Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

TJDFT homenageia profissionais da Casa no dia do terceirizado

por DA — publicado 14/05/2025

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizou cerimônia em homenagem aos profissionais terceirizados da Casa, nesta quarta-feira, 14/5, em celebração ao Dia do Profissional Terceirizado no Distrito Federal. O evento contou com a presença dos(as) profissionais homenageados(as), autoridades e servidores(as), além de ter sido acompanhado em todos fóruns, pelo canal oficial do TJDFT, no Youtube.

A comemoração reforça as ações de reconhecimento e valorização do Tribunal que visam promover um sentimento de identificação funcional entre os colaboradores terceirizados, conforme previsto no planejamento estratégico do TJDFT. A iniciativa faz parte do Programa de Valorização dos Terceirizados, instituído pela Portaria GPR 1192/2024.

O presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior, destacou que o evento é uma forma de homenagear aqueles que são partes essenciais da engrenagem que sustenta o funcionamento do Tribunal, em diversas áreas. “Um dia de reconhecer e homenagear àqueles que com dedicação e compromisso ajudam nosso Tribunal a funcionar com excelência. Seus esforços muitas vezes passam despercebidos, mas hoje queremos dizer, em alto e bom som: nós vemos vocês, nós reconhecemos vocês, nós agradecemos a cada um de vocês”, disse o presidente.

Durante a cerimônia, o presidente do TJDFT lembrou outra importante iniciativa do TJDFT em prol dos funcionários terceirizados, o café da manhã oferecido diariamente. Por meio da Presidência, sob a coordenação da Secretaria de Segurança e Inteligência (SESI) e da Coordenadoria de Policiamento (COPOL), os cafés da manhã têm sido servidos desde o final de setembro, após a percepção de que muitos terceirizados chegavam para trabalhar sem se alimentar. A refeição composta de pão, margarina, café e leite passou a ser oferecida, com ajuda do patrocínio de magistrados(as) e dos servidores(as) da Casa.

O 1º vice-presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati, defendeu que os trabalhadores terceirizados fazem do Tribunal uma instituição mais eficiente, organizada e acolhedora. “O TJDFT não é feito apenas de gabinetes, processos ou sessões plenárias. É a soma de cada ser humano que aqui trabalha. Vocês – profissionais de limpeza, motoristas, copeiras e copeiros, garçons, ascensoristas, porteiros e tantos outros – são a força silenciosa que mantém viva a nossa missão de entregar Justiça à sociedade”, disse o magistrado.

A contribuição de cada profissional terceirizado para a excelência do Tribunal foi lembrada pelo corregedor da Justiça do DF, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, que teve no cargo de terceirizado seu primeiro emprego no DF. “Todos nós concorremos para que o Tribunal tenha esse nome tão elevado, seja Selo Diamante. Falo que trabalho no melhor tribunal do Brasil, graças a um esforço de todos”.

O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), Fernando Freitas, expressou que essa sensibilidade aos profissionais é um traço da atual administração do Tribunal. “ A atual gestão do TJDFT ficará marcada pela valorização aos profissionais que compõem o sistema de Justiça do DF, incluindo os terceirizados”, disse. A associação anunciou, na ocasião, a oferta de 20 bolsas de estudos de pós-graduação em Direito Administrativo, do Trabalho ou Eleitoral aos terceirizados ou familiares. Também ofereceu o lanche servido aos homenageados no evento.

O juiz diretor do Fórum de Brasília, Pedro Yung-Tay Neto, prestou sua homenagem ao Dia do Profissional Terceirizado por meio do reconhecimento de colegas que atuam no fórum. “Queria que todos os presentes se sentissem abraçados nas pessoas desses nossos amigos. É com grande alegria e profundo respeito que participamos desse evento de valorização. Nada funciona plenamente sem o esforço e a dedicação de todos e cada um de vocês”, compartilhou o magistrado.

A secretária de Gestão de Pessoas do TJDFT, Carmen Lemes, lembrou que, mais do que um evento ou uma pauta, o reconhecimento aos terceirizados é uma forma de valorizar o esforço diário dos profissionais. “Nos foi confiado algo maior: dar visibilidade àqueles que muitas vezes passam despercebidos, devolver, em forma de reconhecimento, tudo aquilo que nos é oferecido com tanto esforço, compromisso e dignidade”, defendeu.

Homenageados

Terceirizados homenageados presentes no evento expressaram sua gratidão à iniciativa do Tribunal. “Nunca esperava a homenagem. Me sinto muito feliz e agradeço a toda a equipe do presidente”, disse Maria do Rosário Gonçalves, recepcionista do TJDFT e terceirizada desde agosto de 1975. “É muito gratificante. Queria agradecer o presidente por dar essa oportunidade para nós”, falou Isaías Araújo dos Santos, terceirizado da limpeza.

Servidores terceirizados também puderam compartilhar um pouco de seu trabalho no Tribunal em vídeo apresentado na cerimônia. Profissionais como Valternei Sampaio Cruz, há uma década condutor terceirizado do TJDFT, agradeceram pelas iniciativas de valorização do Tribunal. “Estou aqui para agradecer o nosso presidente por ter nos reconhecido pessoal e profissionalmente. Agradecer por tudo que o senhor tem feito por nossa categoria”, compartilhou. 

Ao final do evento,  a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) ofereceu um lanche aos participantes. 

Assista aqui a cerimônia de valorização aos terceirizados do TJDFT.

Veja o vídeo com os melhores momentos dos eventos de valorização ocorridos em 2024 e depoimentos dos profissionais.

Confira a íntegra do discurso do primeiro vice-presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati.

Fotos: Matheus de Paula