Carteiras do Pró-Saúde

última modificação: 2021-12-03T15:46:22-03:00

Carteiras do Pró-Saúde

Utilização no Distrito Federal

Após a implementação de seus novos sistemas, o Pró-Saúde deixou de emitir carteirinhas físicas para seus beneficiários, inclusive nos casos de perda ou roubo. Sendo assim, os beneficiários, em seus atendimentos, deverão utilizar as carteiras digitais, que se encontram disponíveis no Portal Web do Pró-Saúde. As carteiras digitais podem ser imprimidas ou apresentadas aos prestadores (hospitais, clínicas ou laboratórios) por meio de dispositivos eletrônicos, como tablets e smartphones.

Informamos, ainda, que os beneficiários que dispuserem de carteirinhas físicas poderão continuar utilizando-as normalmente. Inclusive, houve a prorrogação da validade de suas carteiras físicas por tempo indeterminado. Ou seja, os prazos de vigência eventualmente indicados nas carteirinhas físicas devem ser desconsiderados.

Para maiores informações sobre cadastros e carteirinhas, contactar o NUCAB (nucab@tjdft.jus.br)

  • CARTEIRA PRÓ-SAÚDE -  para os atendimentos no Distrito Federal e no Hospital Sírio de São Paulo (com autorização prévia do Pró-Saúde, pois trata-se de tratamento de Alto Custo) 
  • CARTEIRA ESPECIAL PRÓ-SAÚDE (EX-BENEFICIÁRIOS) -  para os atendimentos no Distrito Federal e no Hospital Sírio de São Paulo (com autorização prévia do Pró-Saúde, pois trata-se de tratamento de Alto Custo) 

Atenção! Após a sua inclusão, o beneficiário poderá ser atendido apenas com documento de identificação, excepcionalmente, cabendo ao prestador consultar a condição de “beneficiário” do servidor ou magistrado em sistema próprio.

Utilização Nacional (atendimentos fora do Distrito Federal)

O Pró-Saúde mantem contrato com três operadoras nacionais (GAMA SAÚDE, UNIMED CNU E UNIMED NORTE/NORDESTE) a fim de abranger melhor todo o território brasileiro, oferecendo aos beneficiários uma ampla rede credenciada.

Ressaltamos, no entanto, que os atendimentos pela Gama Saúde estão temporariamente suspensos por questões contratuais e a Unimed Norte-Nordeste está em recuperação judicial, contando, atualmente, com rede credenciada bastante reduzida. Sendo assim, os beneficiários deverão recorrer à rede credenciada da Unimed CNU, utilizando a respectiva carteirinha (UNIMED CNU).

Ressalta-se que o pagamento mensal às operadoras refere-se apenas aos custos resultantes dos atendimentos aos beneficiários. O Pró-Saúde não arca com contribuições mensais referentes à manutenção dos beneficiários inscritos.

Lembramos que o contrato de credenciamento celebrado com as operadoras nacionais é para atendimento exclusivamente fora do Distrito Federal. Não há cobertura contratual para utilização desses serviços no Distrito Federal. Caso haja o uso indevido no DF, as despesas médicas serão integralmente descontadas em folha de pagamento dos beneficiários responsáveis. 

Nos atendimentos realizados fora do Distrito Federal, deverão ser utilizadas as carteirinhas das operadoras nacionais (GAMA SAÚDE, UNIMED CNU ou UNIMED NORTE/NORDESTE). Clique nos links para obter maiores informações.

  • CARTEIRA UNIMED CNU - para os atendimentos fora do Distrito Federal 
  • CARTEIRA GAMA SAÚDE  - para os atendimentos fora do Distrito Federal (atendimento temporariamente suspenso)
  • CARTEIRA UNIMED NNE - para os atendimentos fora do Distrito Federal  (a operadora encontra-se em recuperação judicial, contando com rede de atendimento reduzida)

Carteirinha do dependente recém-nascido

Após o nascimento, o novo dependente deve ser cadastrado no assentamento funcional do titular. Quando efetivada a inclusão, o nome do filho constará da Declaração de Família.

Depois disso, poderá ser promovida sua inclusão no Pró-Saúde, através do Portal Web, em até 30 dias, contados do nascimento.

O nome do dependente deverá constar do Portal Web em até 48h do pedido de inclusão e sua carteirinha poderá ser consultada e impressa pelo mesmo Portal.

Os filhos farão jus à assistência médica até o trigésimo dia de nascimento, sem necessidade de inscrição. Nesse caso, deve ser utilizada a carteira do beneficiário titular. 

DÚVIDAS FREQUENTES:

Quando meu filho nascer, ele fará jus a assistência médica, sem ter realizado a inscrição?

Sim. Os filhos farão jus à assistência médica até o trigésimo dia de nascimento, sem necessidade de inscrição. Será utilizada a carteira do beneficiário titular. Após esse prazo, o titular deverá solicitar sua imediata formalização. 

Posso ser atendido sem a carteira do Programa?

Sim. Para mais informações clique aqui

 

Após a inscrição no Pró-Saúde, quando receberei a carteira da Unimed NNe?

Quando for o caso de nova inscrição, o NUCAB encaminhará os nomes dos novos beneficiários e a Unimed Norte/Nordeste encaminhará as carteiras ao Pró-saúde em até 50 (cinquenta) dias. Porém, em média, em até 10 (dez) dias, o beneficiário poderá emitir declaração provisória no site da Unimed Norte/Nordeste (www.unimednne.org.br, clicando em "Você" e, após, em "Declaração Provisória para atendimento" e em "Acesse Aqui", registrando o nome ou CPF e a Data de Nascimento) para o atendimento imediato.

Atenção! Havendo dúvidas sobre as carteirinhas das Unimeds, entrar em contato com o NUCAB (nucab@tjdft.jus.br) 

Posso ser atendido sem portar a carteira da Unimed NNe?

Sim. O beneficiário poderá emitir declaração provisória no site da Unimed Norte/Nordeste (www.unimednne.org.br, clicando em "Você" e, após, em "Declaração Provisória para atendimento" e em "Acesse Aqui", registrando o nome ou CPF e a Data de Nascimento) para o atendimento imediato.