TJDFT promove Dia da Inclusão Digital no Fórum de Ceilândia
Durante o evento, o público aprendeu a como ter acesso ao PJe, consultar o andamento processual, usar o Balcão Virtual, a participar de audiências virtuais, entre outras facilidades digitais já oferecidas pelo TJDFT. O serviço mais buscado foi aprender a acessar a consulta processual, seguido do cadastro de login. “Esse é mais um passo de ampliação da Justiça e da cidadania para os nossos jurisdicionados, é mais uma porta aberta para a Justiça”, disse a juíza auxiliar da Corregedoria do TJDFT, Monize Marques, na abertura do evento.
Para o juiz diretor do Fórum de Ceilândia, Franco Vicente Piccoli, sediar a estreia do projeto é muito representativo. "Somos o fórum que tem a maior demanda de atendimento dos jurisdicionados no tocante à sensibilidade aos processos judiciais, a esse mundo digital que o Poder Judiciário abriu”, compartilhou o magistrado. A secretária da Secretaria de Atendimento ao Jurisdicionado (SEAJ), Elenara Oliveira de Souza, completa que essa é uma demanda que cresceu após a pandemia de Covid-19. "Ficou evidente a necessidade de integrar o cidadão ao meio digital, no entanto, vemos que ainda há medo e resistência nessa migração, além de dúvidas. Estamos encarando todas essas questões para que o cidadão tenha acesso ao tribunal da sua própria casa”, explicou.
A ação também contou com participação da Ouvidoria, com apresentação da unidade e de seus serviços; do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (NUPEMEC), na orientação sobre audiências virtuais; do Sindjus, que ofereceu as camisetas da ação e o lanche aos jurisdicionados; e da faculdade Católica. Novas edições da iniciativa irão acontecer nos Fóruns de Planaltina, no dia 1º/8, e de Santa Maria, 3/10. A intenção é expandir a iniciativa gradativamente até contemplar todos os fóruns do TJDFT.
Fotos: Ivori Gralha