TJDFT finaliza formação de facilitadores em Justiça Restaurativa
A juíza Catarina de Macedo, coordenadora do Nujures, observa que, ao final de mais uma formação de facilitadores em Encontros Vítima-Ofensor, o Núcleo celebra a riqueza e a diversidade de saberes e experiências que cada participante trouxe para o processo formativo. “Essa pluralidade não apenas contribui para o aprimoramento contínuo das práticas restaurativas no âmbito do TJDFT, mas também fortalece a capacidade de disseminação e implementação dessas práticas em outras instituições e contextos sociais”, avalia.
A magistrada destaca ainda que “o apoio institucional da 2ª Vice-Presidência do Tribunal tem sido fundamental para a consolidação da Justiça Restaurativa como política permanente na Corte. Além disso, a existência de um quadro estável e comprometido de facilitadores garante a continuidade, a qualidade e a sustentabilidade das ações desenvolvidas, o que favorece a construção de uma cultura institucional orientada ao diálogo, à responsabilização e à reparação”.
Por fim, o Nujures agradece a cada novo facilitador por integrar essa rede de transformação e reforça o compromisso de continuar a promover espaços de escuta, acolhimento e construção conjunta de caminhos para a pacificação social.
A juíza auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Marília Garcia, também participou do curso de formação.