Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Ouvidoria do TJDFT completa 25 anos com lançamento de novo canal e homenagens

por DA — publicado 27/03/2025

A Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) celebrou 25 anos de serviço à sociedade e à Justiça do DF, em cerimônia nesta quinta-feira, 27/3, no Auditório Sepúlveda Pertence. O evento contou com homenagem a pessoas que fazem parte da história da Ouvidoria e lançamento de novo canal com o público.

Instituída em 2000, pela Resolução n.º 3/2000, a Ouvidoria foi criada com o propósito de ser um elo entre o cidadão e a Justiça e, assim, conferir maior celeridade, transparência e efetividade à prestação jurisdicional.

“A Ouvidoria do TJDFT tem demonstrado, ao longo de sua trajetória, que cada manifestação é uma oportunidade de escuta qualificada, de evolução institucional e de construção coletiva de uma Justiça mais eficiente, acessível e democrática”, disse o 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Roberval Belinati, que representou o Presidente do Tribunal, Desembargador Waldir Leôncio Júnior, na cerimônia.

Nos 25 anos de atuação, a Ouvidoria processou mais de 149 mil manifestações, prestou mais de 2,7 milhões de informações, por meio do canal telefônico, e registrou mais de 43 mil interações via WhatsApp. “Tais números refletem não apenas o alcance do serviço, mas, sobretudo, a confiança da sociedade no canal de diálogo com o Judiciário”, destacou o 1º Vice-Presidente do TJDFT.

Para o primeiro Ouvidor do TJDFT, o Desembargador Hermenegildo Fernandes Gonçalves, a celebração dos 25 anos é a concretização de um sonho e de um compromisso firmados em março de 2000. “O sonho era o de fortalecer a cidadania do nosso jurisdicionado e cidadão; o compromisso, dar voz a quem tinha direito, mas era ignorado. Havia, àquela época, um distanciamento entre a Justiça e o cidadão”, lembra o Ouvidor pioneiro da Casa, que por 22 anos esteve à frente da Ouvidoria do Tribunal.

Na foto acima, o 1º Vice-Presidente do TJDFT,  Desembargador  Roberval Belinati, e o Desembargador Hermenegildo Fernandes Gonçalves.

Novo Chat do TJDFT

Audiodescrição: Print da página principal do site do TJDFT com o ícone do novo Chat do TJDFT lançado no evento.Além de lembrar o legado da Ouvidoria, a cerimônia foi momento para falar do futuro da unidade. “A Ouvidoria será ainda mais comprometida com a escuta ativa, mais digital, conectada e ágil, garantindo respostas práticas e precisas. Também será ainda mais inclusiva, para que todas as vozes possam ser ouvidas”, disse o Ouvidor-Geral Substituto do Tribunal, Desembargador José Firmo Reis Soub.

Para reafirmar o compromisso da Ouvidoria na melhoria contínua do relacionamento do TJDFT com o usuário, foi lançado, no evento, o Chat do TJDFT. O serviço de atendimento on-line funcionará em dias úteis, das 8h às 19h. Fora deste horário, a assistente virtual Ana estará disponível para responder às perguntas mais frequentes. O chat combina as funcionalidades da Central de Teleinformação do TJ e do Chat do PJe em uma única plataforma, o que facilita o acesso e permite interações em tempo real com atendentes especializados.

O evento reconheceu ainda avanços da Ouvidora para o fortalecimento da escuta ativa e responsiva e para a modernização da comunicação com os cidadãos(ãs). Entre eles estão a ampliação do atendimento, em parceria com a Corregedoria, e a instituição do “Prêmio Ouvidoria de Atendimento ao Cidadão do TJDFT”, que reconhece a excelência no atendimento à sociedade e ao incentivo à melhoria constante dos serviços prestados.

Reconhecimento

O Ouvidor-Geral do TJDFT, no período de 2022 a 2024, Desembargador Josaphá Francisco dos Santos, lembrou a importância de todos que já integraram a Ouvidoria para a excelência do trabalho executado.

“Se as coisas aconteceram e acontecem, é por conta do amor e da dedicação que vocês empregam à função. Meu muito obrigada a todos vocês”, expressou. O Desembargador também destacou o apoio da Corregedoria do Tribunal para o fortalecimento da unidade.  

Na foto acima, o 1º Vice-Presidente do TJDFT,  Desembargador  Roberval Belinati, e o Desembargador Josaphá Francisco dos Santos.

Homenagens

Durante o evento, o Ouvidor-Geral Substituto do Tribunal ofereceu um buquê à Ouvidora-Geral do TJDFT, Desembargadora Maria de Lourdes Abreu, que participou da cerimônia virtualmente. A homenagem foi entregue à Secretária da Ouvidoria, Marília Barbosa de Barcelos.

Prêmios de honra ao mérito também foram entregues a autoridades e servidores(as) que contribuíram para a trajetória da Ouvidoria. 

Foram homenageados os Desembargadores Hermenegildo Gonçalves, Ouvidor-Geral do TJDFT de 2000 a 2022; Josaphá Francisco dos Santos, Ouvidor-Geral do TJDFT de 2022 a 2024; José Firmo Reis Soub, Ouvidor-Geral Substituto;  Roberval Belinati, 1º Vice-Presidente; Desembargador Ângelo Passareli, 2º Vice-Presidente; e Mário-Zam Belmiro Rosa, Corregedor da Justiça do DF. Confira os servidores e terceirizados que foram homenageados com o prêmio

Além das autoridades que tiveram fala no evento, também compuseram a mesa de honra: o 2º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Ângelo Passareli, e o Corregedor da Justiça do DF, Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa.  A celebração ainda foi prestigiada por autoridades locais e federais, além de ouvidores de outros órgãos da Administração Pública.

Na foto acima, o Ouvidor-Geral Substituto do Tribunal, Desembargador José Firmo Reis Soub, e Secretária da Ouvidoria, Marília Barbosa de Barcelos.

Assista ao vídeo comemorativo aos 25 anos da Ouvidoria e acesse as fotos do evento.

Confira a íntegra do discurso do 1º Primeiro Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Roberval Belinati.

Fotos: Samuel Andrade