Disponível entrevista com a desembargadora Nilsoni de Freitas para o programa História Oral
Disponível no canal oficial do TJDFT no YouTube, entrevista concedida pela desembargadora Nilsoni de Freitas Custódio ao 1º Vice-Presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati, gravada em 17 de março, em mais uma edição do Programa História Oral.
Na entrevista, a magistrada compartilha momentos de sua infância e juventude, vividas no estado de Goiás, até sua aprovação como Promotora do Ministério Público de Goiás, e sua atuação nas comarcas de Alexânia e Cristalina.
Relatou ainda, sua atuação no primeiro júri da cidade de Padre Bernardo (GO), em um caso marcante para a população.
Aprovada na magistratura como juíza de direito substituta, em 1991, atuou em diversas varas cíveis e criminais pelo Distrito Federal, até a promoção, por merecimento, ao cargo de desembargadora em 2011, compondo atualmente a 3ª Turma Criminal.
Fala, também, sobre os difíceis momentos vividos durante a pandemia de COVID-19,quando autou como presidente do Comitê local de Saúde e sobre o trabalho como Supervisora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Distrito Federal (GMF-DF).
Para diminuir a criminalidade, a desembargadora do TJDFT acredita que são necessárias políticas públicas voltadas para educação, moradia e emprego, e pondera que a diminuição da desigualdade social é um fator preponderante.
Classificou a violência doméstica como uma "tragédia social", e ressaltou que muitas mulheres desconhecem seus direitos, tendo o TJDFT desempenhado um papel essencial nessa conscientização.
Para a desembargadora, valores e princípios são fundamentais para um magistrado fazer diferença na sociedade. "Sejam tementes a Deus, respeitem o próximo, julguem retamente e sejam muito justos. Busquem a Justiça sempre!", enfatizou.
Acesse o link e assista à entrevista na íntegra
Programa História Oral
O Programa História Oral reúne acervo de entrevistas concedidas por magistrados(as), servidores(as), entre outros personagens, que participaram da trajetória do TJDFT. Os depoimentos trazem um pouco da história do Tribunal desde a sua instalação, em 1960, até os dias de hoje. O objetivo é manter viva a história do Judiciário da capital do país. Todas as entrevistas estão disponíveis na página do Memorial TJDFT.
O programa, criado e inicialmente conduzido pela desembargadora Maria Thereza Braga Haynes, teve início em 2008. Em 2024, foi retomado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável pela manutenção do acervo histórico e pela Memória do Tribunal. A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) apoia o Tribunal na implementação do programa.
Acesse a página do Programa História Oral e saiba mais sobre a história da Justiça do DF. Você também pode assistir a playlist do programa no YouTube.
Acesse o álbum de fotos da gravação, disponível no Flickr do TJDFT.