Portaria Conjunta 69 de 21/06/2019

Dispõe sobre a implantação do Cartório Judicial Único - Varas de Execução de Títulos Extrajudiciais de Brasília.

Brasão da República
Poder Judiciário da União
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios


PORTARIA CONJUNTA 69 DE 21 DE JUNHO DE 2019


Dispõe sobre a implantação do Cartório Judicial Único - Varas de Execução de Títulos Extrajudiciais de Brasília.


Alterada pela Portaria Conjunta 56 de 25/05/2020

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS E O CORREGEDOR DA JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e em vista do disposto no Processo Administrativo 10.852/2019,

RESOLVEM:

Art. 1º Implantar o Cartório Judicial Único - Varas de Execução de Títulos Extrajudiciais de Brasília, para execução de serviços cartorários relativos aos processos judiciais de competência da 1ª, 2ª e 3ª Varas de Execução de Títulos Extrajudiciais de Brasília.

Parágrafo único. A execução de serviços cartorários relativos aos processos judiciais de competência da 1ª, 2ª e 3ª Varas de Execução de Títulos Extrajudiciais de Brasília, pelo Cartório Judicial Único - CJU, terá caráter exclusivo, vedado o funcionamento de secretarias individualizadas.

Art. 2º A Corregedoria da Justiça indicará, por ato próprio, Juiz de Direito Titular de uma das serventias judiciais integrantes do CJU - Varas de Execução de Títulos Extrajudiciais de Brasília, para o exercício da função de Juiz Coordenador, sem prejuízo de suas atribuições judiciais.

Parágrafo único. A indicação do Juiz Coordenador obedecerá ao critério de antiguidade nos respectivos juízos, em rodízio anual, passível de recondução por igual período.  (Revogado pela Portaria Conjunta 56 de 25/05/2020)

Art. 3º Compete ao Juiz Coordenador:

I - orientar os serviços do CJU, zelando pela prática unificada dos atos processuais, em observância a forma, normativos e prazos legais;

II - indicar servidores para o cargo em comissão e funções comissionadas do CJU, adotando-se os procedimentos e as exigências previstas nos incisos IV e V do art. 1º do Provimento-Geral da Corregedoria aplicado aos Juízes e Ofícios Judiciais.

Art. 4º A lotação do CJU - Varas de Execução de Títulos Extrajudiciais de Brasília será, inicialmente, de 27 (vinte e sete) e de 37 (trinta e sete) servidores, respectivamente, paradigma e de referência, sujeita à readequação após o prazo de 3 (três) meses.

§ 1º Serão movimentados servidores da atual estrutura dos juízos da 1ª, 2ª e 3ª Varas de Execução de Títulos Extrajudiciais de Brasília para o CJU, em quantitativo que exceda à lotação paradigma prevista no art. 8º deste ato normativo.

§ 2º À unidade cartorária, serão destinadas 10 (dez) vagas de estagiários.

Art. 5º Serão destinadas ao CJU - Varas de Execução de Títulos Extrajudiciais de Brasília as seguintes funções comissionadas e cargo em comissão:

I - 01 (uma) CJ-01, a ser disponibilizada pela Corregedoria da Justiça;

II - 01 (uma) FC-05;

III - 01 (uma) FC-03;

IV - 02 (duas) FC-01.

§ 1º As funções comissionadas relacionadas neste artigo serão criadas a partir de valores agregados de 1 (uma) FC 03 de cada uma das respectivas unidades judiciárias, com aproveitamento do saldo remanescente das unidades de CJU instaladas e acréscimo do valor correspondente a uma FC-03 de Vara aguardando instalação, em decorrência da composição das Varas de que trata a Resolução 6 de 2 de maio de 2019.

§ 2º A nomenclatura das funções e cargos comissionados seguirá os parâmetros de registros e controle do sistema de administração de funções e cargos comissionados da SERH/Presidência.

Art. 6º O fluxo de trabalho da unidade cartorária seguirá padrão definido pela Corregedoria da Justiça, em ato próprio a ser editado em até 90 (noventa) dias a contar da instalação do CJU.

Parágrafo único. As correições e inspeções previstas no Provimento-Geral da Corregedoria aplicado aos Juízes e Ofícios Judiciais serão realizadas mediante acompanhamento da Coordenadoria de Correição e Inspeção Judicial - COCIJU.

Art. 7º O CJU - Varas de Execução de Títulos Extrajudiciais de Brasília, quanto aos grupos de competências técnicas definidos na Portaria GPR 20 de 7 de janeiro de 2017, receberá a classificação de Unidade Judiciária - 1º grau.

Art. 8º As lotações paradigma e de referência da 1ª, 2ª e 3ª Varas de Execução de Títulos Extrajudiciais de Brasília será de 8 (oito) e 10 (servidores) servidores, respectivamente.

Art. 9º A estrutura de funções e cargos comissionados da 1ª, 2ª e 3ª Varas de Execução de Títulos Extrajudiciais de Brasília será composta de:

I - 01 (uma) CJ-03;

II - 02 (duas) FC-05;

III - 01 (uma) FC-02;

IV - 02 (duas) FC-01.

§ 1º A indicação de servidores para o cargo em comissão e funções comissionadas obedecerá aos procedimentos e às exigências previstas nos incisos IV e V do art. 1º do Provimento-Geral da Corregedoria aplicado aos Juízes e Ofícios Judiciais.

§ 2º A nomenclatura das funções e cargos comissionados seguirá os parâmetros de registros e controle do sistema de administração de funções e cargos comissionados da SERH/Presidência.

§ 3º À cada unidade judiciária será destinada 2 (duas) vagas de estagiário.

Art. 10. Esta Portaria entra em vigor em 1º de julho de 2019.


Desembargador ROMÃO C. OLIVEIRA
Presidente

Desembargador HUMBERTO ADJUTO ULHÔA
Corregedor

ESTE TEXTO NÃO SUBSTITUI O DISPONIBILIZADO NO DJ-E DE 24/06/2019, EDIÇÃO N. 118, FLS. 29/30. DATA DE PUBLICAÇÃO: 25/06/2019