Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios
Navegação
95º Encoge: corregedor destaca importância da troca de experiências para melhoria da prestação jurisdicionalhttps://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2025/maio/corregedor-destaca-importancia-da-troca-de-experiencias-para-melhoria-da-prestacao-jurisdicional-no-95o-encogehttps://www.tjdft.jus.br/@@site-logo/logo.png
95º Encoge: corregedor destaca importância da troca de experiências para melhoria da prestação jurisdicional
por ACS —publicado29/05/2025
O corregedor da Justiça do Distrito Federal, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, participou dacerimônia de abertura do 95º Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge),realizada na noite dessa quarta-feira, 29/5, em Brasília. O evento tem como tema A união do Judiciário Brasileiro e segue até sexta-feira, 30/5, com uma série de palestras e debates.
Durante a solenidade,houve um minuto de silêncioem memória ao desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) J.J Costa Carvalho. O magistrado faleceu no dia 21 de maio e foi corregedor da Justiça do DF no biênio 2022-2024.
Ao abrir o evento, odesembargador Mário-Zam Belmiro destacou que o espaço é uma oportunidade para que corregedores (as) dos tribunais brasileiros possam dialogar sobre suas atividades,“proporcionando uma efetiva troca de experiências e a possibilidade de um aperfeiçoamento conjunto da prestação do serviço jurisdicional à população brasileira”. O corregedor da Justiça do DF lembrou que o Brasil possui dimensões continentais e realidade diversas.
"O objetivo, portanto, é fomentar a eficiência do trabalho exercido, por meio da aproximação e do aprofundamento em realidades distintas, conhecendo as práticas inovadoras e as soluções apresentadas para os desafios que se apresentam no cotidiano”, afirmou. Para o magistrado, o95º Encoge é uma “rica oportunidade de traçar esse intercâmbio imprescindível para o aprimoramento da nossa prática, e para que nossos procedimentos estejam alinhados e próximos da realidade daqueles que demandam os serviços judiciários por nós prestados”.
Aprimoramento do Judiciário
Em seguida, o presidente do Colégio de Corregedoras e Corregedores-Gerais de Justiça (CCOGE) e corregedor-geral da Justiça de Rondônia, desembargador Gilberto Barbosa, enfatizou oesforço coletivo realizado pelas corregedorias para o aprimoramento do Poder Judiciário.O magistrado lembrou que “vivemos tempos que exigem coragem institucional e lucidez histórica”.
“Nesse momento histórico, é imperativo reafirmar quenão há democracia sem um Judiciário forte, independente e, acima de tudo, unido. A Constituição de 1988 nos confiou o papel de guardiões dos direitos fundamentais e da legalidade democrática. E essa missão não se cumpre isoladamente, e sim em orquestra, com cada corregedoria afinada em seu papel e consciente de que só haverá harmonia se houver coesão”, afirmou o presidente do CCOGE.
O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, proferiu palestra magna da abertura.Ao falar sobre o papel das corregedorias para a união do Poder Judiciário brasileiro, o ministro destacou a alta produtividade da magistratura brasileira. “Nós permanecemos tendo o melhor quadro de juízas e juízes do mundo”, afirmou o corregedor.
Mauro Campbell disse ainda sobre as ações sociais e lembrou das políticas públicas hoje encampadas pelo Poder Judiciário em todo país. De acordo com o ministro, elas colocam ascorregedorias como agentes de transformação e de apoio à sociedade civil e promovem direitos fundamentais.“Os programas e políticas judiciárias lançadas pelo Conselho Nacional de Justiça visam contribuir ainda mais com assuntos concretos que ajudem a sanar os grandes problemas enfrentados pela população brasileira”, completou.
Houve, ainda, aentrega da Medalha Desembargador Décio Erpenaos novos corregedores e a autoridades públicas e privadas pelos serviços prestados ao Poder Judiciário.
Além do desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, participaram do eventoo juiz auxiliar da Corregedoria do TJDFT, Caio Brucoli, o secretário-geral da Corregedoria, Alexandre de Aquino; a chefe de Gabinete da Corregedoria, Lara Rodrigues; o assessor jurídico da Corregedor, Edvaldo Santos Guimarães Júnior, o coordenador de Correição e Inspeção Extrajudicial, Pacífico Marcos Nunes, e a servidora Lysa Lôbo. O desembargador do TJDFT Arnoldo Camanho, que atua como magistrado auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, também esteve presente.
A 95ª edição do Encoge é uma realização do CCOGE, por meio da Corregedoria da Justiça de Rondônia. O encontro tem o apoio da Corregedoria do Distrito Federal, do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Associação dos Notários e Registradores do Brasil, Colégio Notarial do Brasil, Escola Nacional de Notários e Registradores, operador Nacional de Registro de Imóveis do Brasil, Associação de Notários e Registradores do Brasil, Conselho Nacional de Notários e Registradores.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios utiliza cookies, que são arquivos que registram e
gravam temporariamente no computador do usuário, para fins estatísticos e de aprimoramento de nossos serviços,
as preferências e navegações realizadas nas páginas do Tribunal. Ao optar pelo uso de nossos serviços,
o usuário concorda com a utilização desses arquivos.