Memorial do TJDFT inaugura hoje exposição "Momentos" e lança duas obras literárias

Lançamento de livros
-
História do Negro no Brasil – da poetisa, escritora e professora Marly Rocha Melo. Voltado ao público infantojuvenil, o livro apresenta, em formato de cordel, a trajetória dos negros no Brasil — da chegada forçada da África até os dias atuais . Com ilustrações vibrantes de Victor Tavares, aborda o tema com sensibilidade e leveza. Marly transforma versos em ferramenta de ensino e reflexão.
-
Habeas Vitae – do servidor e escritor Elvan Loureiro de Barros Correia. Lançado em 2024, o texto parte de uma análise histórica e filosófica do direito à vida, desde as civilizações antigas até os tratados internacionais contemporâneos, passando por pensadores como Hobbes, Locke e Rousseau. Propõe um novo instrumento jurídico para proteger o direito à vida em situações de risco iminente. Com base em experiências como a pandemia de COVID-19, o autor une teoria e prática ao sugerir uma emenda constitucional, modelo de petição e a criação de um sistema nacional integrado. Um chamado à ação com forte apelo humanitário e jurídico.
“Momentos”, Exposição de pinturas de Guiomar Monteiro
Aos 75 anos, a artista Guiomar Monteiro, pintora autodidata, abre pela primeira vez as portas do seu universo criativo, desenvolvido desde a infância, revelando uma coleção de obras que são verdadeiros retratos de sua alma. Cada pincelada carrega memórias da infância, da família, dos lugares que marcaram sua trajetória e das pessoas que cruzaram seu caminho. Tudo envolto pelas cores do Brasil e o ritmo do samba. A exposição é uma viagem sensível e nostálgica, onde o passado e o presente se entrelaçam em cenas que tocam o coração. Mais do que imagens, são histórias vivas, eternizadas na tela com afeto e autenticidade.
Com o desejo de que sua arte inspire e se perpetue no tempo, a artista convida o público a mergulhar em um mundo onde beleza, emoção e memória se encontram. As obras permanecerão em exposição até 9/12.
“O Memorial TJDFT é um espaço de preservação da nossa história institucional e de valorização da cultura. Ao reunir documentos, processos históricos, fotografias e obras de arte, ele se torna fonte de inspiração para magistrados, servidores e para toda a sociedade. Convido toda a comunidade a visitar e prestigiar o Memorial TJDFT, que é um verdadeiro patrimônio da Justiça do Distrito Federal.” — desembargador Roberval Casemiro Belinati, 1º Vice-Presidente do TJDFT.
Visite o Memorial
Inaugurado em 2010, durante as comemorações do cinquentenário do TJDFT, o Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte tem por missão divulgar a memória do Tribunal, além de pesquisar, preservar e difundir a história da Justiça da capital brasileira. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário local.
O Memorial TJDFT está localizado no térreo do Bloco A do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas ou monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.