para execução fiscal que venceu o Prêmio Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e também o Prêmio da Febrafite, realizado em parceria com a ESAF e o Ministério da Fazenda.

Atuou como juíza auxiliar, na Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ, onde coordenou o Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais. Já integrou a 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais. Sua última atuação foi como juíza substituta de 2º grau, integrante da 6ª Turma Cível e da 2ª Câmara Cível do TJDFT, e também é membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desde novembro de 2024.

Foto: Samuel Andrade