TJDFT abre mutirão de cadastramento gratuito de doadores de órgãos

O mutirão acontece até as 18h, no Memorial do TJDFT e no Espaço Aurora (Laboratório de Inovação do TJDFT), situado no térreo do Bloco B, para a emissão presencial do documento oficial e gratuito que registra o interesse de qualquer pessoa maior de 18 anos em ser doadora de órgãos. Apenas nome completo e CPF são necessários. Acesse o formulário e torne-se doador(a).
A abertura foi realizada pelo corregedor da Justiça do DF, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, que demonstrou muita honra em participar da iniciativa. “Graças aos avanços da tecnologia, podemos agilizar a autorização para que a doação de órgãos seja mais eficiente e rápida. Os benefícios desse movimento, certamente, chegarão a uma maior parcela da população, rápida e satisfatoriamente”, disse.
Em seguida, o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Distrito Federal (CNB/DF), Geraldo Felipe de Souto Silva, ressaltou a grandeza do ato de quem se torna doador de órgãos. “Esse dia é um dia muito especial pra nós, porque, quando se fala em doação de órgãos, nós estamos falando de uma inversão de dor, sofrimento e desesperança, em esperança. Esperança na vida por um ato de amor ao próximo gratuito muito simples, mas que eleva” disse.

O deputado distrital Eduardo Pedrosa, presidente da Frente Parlamentar de Pessoas Pré e Pós Transplantadas da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), falou da importância do engajamento de todos no mutirão. “Doem órgãos, participem desse processo, que é muito rápido e prático. Participem dessa luta nossa para salvar vidas”, exclamou.

Ao final, a secretária da Gestão da Informação e do Conhecimento (SGIC), Gabriela De Angelis, ressaltou a importância da realização do evento no Memorial do TJDFT. “Aqui, muito se falou de vida. A doação de órgãos gera vida. No percurso de nossas trajetórias, nós semeamos memórias. Então, estar vivo é gerar memória. A minha inspiração insiste em fazer essa conexão com o evento de hoje, com o fato de que os senhores estão em um espaço também de vida, porque estar vivo vai gerar história e memória”, afirmou.

Além das autoridades citadas, prestigiaram o evento a desembargadora do TJDFT Diva Lucy, os juízes auxiliares da Corregedoria da Justiça do DF Caio Brucoli e João Marcos Guimarães Silva, diversos tabeliães do Distrito Federal, e servidores do tribunal.
Leia a íntegra do discurso do desembargador Roberval Belinati.
Serviço
Mutirão de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos
Onde: Memorial do TJDFT (Fórum de Brasília, bloco A, térreo) e Espaço Aurora (Fórum de Brasília, bloco B, térreo)
Quando: Segunda-feira, 29/9, das 12h às 18h
Informações necessárias para cadastramento: nome completo e CPF
Após o mutirão, os(as) interessados poderão se cadastrar como doadores(as) por meio do site https://www.aedo.org.br/.
Confira as fotos do evento.
Fotos: Dimmy Falcão