Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

TJDFT, DPDF e MPDFT se reúnem para aprimorar fluxo pré-processual de família e oficinas de parentalidade

por MLO — publicado 17/09/2025

Foi realizada nessa terça-feira, 16/9, no Espaço Conciliar do TJDFT, reunião interinstitucional conduzida pela juíza do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Virtual 5 (Cejusc Virtual 5), Marina Corrêa Xavier. O encontro reuniu representantes da Defensoria Pública do DF (DPDF) e do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) com o objetivo de discutir melhorias no fluxo pré-processual de família e nas oficinas de parentalidade.

Participaram do encontro os defensores públicos Lídia Nunes e Ian Cordeiro e as promotoras de Justiça Ana Luiza Osório e Ana Paula Tomás.

 Como resultado, foi criado um grupo de trabalho com representantes das três instituições para revisar e adaptar a Oficina de Parentalidade à realidade do Distrito Federal. Além disso, o fluxo pré-processual foi aprimorado, com foco em dar maior agilidade ao atendimento dos casos de família.

A iniciativa reforça o compromisso institucional com a promoção de soluções consensuais e o cuidado com as famílias em situação de vulnerabilidade.