Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

TJDFT realiza oficina para elaboração do Plano de Acessibilidade e Inclusão 2025-2026

por ACS — publicado 16/05/2025

Nesta quinta-feira, 16/5, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) promoveu oficina para a construção do Plano de Acessibilidade e Inclusão para o biênio 2025-2026. A atividade foi conduzida pelo Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade (NUICS), em parceria com o Laboratório de Inovação Aurora. 

A oficina contou com a presença do presidente da Comissão Multidisciplinar de Inclusão (CMI), Juiz Luis Carlos de Miranda, que fez a abertura do encontro e ressaltou a importância da escuta ativa e da construção coletiva de soluções inclusivas. Também participaram representantes de diversas unidades do Tribunal: Corregedoria da Justiça do DF, 1ª Vice-Presidência, 2ª Vice-Presidência, SEAP, SEMA, SETI, COOB, SESI, SEGP, SEPG, SESA, SEOVG, SEEF, SRI e Laboratório de Inovação Aurora. O encontro teve ainda a valiosa participação de servidores com deficiência do Tribunal. 

O objetivo da oficina foi identificar ações estratégicas para os próximos dois anos, alinhadas às dimensões de acessibilidade, previstas na  Resolução 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Como ponto de partida para as discussões, foram considerados os resultados do levantamento de necessidades realizado com os(as) servidores(as) com deficiência do TJDFT, bem como as contribuições do Grupo de Afinidades de Pessoas com Deficiência.

A iniciativa reafirma o compromisso institucional do TJDFT com a promoção da inclusão, da equidade e da acessibilidade para todas as pessoas, a fim de fortalecer a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor, diverso e acessível.