Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Programa Justiça Comunitária do TJDFT é destaque em podcast do Correio Braziliense

por ACS — publicado 30/05/2025

O Programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), foi tema do podcast do Correio Braziliense nessa quinta-feira, 29/5. As juízas do Tribunal Gláucia Foley, criadora da iniciativa, e Caroline Lima, falaram sobre o impacto social da proposta e o caminho trilhado ao longo de quase duas décadas e meia de atuação. As duas magistradas foram coordenadoras do projeto. Acesse a matéria que também foi publicada no jornal.  

Criado em um contexto de inovação no sistema de Justiça brasileiro, o programa surgiu como uma resposta ao modelo tradicional e adversarial do Judiciário. A inovação do programa é levar a mediação para fora dos fóruns e inseri-la nas comunidades. "Nosso conceito é de Justiça feita pela comunidade. Rompendo a lógica de que a Justiça acontece apenas em gabinetes ou em audiências. A mediação comunitária é realizada pelos próprios moradores, o que promove uma democratização do acesso aos direitos", destacou Gláucia Foley.

A juíza Caroline Lima contou que o projeto “começou em Ceilândia, se expandiu para Samambaia, São Sebastião e hoje estamos em Planaltina". Segundo a magistrada, "ele tem capacidade de se capilarizar e se expandir Brasil afora”.  

Além de resolver conflitos, o programa busca evitar que eles surjam. O foco é a educação para os direitos, o empoderamento dos cidadãos e a promoção da participação democrática.