Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

TJDFT promove Dia da Inclusão Digital no Fórum de Ceilândia

por DA — publicado 30/05/2025

O Fórum de Ceilândia do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) recebeu, nesta sexta-feira, 30/5, a primeira edição do Dia da Inclusão Digital, evento de capacitação para a população  do uso autônomo dos serviços digitais do Tribunal. A ação orientou cerca de 150 jurisdicionados que comparecerem ao fórum para o uso correto e simplificado de ferramentas digitais, com objetivo de dar maior independência aos(às) usuários(as) no acesso à Justiça.

Durante o evento, o público aprendeu a como ter acesso ao PJe, consultar o andamento processual, usar o Balcão Virtual, a participar de audiências virtuais, entre outras facilidades digitais já oferecidas pelo TJDFT. O serviço mais buscado foi aprender a acessar a consulta processual, seguido do cadastro de login. Esse é mais um passo de ampliação da Justiça e da cidadania para os nossos jurisdicionados, é mais uma porta aberta para a Justiça”, disse a juíza auxiliar da Corregedoria do TJDFT, Monize Marques, na abertura do evento.

Para o juiz diretor do Fórum de Ceilândia, Franco Vicente Piccoli, sediar a estreia do projeto é muito representativo. "Somos o fórum que tem a maior demanda de atendimento dos jurisdicionados no tocante à sensibilidade aos processos judiciais, a esse mundo digital que o Poder Judiciário abriu”, compartilhou o magistrado. A secretária da Secretaria de Atendimento ao Jurisdicionado (SEAJ), Elenara Oliveira de Souza, completa que essa é uma demanda que cresceu após a pandemia de Covid-19. "Ficou evidente a necessidade de integrar o cidadão ao meio digital, no entanto, vemos que ainda há medo e resistência nessa migração, além de dúvidas. Estamos encarando todas essas questões para que o cidadão tenha acesso ao tribunal da sua própria casa”, explicou.

A ação também contou com participação da Ouvidoria, com apresentação da unidade e de seus serviços; do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (NUPEMEC), na orientação sobre audiências virtuais; do Sindjus, que ofereceu as camisetas da ação e o lanche aos jurisdicionados; e da faculdade Católica. Novas edições da iniciativa irão acontecer nos Fóruns de Planaltina, no dia 1º/8, e de Santa Maria, 3/10. A intenção é expandir a iniciativa gradativamente até contemplar todos os fóruns do TJDFT. 

Prestigiaram a primeira edição do Dia da Inclusão Digital o secretário-geral da Corregedoria, Alexandre  Aquino; a secretária-geral substituta da Corregedoria, Juliana Seyffarth; a chefe de gabinete substituta da Corregedoria, Cláudia  Santos; o diretor de administração e finanças do SINDJUS, Abdias Trajano Neto;  a Secretária Substituta da Ouvidoria-Geral, Ellen Mendes; a Coordenadora de Relacionamento com o Usuário da Ouvidoria, Carolina Campos Afonso; além de servidores e estagiários do Tribunal que ajudaram no atendimento de jurisdicionados no evento.

Fotos: Ivori Gralha