Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Corregedoria do TJDFT visita Fórum de Águas Claras para ouvir demandas

por DA — publicado 20/03/2025

O Corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, realizou visita ao Fórum de Águas Claras nesta quinta-feira, 20/3. A ida ao fórum integra uma série de visitas do Corregedor a unidades do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) com intuito de conhecer o trabalho desenvolvido e entender as necessidades, alinhadas à meta de sua gestão de aproximar a Corregedoria da 1º instância judicial. 

Na ocasião,  o Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa lembrou que a atuação da Corregedoria não se restringe à função fiscalizadora, tendo também o papel de orientar a atuação da 1ª instância. “Nossa intenção é visitar, ouvir os fóruns e levar as pretensões de cada um para atendermos, na medida do que for possível”, disse o Corregedor. 

O Corregedor foi acompanhado por servidores da Corregedoria e de outras unidades da Casa. Foi recebido pelo Juiz Diretor do Fórum de Águas Claras, Reginaldo Garcia Machado, magistrados e servidores da circunscrição judiciária. “Ficamos muito contentes  com a visita de vossa excelência”, compartilhou o Diretor.

Os presentes tiveram a oportunidade de apresentar preocupações do Fórum, a exemplo do  aumento da população atendida pela circunscrição judiciária. O Juiz Auxiliar da Corregedoria, João Marcos Guimarães Silva, conduziu a escuta dos presentes para entender como a Corregedoria pode ajudar nas demandas no fórum. Em sua fala, destacou a importância da 1ª instância para que o TJDFT fosse reconhecido seis vezes consecutivas com o selo diamante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

O Fórum de Águas Claras foi criado em 2016 e é composto por doze juízes(as): Edmar Fernando Gelinski, Frederico Ernesto Cardoso Maciel, Andreza Alves de Souza, André Silva Ribeiro, Gilmar Rodrigues da Silva, Marcia Alves Martins Lobo, Paloma Fernandes Rodrigues Barbosa, Indiara Arruda de Almeira Serra, Daniel Mesquita Guerra, Bianca Fernandes Pieratti, Maria Luisa Silva Ribeiro, mais o Juiz Diretor do Fórum.

A visita contou com a participação do Secretário-Geral da Corregedoria, Alexandre Aquino; da Secretária-Geral Substituta da Corregedoria, Juliana Seyffarth; das Coordenadoras Titular e Substituta da Coordenadoria de Correição e Inspeção Judicial (COCIJI), Ludmilla Silva Miranda Cavallini e Juliana Ferreira Franco; da Coordenadora de Apoio Judicial, Marise Oliveira; do Coordenador de Sistemas e Estatísticas da Primeira Instância, Túlio Vieira; e da Assessora do Gabinete da Corregedoria, Lysa Lôbo Junqueira.