Resolução 4 de 18/01/2016

Aprova o Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – PLS-TJDFT.

Brasão da República

Poder Judiciário da União
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios
Gabinete da Presidência


RESOLUÇÃO 4 DE 18 DE JANEIRO DE 2016

Aprova o Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – PLS-TJDFT.

 

O TRIBUNAL PLENO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS, no exercício de sua competência legal e em virtude do contido no Processo Administrativo 19.884/2015,

RESOLVE:

Art. 1º Aprovar o Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – PLS-TJDFT, o qual é composto por:

I – responsabilidades, prazos e metodologia de implementação e de revisão do Plano;

II – atualização do inventário de bens e materiais do TJDFT adquiridos, utilizando-se de critérios de sustentabilidade;

III – práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços;

IV – indicadores, metas e planos de ação;

V – definição de relatório de monitoramento para avaliar os resultados do Plano;

VI – ações de divulgação, conscientização e capacitação.

Art. 2º Ao final de cada ano, será elaborado relatório de desempenho do PLS-TJDFT com a consolidação dos resultados alcançados, a evolução do desempenho dos indicadores e a identificação das ações a serem desenvolvidas ou modificadas para o ano subsequente.

Art. 3ºAlterações no PLS-TJDFT podem ser promovidas por portaria conjunta do Presidente, do Primeiro Vice-Presidente, do Segundo Vice-Presidente e do Corregedor, ad referendum do Tribunal Pleno.

Parágrafo único. As propostas de alterações serão encaminhadas pela Comissão Gestora do PLS-TJDFT.

Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

 Desembargador GETÚLIO DE MORAES OLIVEIRA
Presidente

Republicada

Este texto não substitui o disponibilizado no DJ-e de 22/01/2016, Edição N. 15, Fls. 05-43. Data de Publicação: 25/01/2016

 

ANEXO I

 

APRESENTAÇÃO

 

O Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – PLS-TJDFT é um instrumento vinculado ao Plano Estratégico do TJDFT – PE 2015-2020, com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução, mecanismos de diagnóstico e monitoramento, bem como avaliação de resultados, que permitem estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade que objetivem mais eficiência dos gastos públicos e da gestão dos processos de trabalho, considerando a visão sistêmica do TJDFT.

O PLS-TJDFT foi elaborado em atendimento à Resolução 201, de 3 de março de 2015, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, a qual dispõe sobre a criação e as competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário, bem como sobre a implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável – PLS.

No Poder Público, os Planos de Gestão de Logística Sustentável foram originalmente instituídos pelo Decreto 7.746, de 5 de junho de 2012, como ferramentas de planejamento para permitir aos órgãos e entidades estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública.

A Portaria Conjunta 53 de 2015, entre outras providências, criou a Comissão Gestora do PLS-TJDFT e quatro Grupos Executivos, responsáveis por propor e executar os planos de ação visando à implantação do PLS no âmbito do TJDFT. Os membros da Comissão Gestora foram designados pela Portaria GPR 1.006 de 2015.

O conceito de sustentabilidade está relacionado à contiguidade de fatores econômicos, sociais, culturais e ambientais. Seguindo essa lógica, o desenvolvimento sustentável, por sua vez, edifica-se em três eixos: o da responsabilidade ambiental, o da responsabilidade social com valorização do capital humano e o do consumo responsável. Nesse viés, a visão de futuro passa a ser compartilhada entre os gestores das unidades, os quais assumem as responsabilidades sobre os resultados apresentados pelo TJDFT à sociedade, vislumbrando um desempenho economicamente viável, socialmente justo e de menor impacto ambiental.

Visando consolidar a mudança de paradigmas, a implantação de novos modelos de gestão e o fortalecimento das práticas de sustentabilidade na atuação deste Tribunal, o PLS-TJDFT estabelece-se como uma ferramenta de tomada de decisão, assim como todo instrumento de planejamento, no sentido de consolidar o engajamento com o desenvolvimento sustentável; o compromisso com a transparência; a eficiência dos gastos públicos administrativos; e a valorização das boas práticas de gestão, já há muito presente nesta Casa.

 

PERÍODO DE VALIDADE E ABRANGÊNCIA

 

O PLS-TJDFT compreende o período de 2015 a 2020, com metas definidas nesta primeira edição para os anos de 2015 e 2016. Os indicadores serão continuamente monitorados e o Plano será revisado e reeditado anualmente para que metas e ações sejam definidas para os anos posteriores. Caso seja verificada a necessidade, novos indicadores poderão ser criados. 

As ações, indicadores e metas apontados neste documento foram definidos baseando-se no PE 2015-2020 e alcançam todas as unidades organizacionais do Tribunal, direta ou indiretamente envolvidas nas responsabilidades e ações constantes no Plano.

 

METODOLOGIA

 

A elaboração do PLS-TJDFT é resultado de trabalho conjunto realizado pelas seguintes unidades: Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica – SEPG e Subsecretaria de Orientação Estratégica – SUORE, por meio do Serviço de Planejamento Institucional – SERPIN e do Serviço de Análise Estatística – SERANE; Coordenação de Gestão Socioambiental – COGESA; Comissão Gestora do PLS-TJDFT e os quatro Grupos Executivos.

O Plano resulta do engajamento individual e coletivo dos gestores representantes dos Grupos Executivos e da Comissão Gestora, que contribuíram com suas visões, conhecimentos e experiências para a avaliação sistêmica de cada um dos indicadores e para a propositura de metas e ações relacionadas.

A metodologia para a elaboração do PLS-TJDFT seguiu os seguintes passos:

- envio pela SEPG das fichas dos indicadores do Anexo I da Portaria Conjunta 53 de 2015 para as unidades responsáveis por cada indicador, com a série histórica disponível, visando à proposição de metas e planos de ação para cada indicador;

- participação conjunta da SEPG e da COGESA em reuniões com os Grupos Executivos para orientação e validação das metas propostas, bem como apresentação do instrumento utilizado no detalhamento dos planos de ação;

- envio dos planos de ação detalhados pelas unidades responsáveis, com base no instrumento elaborado e disponibilizado pela SEPG;

- apreciação do inventário de bens e materiais, com critérios de sustentabilidade;

- realização de reunião para o planejamento da campanha do PLS-TJDFT, com a participação da SEPG, COGESA e ACS;

- avaliação e validação pela Comissão Gestora do PLS-TJDFT;

- elaboração da minuta de Resolução para a aprovação do PLS-TJDFT pelo Tribunal Pleno.

 

IDENTIFICAÇÃO DO REFERENCIAL ESTRATÉGICO

 

O PLS-TJDFT está alinhado ao objetivo estratégico do PE 2015-2020 de “Fomentar e aperfeiçoar as práticas de sustentabilidade social, ambiental e econômica”; que possui como iniciativa a sua implantação. Para mensurar o alcance desse objetivo, foi estabelecido o indicador “Índice de execução do plano de logística sustentável”, aferido pela média do grau de cumprimento das metas individuais dos indicadores do PLS.

O conteúdo do PLS-TJDFT correlaciona-se com as políticas voltadas à concretização da Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o período 2015-2020 – Estratégia Judiciário 2020 – ao considerar o conteúdo temático dos Macrodesafios do Poder Judiciário: “Aperfeiçoamento na Gestão de Custos” e “Instituição da Governança Judiciária”.

 

MONITORAMENTO

 

Em atendimento à Resolução 201, de 2015, do CNJ, a Coordenação de Gestão Socioambiental – COGESA, será a unidade responsável pelo monitoramento dos indicadores do PLS-TJDFT, com base nos sistemas eletrônicos de dados do Tribunal, e pelo encaminhamento das informações à SEPG para subsidiar a aferição do indicador “Índice de Execução do Plano de Logística Sustentável” do PE 2015-2020.

Cabe às unidades responsáveis pelo cadastramento dos dados que compõem os indicadores do PLS-TJDFT a responsabilidade de mantê-los atualizados, utilizando-se dos sistemas eletrônicos disponibilizados pelo Órgão.

 

RELATÓRIO DE DESEMPENHO DO PLS-TJDFT

 

O relatório de desempenho do PLS-TJDFT deverá ser elaborado e encaminhado à SEPG ao final de cada ano e deverá conter a consolidação dos resultados alcançados, a evolução do desempenho dos indicadores e a identificação das ações a serem desenvolvidas ou modificadas para o ano subsequente.

A SEPG irá auxiliar a Comissão Gestora do PLS-TJDFT e a COGESA na organização das informações referentes ao desempenho dos indicadores do PLS-TJDFT, a fim de subsidiar a COGESA na elaboração do relatório de desempenho.

 

AÇÕES DE DIVULGAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO

 

O TJDFT promove constantemente ações de sensibilização e conscientização com foco na responsabilidade socioambiental e no consumo consciente, por meio de campanhas de divulgação desenvolvidas pela ACS. Espera-se que a sensibilização acerca desses temas ultrapasse os limites institucionais.

A implantação dos padrões de sustentabilidade depende diretamente da conscientização sobre a necessária mudança de paradigmas e de cultura dos magistrados, servidores e dos diversos públicos que frequentam o TJDFT.

Para evitar possíveis fontes de desperdícios, foram criados adesivos indicando o uso consciente do ar-condicionado, colados nos controles remotos e nas esquadrias de janela; adesivos nos interruptores de energia elétrica; avisos de lavagem de carro para carros oficiais com espaço para identificação da última higienização; entre outras peças de endomarketing.

De forma geral, as campanhas visam conscientizar sobre a importância de que cada um deve fazer a sua parte; estimular o consumo consciente; preservar o meio ambiente; e agregar à imagem do TJDFT o conceito de órgão sustentável, com repercussão positiva nos seus diversos públicos e órgãos.

 

ANEXO II

INDICADORES, METAS E PLANOS DE AÇÃO

 

1. PAPEL

 

INDICADORES E METAS

Indicador: Consumo de papel (branco)
 

Fórmula

Quantidade (resmas) de papel branco utilizada

Unidade de medida

Quantidade de resmas

Unidade responsável pelos dados

COBEC

Unidade responsável pelas metas

SEMA, CSG

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

2.054

49.797

79.946

79.946

Observações

O aumento de consumo para 2015 se deve à substituição do papel reciclado pelo papel branco com certificação de origem (FSC), a partir de junho de 2014.

 

Indicador: Gasto com aquisição de papel (branco)

Fórmula

Valor gasto com a compra de papel branco (R$)

Unidade de medida

R$

Unidade responsável pelos dados

COBEC

Unidade responsável pelas metas

SEMA, CSG

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

18.898,44

429.051,91

689.933,12

809.851,97

Observações

O aumento de gasto para 2015 se deve à substituição do papel reciclado pelo papel branco com certificação de origem (FSC), a partir de junho de 2014.

 

Indicador: Consumo de papel reciclado

Fórmula

Quantidade de (resmas) de papel reciclado

Unidade de medida

Quantidade de resmas

Unidade responsável pelos dados

COBEC

Unidade responsável pelas metas

SEMA, CSG

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

83.234

36.631

0

0

Observações

O papel reciclado deixou de ser utilizado no TJDFT a partir de junho de 2014.

 

Indicador: Gasto com aquisição de papel reciclado (R$)

Fórmula

Valor gasto com a compra de papel reciclado

Unidade de medida

R$

Unidade responsável pelos dados

COBEC

Unidade responsável pelas metas

SEMA, CSG

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

796.733,46

340.367,15

0,00

0,00

Observações

O papel reciclado deixou de ser utilizado no TJDFT a partir de junho de 2014.

 

Indicador: Consumo total de papel branco e reciclado

Fórmula

Quantidade de (resmas) de papel branco e reciclado

Unidade de medida

Quantidade de resmas

Unidade responsável pelos dados

COBEC

Unidade responsável pelas metas

SEMA, CSG

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

85.738

86.428

79.946

79.946

 

 

 

-7,5%

-

 

PLANOS DE AÇÃO

1) Revisar os procedimentos de reprografia

Local: Todos os Fóruns

Responsável: CSG, NUER

Início: jan/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Revisar a Portaria GPR 613/2006;

- Implantar o autosserviço;

- Implantar o SIPADWEB no Fórum de Brasília;

- Implantar o SIPADWEB nos demais Fóruns;

- Implantar o QlikView para monitoramento.

Recursos: Equipes da CSG, do NUER, da SEGD, e do GESIRH

2) Estabelecer padrão frente e verso para reprografia

Local: Fóruns com reprografia

Responsável: CSG, NUER

Início: set/15

Conclusão: abr/16

Etapas:

- Normatizar padrão frente e verso para reprografia;

- Incluir opção no Formulário SIPADWEB;

- Orientar os operadores.

Recursos: Equipes da CSG, do NUER, e da SEGD

3) Adequar o fornecimento à demanda processual

Local: Sede e Fóruns

Responsável: COBEC / SEG / ACS

Início: jan/16

Conclusão: jul/16

Etapas:

- Realizar estudo da demanda processual por unidade judicial;

- Atualizar os normativos relacionados;

- Ajustar sistema para novos procedimentos;

- Divulgar novos procedimentos para o fornecimento de papel;

- Acompanhar as solicitações.

Recursos: Equipes COBEC, SEG, CORREGEDORIA, ACS

4) Adequar os sistemas para recebimento eletrônico

Local: Sede e Fóruns

Responsável: COBEC / SEG / ACS

Início: jan/16

Conclusão: jul/16

Etapas:

- Elaborar relatório com economia de papel prevista;

- Atualizar os normativos relacionados;

- Divulgar procedimento para o recebimento eletrônico no sistemas ASI;

- Adquirir suporte tecnológico para separação dos materiais requisitados (palm ou similar).

Recursos: Equipes COBEC, SEG e ACS – Orçamento: R$ 2.500,00

5) Padronizar configuração das impressoras para imprimir frente e verso

Local: Sede e Fóruns

Responsável: SURAT

Início: nov/15

Conclusão: jul/16

Etapas:

- Realizar a configuração manual das impressoras para o modo frente e verso (caso não seja possível remotamente);

- Divulgar via ACS comunicado sobre a mudança da configuração das impressoras, abrindo oportunidade para tratar as exceções;

- Realizar levantamento da quantidade de impressoras que ainda continuam fora da configuração.

Recursos: Equipe SURAT

6) Implantar envio automático de e-mail ao gestor para solicitações de material realizadas (valor do pedido, comparação entre meses, etc.)Local:

Sede e Fóruns

Responsável: SURAT / COBEC / ACS

Início: set/15

Conclusão: mar/16

Etapas:

- Criar painel do QlikView com informações de bens de consumo (papel);

- Integrar dados do QlikView com o envio de e-mails;

- Divulgar nova metodologia aos gestores.

Recursos: Equipes COBEC, SURAT e ACS

7) Expandir o PJe

Local: Sede e Fóruns

Responsável: SEPJE

Início: jan/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Seguir o cronograma aprovado pelo Comitê do PJE/TJDFT para 2016-2018;

- Articular com as áreas responsáveis pela infraestrutura física e tecnológica do PJE (Sala Cofre e Redundância), conforme cronograma acima.

Recursos: Equipe SEPJE

8) Substituir tramitação de Processos Administrativos em meio físico para o meio eletrônico utilizando o SIPADWEB

Local: TJDFT

Responsável: SEGD, SERSIA, SERSOP, SERSAB, SERMAD, SERPLA

Início: Iniciada

Conclusão: 12/2016*

Etapas:

- Levantar impacto de recursos computacionais para a substituição de tramitação de todos os novos Processos Administrativos – PAs em meio físico para o meio eletrônico utilizando o SIPADWEB;

- Adquirir/preparar recursos computacionais existentes para permitir a tramitação de PAs em meios eletrônicos;

- Definir e homologar fluxos e tarefas básicas que permitam o trâmite inicial de Processos Administrativos Eletrônicos – PA-es;

- Elaborar cronograma de implantação de PAs físicos em meios eletrônicos;

- Implantar, acompanhar e corrigir eventuais problemas na implantação dos novos PA-es.

Recursos: Equipe da SEGD, SERSIA, SERSOP, SERSAB, SERMAD e SERPLA

*A data de conclusão depende da suficiência dos recursos tecnológicos do Tribunal para implantação do SIPADWeb na tramitação de todos os PA-es.

9) Implementar o envio da frequência por meio eletrônico

Local: Todos os Fóruns

Responsável: GESIRH

Início: jan/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Identificar alterações necessárias no sistema e na portaria vigente;

- Implantar alterações no sistema;

- Publicar alterações da portaria regulamentando o novo modo de envio eletrônico;

- Comunicar gestores e servidores quanto ao novo funcionamento.

Recursos: Equipes do GESIRH e SEREGI
 

 2. DESCARTÁVEIS

 

INDICADORES E METAS

Indicador: Consumo per capita de copos de 200 ml descartáveis

Fórmula

Quantidade (centos) de copos de 200 ml utilizados / Força de Trabalho Total

Unidade de medida

Quantidade de centos/pessoa

Unidade responsável pelos dados

COBEC, SERANE

Unidade responsável pelas metas

SEMA, COBEC, SEAP

Fonte de coleta

Sistema de BI (COBEC) e Planilha Excel (SERANE)

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

3,12

3,33

3,33

3,10

 

 

 

 

-7%

 

Indicador: Gasto com aquisição de copos de 200 ml

Fórmula

Valor gasto com a compra de copo 200 ml

Unidade de medida

R$

Unidade responsável pelos dados

COBEC

Unidade responsável pelas metas

SEMA, COBEC, SEAP

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

64.321,73

73.812,89

81.938,97

86.785,68

 

 

 

11%

6%

Observações

A meta de 2015 corresponde ao consumo de 38.468 copos (centos) no valor de R$ 2,13. A meta de 2016 corresponde ao consumo de 36.312 copos (centos) no valor de R$ 2,39.

 

Indicador: Consumo per capita de copos de 50 ml descartáveis

Fórmula

Quantidade (centos) de copos de 50 ml utilizados /Força de trabalho total

Unidade de medida

Quantidade de centos/pessoa

Unidade responsável pelos dados

COBEC, SERANE

Unidade responsável pelas metas

SEMA, COBEC, SEAP

Fonte de coleta

Sistema de BI (COBEC) e Planilha Excel (SERANE)

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

0,70

0,72

0,72

0,72

 

Indicador: Gasto com aquisição de copos de 50 ml

Fórmula

Valor gasto com a compra de copo 50 ml

Unidade de medida

R$

Unidade responsável pelos dados

COBEC

Unidade responsável pelas metas

SEMA, COBEC, SEAP

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

8.320,05

9.033,77

9.832,94

10.741,66

 

 

 

9%

9%

Observações

A meta de 2015 corresponde ao consumo de 8.333 copos (centos) no valor de R$ 1,18. A meta de 2016 corresponde ao consumo de 8.458 copos (centos) no valor de R$ 1,27.

 

Indicador: Gasto total com aquisição de copos descartáveis

Fórmula

Valor com a compra de copos descartáveis (200 ml + 50 ml)

Unidade de medida

R$

Unidade responsável pelos dados

COBEC

Unidade responsável pelas metas

SEMA, COBEC, SEAP

Fonte de coleta

Sistema de BI (COBEC)

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

72.641,78

82.846,66

91.771,91

97.527,34

 

 

 

11%

6,3%

 

Indicador: Consumo de água envasada em embalagens plásticas (com e sem gás)

Fórmula

Quantidade (unidades)  de garrafas descartáveis consumidas

Unidade de medida

Unidade de garrafa

Unidade responsável pelos dados

COBEC

Unidade responsável pelas metas

SEMA, COBEC, SEAP

Fonte de coleta

Sistema de BI (COBEC)

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

501.468

450.240

382.704

344.433

 

 

 

-15%

-10%

 

Indicador: Consumo de garrafões de água de 20 litros

Fórmula

Quantidade (unidades)  de garrafões de água de 20 litros

Unidade de medida

Unidade de garrafões

Unidade responsável pelos dados

COBEC

Unidade responsável pelas metas

SEMA, COBEC, SEAP

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

53.008

42.211

31.658

23.743

 

 

 

-25%

-25%

 

Indicador: Gasto com aquisição de água envasada em embalagem plástica (com e sem gás)

Fórmula

Valor gasto com a compra de garrafinhas plásticas (com e sem gás)

Unidade de medida

R$

Unidade responsável pelos dados

COBEC

Unidade responsável pelas metas

SEMA, COBEC, SEAP

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

209.175,44

234.278,47

251.812,35

272.653,09

 

 

 

7%

8%

Observações

Meta de 2015 = (324.471 c/ gás x R$ 0,61) + (61.233 s/ gás x R$ 0,88).
Meta de 2016 = (289.324 c/ gás x R$ 0,75) + (55.109 s/ gás x R$ 1,01).

 

Indicador: Gasto com aquisição de garrafões de água de 20 litros

Fórmula

Valor gasto com a compra de garrafões de 20 litros

Unidade de medida

R$

Unidade responsável pelos dados

COBEC

Unidade responsável pelas metas

SEMA, COBEC, SEAP

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

138.355,26

196.974,48

178.867,70

156.941,23

 

 

 

-9%

-12%

Observações

A meta de 2015 corresponde ao consumo de 31.658 garrafões no valor unitário de R$ 5,65. A meta de 2016 corresponde ao consumo de 23.743 garrafões no valor unitário de R$ 6,61.

 

PLANOS DE AÇÃO

1) Redefinir procedimento de envio de copos plásticos para as copas

Local: Sede e Fóruns

Responsável: SEMA/SERCOZ

Início: set/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Mapear atividades das copas;

- Orientar todos os responsáveis pelas copas;

- Enviar copos plásticos diretamente às copas com base nos quantitativos estabelecidos em Portaria.

Recursos: Equipes da SEMA e SERCOZ

2) Implantar envio automático de e-mail ao gestor para solicitações de material realizadas (valor do pedido, comparação entre meses etc.)

Local: Sede e Fóruns

Responsável: SURAT/COBEC/ACS

Início: set/15

Conclusão: mar/16

Etapas:

- Criar painel do QlikView com informações de bens de consumo (copos plásticos);

- Integrar dados do QlikView com o envio de e-mails;

- Divulgar nova metodologia aos gestores.

Recursos: Equipes COBEC, SURAT e ACS

3) Diminuir as aquisições de garrafões de água

Responsável: COBEC/COPAT/SEG/SEAP/COB/ACS

Início: out/15

Conclusão: mar/16

Etapas:

- Instalar filtros de parede nas unidades definidas pela SEAP;

- Regulamentar a obrigatoriedade de devolução do garrafão e do bebedouro quando do recebimento dos purificadores;

- Recolher garrafões nas unidades;

- Recolher bebedouros nas unidades;

- Incluir, nos novos projetos de construção de prédios e fóruns do TJDFT, bem como no caso de reformas das edificações, a previsão de pontos hidráulicos em todos os setores e corredores.

Recursos: Equipes da COBEC, COPAT, SEG, SEAP, COB e ACS

4) Extinção do fornecimento de água mineral com gás (garrafas de 500 ml)

Local: Sede e Fóruns

Responsável: SEMA/SEG/ACS

Início: jan/16

Conclusão: jun/16

Etapas:

- Obter autorização/regulamentar suspensão do fornecimento;

- Divulgar a extinção do fornecimento;

- Finalizar o estoque existente;

- Retirar o item do catálogo.

Recursos: Equipes da SEMA, SEG e ACS

5) Extinguir o fornecimento de água mineral sem gás (garrafas de 500 ml)

Local: Sede e Fóruns

Responsável: SEMA/SEG/ACS

Início: jul/16

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Obter autorização/regulamentar suspensão do fornecimento;

- Divulgar a extinção do fornecimento;

3) Finalizar o estoque existente;

4) Retirar o item do catálogo.

Recursos: Equipes da SEMA, SEG e ACS

6) Instalar bebedouros de pressão na áreas comuns de todos os fóruns do TJDFT, observando a viabilidade

Local: Sede e Fóruns

Responsável: SEAP/COPAT

Início: jan/16

Conclusão: jun/16

Etapas:

- Determinar locais de instalação dos bebedouros;

- Realizar licitação para a aquisição dos bebedouros;

- Realizar a instalação dos bebedouros.

Recursos: Equipes da SEAP e COPAT

 

3. IMPRESSÕES

 

INDICADORES E METAS

Indicador: Impressão de documentos totais

Fórmula

Quantidade Total de Impressão / Força de Trabalho Total

Unidade de medida

Impressão/pessoa

Unidade responsável pelos dados

SETIC, SERANE

Unidade responsável pelas metas

SETIC, SETEC

Fonte de coleta

Sistema de BI (SETIC) e Planilha Excel (SERANE)

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

-

4.463

4.016

3.614

 

 

 

-10%

-10%

Observações

Força de Trabalho Total = Magistrados, Servidores, Terceirizados, Estagiários e Conciliadores.

 

Indicador: Equipamentos instalados

Fórmula

Quantidade de Equipamentos Instalados / Quantidade de Unidades de Trabalho

Unidade de medida

Equipamentos/Unidade

Unidade responsável pelos dados

SETIC e SERH

Unidade responsável pelas metas

SETIC

Fonte de coleta

Sistema de BI e STARH

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

-

2,52

2,52

2,40

 

 

 

 

-5%

 

Indicador: Performance dos equipamentos instalados (Índice de ociosidade baseada na capacidade máxima de impressão)
 

Fórmula

Quantidade Total de Impressões / Quantidade de Equipamentos Instalados

Unidade de medida

Impressões/Equipamento

Unidade responsável pelos dados

SETIC

Unidade responsável pelas metas

SETIC

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

 

26.494

23.844

20.744

 

 

 

-10%

-13%

 

Indicador: Gasto com aquisição de suprimentos

Fórmula

Valor gasto com a compra de suprimentos

Unidade de medida

R$

Unidade responsável pelos dados

SETIC

Unidade responsável pelas metas

SETIC

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

156.579,74

105.848,15

42.339,26

42.339,26

 

 

 

-60%

 

 

Indicador: Gasto com aquisição de impressoras

Fórmula

Valor gasto com a compra de equipamentos de impressão

Unidade de medida

R$

Unidade responsável pelos dados

SETIC

Unidade responsável pelas metas

SETIC

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

7.584,85

-

-

9.860,31

Observações

A meta de 2016 corresponde à aquisição de impressoras para a equipe da Justiça Volante.

 

Indicador: Gasto com o contrato de outsourcing (equipamento + manutenção + impressão por folha + suprimento)

Fórmula

Valor gasto com o posto de impressão

Unidade de medida

R$

Unidade responsável pelos dados

SETIC

Unidade responsável pelas metas

SETIC

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

2.615.873,34

3.274.246,74

2.946.822,07

2.652.139,86

 

 

 

-10%

-10%

 

PLANOS DE AÇÃO

1) Remanejar equipamentos subutilizados. Alteração da Portaria Conjunta 37/2013 que permita o recolhimento de equipamentos subutilizados.

Local: Sede e Fóruns

Responsável: SEG/SETIC

Início: jan/16

Conclusão: jun/16

Etapas:

- Definir critérios de subutilização;

- Alterar a Portaria e comunicar usuários internos;

- Informar aos usuários o novo critério via ACS;

- Comunicar a empresa sobre as alterações que serão feitas, para fins de registro em sistema;

- Remanejamento ou nova instalação em projetos. Para setores novos da SEG, Corregedoria, ou 1ª e 2ª Vice, será feito pela empresa de acordo com as informações dos executores do contrato.

Recursos: SEG/CORREGEDORIA/1 E 2 VICES/SETIC/COGESA

2) Estipular cotas diárias de número de impressões/cópias para determinadas categorias no TJDFT (estagiários/terceirizados)

Local: Sede e Fóruns

Responsável: SEG/SETIC

Início: jan/15

Conclusão: jun/16

Etapas: )

- Definir junto à Administração Superior as cotas dos perfis;

- Alterar a Portaria 37/2013;

- Informar os usuários sobre a mudança;

- Informar à contratada para alterar o sistema papercut, para limitar o número de impressões de acordo com o que for definido.

Recursos: SEG/SETIC/COGESA

3) Diminuição de impressoras coloridas no parque do TJDFT.

Local: Sede e Fóruns

Responsável: SEG/SETIC

Início: jan/15

Conclusão:  jun/16

Etapas:

- Definir os usuários de impressoras coloridas;

- Alteração da Portaria 37/2013;

- Informar os antigos usuários de impressoras coloridas sobre a mudança;

- Recolhimento das impressoras dos usuários pela Contratada.

Recursos: PRESIDÊNCIA/SEG/SETIC/COGESA

4) Diminuir número de impressoras dos Juizados que já possuem o PJ-e há mais de 12 meses

Local: Sede e Fóruns

Responsável: SEG/SETIC

Início: jan/16

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Informar à SEG;

- Comunicar aos cartórios (juízes);

- Recolhimento de impressora para usar em novos projetos da Corregedoria (a contratada retira os equipamentos, podendo deixar uma no cartório e uma para o magistrado).

Recursos: SEG/CORREGEDORIA/1 E 2 VICES/SETIC/COGESA

 

4. PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO

 

INDICADORES E METAS

Indicador: Relação entre processos digitais e processos físicos nas unidades (1º ao 7º JECBSB)

Fórmula

Quantidade de processos eletrônicos em tramitação / Quantidade total (eletrônicos + físicos) de processos em tramitação

Unidade de medida

Índice

Unidade responsável pelos dados

NUEST

Unidade responsável pelas metas

SEPJE

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

 

0,27

0,90

1,00

 

 

 

233%

11%

 

Indicador: Consumo nas unidades com PJe (1º ao 7º JECBSB)

Fórmula

Valor (R$) gasto por unidade com Resmas + Capas de Processo + Capa Plástica + Caixa de arquivo + Plástico para apenso + Valor R$ gasto com Impressões / Quantidade total (eletrônicos + físicos) de processos em tramitação

Unidade de medida

R$/processo

Unidade responsável pelos dados

COBEC, SETIC, NUEST

Unidade responsável pelas metas

COBEC, SEPJE

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

-

0,53

0,28

0,20

 

 

 

-47%

-29%

 

Indicador: Sensibilização dos Servidores das unidades com Processo Judicial Eletrônico

Fórmula

Quantidade de servidores capacitados / Quantidade total servidores nas unidades com PJE

Unidade de medida

Índice

Unidade responsável pelos dados

SEIF, SERH

Unidade responsável pelas metas

SEPJE, COGESA

Fonte de coleta

SICAP (SEIF) e STARH (SERH)

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

 

 

1

1

 

PLANOS DE AÇÃO

1) Implantar a integração do sistema E-carta com o PJe

Local: Fórum Leal Fagundes

Responsável: SEPJE/CNJ

Início: 15/10/2015

Conclusão: fev/16

Etapas:

- Levantamento de requisitos;

- Desenvolver as funcionalidades;

- Homologação técnica das funcionalidades;

- Homologação negocial das funcionalidades;

- Testes de integração entre o PJe e o E-Carta;

- Integrar na versão nacional do PJe.

Recursos: Equipes SEPJE,CNJ e CORREIOS

2) Implantar a redundância de infraestrutura do PJe

Local: TJDFT

Responsável: SETEC

Início: set/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Finalizar a execução/implantação dos 4 projetos de redundância: storage (armazenamento); links redundantes; balanceamento de carga; virtualização de processamento (blade);

- Implantar a SALA COFRE redundante com infraestrutura física e tecnológica;

- Atualizar e implantar VMWARE (inteligência de virtualização) /Desenvolver o projeto básico/ Licitar;

- Fazer os testes de validação;

- Homologar o sistema de redundância.

Recursos: Orçamento (já previsto), Equipes SETEC, Obras físicas (COB e SUMAN) e Contratações (SEMA)

3) Encaminhar de forma eletrônica as contra-fés a pessoas jurídicas

Local: Fórum Leal Fagundes

Responsável: SEPJE

Início: ago/15

Conclusão: set/15

Etapas:

- Implementar as alterações no fluxo ""Dar ciências às partes"";

- Testar as alterações;

- Publicar o fluxo no ambiente de produção.

Recursos: SEPJE}

4) Implantar a publicação do DJe de forma automatizada

Local: Fórum Leal Fagundes

Responsável: SEPJE

Início: ago/15

Conclusão: out/15

Etapas:

- Levantamento de requisitos;

- Implementar as alterações nos fluxos;

- Testar as alterações;

- Publicar o fluxo no ambiente de produção.

Recursos: Equipes SEPJE e COSIST

5) Automatizar a certificação do prazo processual

Local: Fórum Leal Fagundes

Responsável: SEPJE

Início: ago/15

Conclusão: out/15

Etapas:

- Levantamento de requisitos;

- Implementar as alterações nos fluxos;

- Testar as alterações; e

- Publicar o fluxo no ambiente de produção.

Recursos: Equipes SEPJE e COSIST

6) Implantar módulo de sustentabilidade no Curso do PJe

Local: TJDFT

Responsável: COGESA

Início: out/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Propor à SEIF a inserção de um módulo de sustentabilidade no curso do PJE;

- Realizar curso de capacitação para formar instrutor interno;

- Elaborar plano de ensino;

- Implementar e ministrar o módulo;

- Realizar visitas de feedback e avaliação dos resultados nas unidades capacitadas no módulo

Recursos: Equipes da COGESA e SEIF.

7) Implantar módulo de qualidade de vida no Curso do PJe

Local: TJDFT

Responsável: CAM

Início: out/15

Conclusão: dez/15

Etapas:

- Propor à SEIF a inserção de um módulo de qualidade de vida no curso do PJe;

- Realizar curso de capacitação para formar instrutor interno;

- Elaborar plano de ensino;

- Implementar e ministrar o módulo;

- Realizar visitas de feedback e avaliação dos resultados nas unidades capacitadas no módulo.

Recursos: Equipes da COGESA e CAM.

8) Monitorar os indicadores dos consumos relacionados ao PJe

Local: TJDFT

Responsável: COGESA

Início: jan/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Sensibilizar os servidores e magistrados das unidades onde for instalado o PJe;

- Levantar o quantitativo de processos físicos em tramitação e estoque, e o prazo máximo até o arquivamento;

- Monitorar a evolução dos consumos de materiais de escritório nessas unidades;

-) Divulgar via email aos Diretores de Secretaria das Varas, e no site ""Consumos"".

Recursos: Equipes da COGESA e SEPJE

 

5. ENERGIA

 

INDICADORES E METAS

Indicador: Consumo de energia elétrica

Fórmula

Quantidade de kWh consumidos

Unidade de medida

KWh

Unidade responsável pelos dados

SUMAN

Unidade responsável pelas metas

SUMAN

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

19.610.489

20.147.981

21.465.659

24.470.851

 

 

 

6,54%

14%

 

Indicador: Consumo de energia elétrica por área construída

Fórmula

Quantidade de kWh consumidos / total da área construída

Unidade de medida

kWh/m²

Unidade responsável pelos dados

SUMAN

Unidade responsável pelas metas

SUMAN

Fonte de coleta

Sistema de BI (SUMAN) e Planilha Eletrônica (SERANE)

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

90,51

90,16

96,05

96,05

 

 

 

7%

 

 

Indicador: Gasto com energia elétrica

Fórmula

Valor da fatura

Unidade de medida

R$

Unidade responsável pelos dados

SUMAN

Unidade responsável pelas metas

SUMAN

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

6.426.664,95

6.997.125,94

12.235.425,61

15.171.927,75

 

 

 

75%

24%

Observações

As metas de 2015 e 2016 consideram o consumo do ano e os reajustes de tarifa previstos.

 

Indicador: Gasto com energia elétrica por área construída

Fórmula

Valor da fatura / total da área construída

Unidade de medida

R$/área

Unidade responsável pelos dados

SUMAN

Unidade responsável pelas metas

SUMAN

Fonte de coleta

Sistema de BI (SUMAN) e Planilha Eletrônica (SERANE)

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

29,66

31,31

54,75

59,55

 

 

 

75%

 9%

Observações

As metas de 2015 e 2016 são impactadas pelo indicador "Gasto com energia elétrica".

 

Indicador: Adequação do contrato de demanda (fora da ponta)

Fórmula

Demanda registrada fora da ponta / demanda contratada fora da ponta

Unidade de medida

Índice

Unidade responsável pelos dados

SUMAN

Unidade responsável pelas metas

SUMAN

Fonte de coleta

 

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

 

 

-

-

Observações

Este indicador não se aplica ao TJDFT, que trabalha com tarifação única.

 

Indicador: Adequação do contrato de demanda (na ponta)

Fórmula

Demanda registrada na ponta / demanda contratada na ponta

Unidade de medida

Índice

Unidade responsável pelos dados

SUMAN

Unidade responsável pelas metas

SUMAN

Fonte de coleta

 

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

 

 

-

-

Observações

Este indicador não se aplica ao TJDFT, que trabalha com tarifação única.

 

PLANOS DE AÇÃO

1) Implementação de uma Central de energia para acompanhamento remoto do consumo

Local: Todos os Fóruns

Responsável: SEAP/SUMAN/SERMEL

Início: jan/15

Conclusão: jul/16

Etapas:

- Elaborar projeto básico;

- Realizar processo de licitação;

- Implementar a Central;

- Realizar a análise dos dados.

Recursos: Recursos Financeiros - R$ 900.000,00 - Equipe do SERMEL

2) Substituição das lâmpadas fluorescente por lâmpadas LED

Local: Todos os Fóruns

Responsável: SEAP/SUMAN/SERMEL

Início: jan/15

Conclusão: dez/18

Etapas:

- Elaborar estudo de viabilidade técnica e financeira;

- Realizar processo de Licitação;

- Trocar primeiramente as lâmpadas em áreas de difícil acesso (altos) - minimizando os gastos com locação de andaimes;

- Trocar as lâmpadas dos locais de fácil acesso - e reaproveitar as lâmpadas fluorescentes nos setores que ainda utilizam esse tipo de lâmpada.

Recursos: Recursos Financeiros - R$ 458.040,00 - Equipe do SERMEL

3) Aquisição de equipamentos de ar condicionado com o selo A do PROCEL (Aquisição e/ou Substituição parcial do parque)

Local: Todos os Fóruns

Responsável: SEAP/SUMAN/SERMAM

Início: jul/15

Conclusão: dez/18

Etapas:

- Elaborar estudo de viabilidade técnica e financeira;

-Realizar processo de Licitação;

-Instalar os novos equipamentos.

Recursos: Recursos Financeiros - R$ 238.650,00 - Equipe do SERMAM

4) Tratamento da envoltória das edificações, por meio da instalação de brises nas fachadas, para redução da insolação e, consequentemente, da carga térmica da edificação

Local: Todos os Fóruns

Responsável: SEAP/SUMAN/SERCIV

Início: 2013

Conclusão: mar/15

Etapas:

- Levantar os fóruns que ainda não possuem esse tipo de envoltória;

- Elaborar o Projeto Básico;

- Realizar o processo de licitação;

- Acompanhar a instalação.

Recursos: Recursos Financeiros - R$ 784.311,21 - Equipe do SERCIV

5) Instalação de Interruptores individuais nas dependências do TJDFT

Local: SEDE (Bloco A, Bloco B e Palácio)

Responsável: SEAP/SUMAN/SERMEL

Início: out/15

Conclusão: out/16

Etapas:

- Levantar quais são as salas que não possuem interruptor de iluminação independente;

- Abrir OS para a instalação.

Recursos: Equipe da SERMEL

 

6. ÁGUA

INDICADORES E METAS

Indicador: Volume de água consumido
 

Fórmula

Quantidade de m³ de água

Unidade de medida

Unidade responsável pelos dados

SUMAN

Unidade responsável pelas metas

SUMAN

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

180.040

157.377

149.508

170.439

 

 

 

-5%

14%

Observações

A meta de 2016 abrange a previsão de novas edificações.

 

Indicador: Volume de água por área construída

Fórmula

Quantidade de m³ água / total da área construída

Unidade de medida

m³/m²

Unidade responsável pelos dados

SUMAN, SERANE

Unidade responsável pelas metas

SEAP

Fonte de coleta

Sistema de BI (SUMAN) e Planilha Excel (SERANE)

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

0,83

0,70

0,67

0,67

 

 

 

-4%

-

 

Indicador: Gasto com água
 

Fórmula

Valor da fatura

Unidade de medida

R$

Unidade responsável pelos dados

SUMAN

Unidade responsável pelas metas

SUMAN

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

2.998.342,14

2.821.942,23

2.997.638,41

3.821.248,90

 

 

 

6%

27%

Observações

As metas de 2015 e 2016 consideram o consumo do ano e os reajustes de tarifa previstos.

 

Indicador: Gasto com água por área construída

Fórmula

Valor da fatura / total da área construída

Unidade de medida

R$/m²

Unidade responsável pelos dados

SUMAN, SERANE

Unidade responsável pelas metas

SUMAN

Fonte de coleta

Sistema de BI (SUMAN) e Planilha Eletrônica (SERANE)

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

13,84

12,63

13,41

15,00

 

 

 

6%

6%

Observações

As metas de 2015 e 2016 são impactadas pelo indicador "Gasto com água".

 

PLANOS DE AÇÃO

1) Implementação das rotinas de manutenção preventiva para redução de vazamentos

Local: Todos os fóruns

Responsável: SEAP/SUMAN/SERCIV

Início: jan/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Reunião com os PSP's;

- Acompanhamento das entregas dos check list pelos PSP's;

- Solicitação de campanha junto à ACS e à COGESA para conscientizar servidores e magistrados quanto aos possíveis desperdícios nos banheiros privativos.

Recursos: Equipe do SERCIV

2) Implementação de central para o monitoramento remoto do consumo de água

Local: Todos os fóruns

Responsável: SEAP/SUMAN/SERCIV

Início: jan/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Tratativa junto à CAESB para a instalação de hidrômetros digitais;

- Instalação dos hidrômetros pela CAESB, com o acompanhamento do SERCIV;

- Acompanhar a instalação do sistema de leitura de telemetria;

- De posse dos dados, incrementar o painel de BI da SUMAN com as leituras dos consumos diários, melhorando, assim, a tomada de decisão;

- Detecção de anomalias no comportamento do consumo;

- Caso sejam verificadas anomalias, abrir OS corretiva.

Recursos: Equipe do SERCIV, Equipe do SERGEM, Equipe dos PSP's - Recurso financeiro - R$ 256.680,00 (para instalação dos hidrômetros digitais)

3) Controle do nível dos reservatórios durante a limpeza, para evitar o desperdício

Local: Todos os fóruns

Responsável: SEAP/SUMAN/SERCIV

Início: jan/15

Conclusão: dez/15

Etapas:

- Agendar o dia de lavagem das caixas-d'água junto aos PSP's;

- Cessar o fornecimento de água para a caixa-d'água, no período que antecede a lavagem;

- Realizar a lavagem.

Recursos: Equipe do SERCIV

 

7. COLETA SELETIVA

 

INDICADORES E METAS

Indicador: Destinação de papel para reciclagem

Fórmula

Quantidade (KG) de papel destinado à reciclagem

Unidade de medida

Kg

Unidade responsável pelos dados

COGESA

Unidade responsável pelas metas

COGESA

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

68.906

110.981

115.936

142.690

 

 

 

4%

23%

Observações

Para o cálculo das metas foi utilizado como referência o valor de 2,3kg por resma. A meta de 2015 corresponde a 65% do papel consumido no ano. A meta de 2016 corresponde a 85% do papel consumido no ano.

 

Indicador: Destinação de suprimentos de impressão para reciclagem

Fórmula

Quantidade (KG) de suprimentos de impressão destinados à reciclagem

Unidade de medida

Kg

Unidade responsável pelos dados

COGESA

Unidade responsável pelas metas

COGESA

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

603

164

164

164

 

Indicador: Destinação de plástico para reciclagem

Fórmula

Quantidade (KG) de plástico destinado à reciclagem

Unidade de medida

Kg

Unidade responsável pelos dados

COGESA

Unidade responsável pelas metas

COGESA, SEAP

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica

Série histórica e metas

 

2013

2014

2015

2016

 

383

251

226

192

 

 

 

-10%

-15%

 

Indicador: Destinação de lâmpadas encaminhadas para descontaminação

Fórmula

Quantidade (unidade) de lâmpadas encaminhadas para a descontaminação

Unidade de medida

Unidade

Unidade responsável pelos dados

SERMEL

Unidade responsável pelas metas

COGESA, SUMAN

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

13.256

27.970

100%

100%

Observações

Metas de 2015 e 2016 correspondem a 100% do material para descontaminação.

 

Indicador: Destinação de pilhas e baterias encaminhadas para a descontaminação

Fórmula

Quantidade (Kg) de pilhas e baterias encaminhadas para a descontaminação

Unidade de medida

Kg

Unidade responsável pelos dados

COGESA

Unidade responsável pelas metas

COGESA

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

313

348

382

420

 

 

 

10%

10%

 

Indicador: Destinação de madeiras para reaproveitamento

Fórmula

Quantidade (Kg) de madeiras destinadas à reciclagem

Unidade de medida

Kg

Unidade responsável pelos dados

COGESA

Unidade responsável pelas metas

COGESA, SEAP

Fonte de coleta

 

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

 

 

-

-

Observações

O TJDFT não realiza medição para o material definido neste indicador.

 

Indicador: Destinação de vidros para reciclagem

Fórmula

Quantidade (Kg) de vidros destinados à reciclagem

Unidade de medida

Kg

Unidade responsável pelos dados

COGESA

Unidade responsável pelas metas

COGESA, SEAP

Fonte de coleta

 

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

 

 

-

-

Observações

O TJDFT não realiza medição para o material definido neste indicador.

 

Indicador: Destinação de metais para reciclagem

Fórmula

Quantidade (Kg) de metais destinados à reciclagem

Unidade de medida

Kg

Unidade responsável pelos dados

COGESA

Unidade responsável pelas metas

COGESA, SEAP

Fonte de coleta

 

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

1.596

710

100%

100%

Observações

 

Metas de 2015 e 2016 correspondem a 100% do material para reciclagem.

 

 

Indicador: Destinação de resíduos de saúde para descontaminação

Fórmula

Quantidade (Kg) de resíduo de saúde destinados à descontaminação

Unidade de medida

Kg

Unidade responsável pelos dados

COGESA

Unidade responsável pelas metas

SEAP

Fonte de coleta

 

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

-

-

100%

100%

Observações

Metas de 2015 e 2016 correspondem a 100% do material para descontaminação.

 

Indicador: Destinação de resíduos de obras para reciclagem

Fórmula

Quantidade (Kg) de resíduos de obra destinados à reciclagem

Unidade de medida

Kg

Unidade responsável pelos dados

COGESA

Unidade responsável pelas metas

COGESA, SEAP

Fonte de coleta

 

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

 

 

-

-

Observações

O TJDFT não realiza medição para o material definido neste indicador.

 

Indicador: Destinação de resíduos de informática à reciclagem
 

Fórmula

Quantidade (Kg) de resíduos de informática destinados à reciclagem

Unidade de medida

Kg

Unidade responsável pelos dados

COGESA

Unidade responsável pelas metas

COGESA, SEAP

Fonte de coleta

 

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

 

 

-

-

Observações

Não será estabelecida meta para este indicador. No relatório de desempenho, serão listados os materiais e bens de informática destinados à doação.

 

Indicador: Total de material reciclável destinado às cooperativas

Fórmula

Quantidade (Kg) de material reciclável destinado às cooperativas

Unidade de medida

Kg

Unidade responsável pelos dados

COGESA

Unidade responsável pelas metas

COGESA

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

71.710

114.849

110.255

84.896

Observações

As metas de 2015 e 2016 refletem a redução no consumo de papel.

 

PLANOS DE AÇÃO

1) Articular a implantação das Centrais de resíduos nos fóruns, com balança para mensuração.

Local: Todos os Fóruns

Responsável: COGESA

Início: abr/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Fazer parcerias com a COB (projeto) e a SUMAN (execução de obras);

- Acompanhar a implantação da central de resíduos no Fórum Milton Sebastião;

- Avaliação de espaços - (COB, SEAP/PSPs);

- Monitorar a identificação e o uso dos espaços;

- Propor a aquisição de balanças de pesagem (abertura de PA);

- Implantar logística para controle da pesagem no momento da coleta do material pelas cooperativas/empresas;

- Articular a implantação de centrais nos outros fóruns, no modelo da central do Bloco A;

- Capacitar os PSPs e terceirizados dos fóruns sobre a logística da coleta seletiva.

Recursos: Orçamento (balanças e placas); e Equipes da COGESA, SERTER, SUMAN, SERCIV

2) Implantar novo sistema de coleta de papel usado (caixas de coleta para reuso nas unidades)

Local: Todos os Fóruns

Responsável: COGESA

Início: set/15

Conclusão: jul/16

Etapas:

- Propor novo modelo à administração e articular com as unidades envolvidas;

- Desenhar nova logística de coleta de papel (coletores próprios para  reuso e reciclagem de papel);

- Implantar sistemática de coleta separada dos papéis em parceria com  SERTER e CSG.

Recursos: Equipes da COGESA, COBEC e CSG; Executores de contrato de limpeza (SERTER); Funcionários empresa de conservação e limpeza; e Material (coletores de papelão).

3) Articular o compartilhamento da gestão dos resíduos da construção civil com as empresas contratadas

Local: Todos os Fóruns

Responsável: COGESA

Início: mar/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Propor a COB e SUMAN a inclusão, nos contratos de obras e reformas, da exigência de apresentação do Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil - PGRCC, de acordo com a Resolução 307/2002 do CONAMA,  e a apresentação de recibo contendo quantidade descartada. Para fins de fiscalização, a contratada deverá comprovar que todos os resíduos removidos estão acompanhados de Controle de Transporte de Resíduos, em conformidade com as  Normas Técnicas - ABNT, NBR nos 15.112, 15.113, 15.114, 15.115 e 15.116, de 2004;

- Propor ainda a inclusão, nos contratos, da previsão de espaço físico e de coletores específicos para a coleta e armazenamento de materiais recicláveis da construção civil;

- Apoiar a publicação do manual de obras;

- Apresentar e divulgar o manual na casa;

- Capacitar os servidores e funcionários envolvidos nas obras contratadas pela casa.

Recursos: Gestores e Executores de contratos de obras; e Equipes da COGESA, COB, SEAP, SUMAN.

4) Ampliar a gestão dos resíduos recicláveis

Local: Todos os Fóruns

Responsável: COGESA

Início: mai/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Propor a inclusão nos contratos das empresas restaurante, informática, e outros itens de fornecimento ao TJDFT, a ""exigência de recolhimento das embalagens vazias e respectivas tampas, como os isopores, e recipientes de óleos, tintas, produtos de limpeza, dedetização, e afins utilizados, comprovando a destinação final ambientalmente adequada, nos termos da Lei nº 12.305/2010"", e as respectivas sanções por possíveis descumprimentos;

- Orientar funcionários de todas as empresas contratadas pelo TJDFT, concessionários, permissionários e órgãos parceiros que ocupam os prédios do TJDFT sobre a observância e fiscalização dos procedimentos de coleta seletiva;

- Formalizar parceria com a CAESB - Projeto Biguá para coleta dos óleos de cozinha usados.

Recursos: "Equipes da SEG, COGESA, Diretoria dos Fóruns, PSP's, SETIC/SERTER/SUGER; Executores de contratos; e Funcionários das empresas contratadas"

5) Buscar parcerias para o passivo de Resíduo eletrônico

Local: Todos os Fóruns

Responsável: COGESA

Início: fev/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Realizar pesquisas e levantamentos de parceiros e procedimentos que possam absorver o passivo da casa;

- Elaborar campanhas conscientizadoras;

- Buscar apoio de unidades para ampliar ações deste tema.

Recursos: Equipes da COGESA, ACS; CENTCOOP"

6) Definir estratégias para o descarte ou doação dos objetos de crime

Local: Todos os Fóruns

Responsável: CEGOC

Início: jan/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Pesquisar procedimentos que possam absorver de maneira correta o passivo dos objetos de crime do tribunal;

- Formalizar parcerias com entidades recicladoras, de cunho social;

- Aperfeiçoar os mecanismos de  levantamento mensal do quantitativo de resíduos dos materiais encaminhados para descarte ou doação;

- Fazer benchmarking em outros órgãos - melhores práticas de destinação e descarte dos objetos de crime disponíveis na casa.

Recursos: Equipes da COGESA, CEGOC.
 

8. QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO

 

INDICADORES E METAS

Indicador: Participação de magistrados e servidores e/ou ações voltadas à qualidade de vida no ambiente de trabalho

Fórmula

(Quantidade de magistrados e servidores que participaram de ações de qualidade de vida/total de magistrados e servidores da instituição) x 100

Unidade de medida

Percentual

Unidade responsável pelos dados

CAM, NIC, COGESA

Unidade responsável pelas metas

CAM, NIC, COGESA

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

47

56

56

67

 

 

 

-

20%

 

Indicador: Participação de servidores em ações solidárias

Fórmula

(Quantidade de servidores que participaram de ações solidárias/total de servidores da instituição) x 100

Unidade de medida

Percentual

Unidade responsável pelos dados

-

Unidade responsável pelas metas

CAM, NIC, COGESA

Fonte de coleta

 

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

 

 

-

-

Observações

O TJDFT não realiza medição da quantidade de servidores que participam de ações solidárias.

 

Indicador: Ações de inclusão para servidores com deficiência

Fórmula

Quantidade de ações de inclusão

Unidade de medida

Ações

Unidade responsável pelos dados

NIC

Unidade responsável pelas metas

CAM, NIC, COGESA

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

 

72

40

52

 

 

 

-44%

30%

 

PLANOS DE AÇÃO

1) Inserção da Secretaria de Saúde/CAM no evento de "Boas-Vindas" aos novos magistrados e servidores

Local: Sede

Responsável: SUGIP /CAM

Início: ago/15

Conclusão: ação contínua

Etapas: Desenvolvimento e apresentação do material expositivo.

Recursos: Equipe do CAM

2) Atualização das informações contidas na intranet/internet em relação ao pró-Vida através de site interno

Local: Rede

Responsável: CAM

Início: ago/15

Conclusão: ação contínua

Etapas:

- Desenvolvimento e apresentação de conteúdo;

- Atualização do sistema;

- Implementação na rede.

Recursos: Equipe da SETI, ACS e CAM

3) Proposta de análise de viabilidade e custo/benefício para contratação de cursos de educação à distância relativos aos temas saúde, QVT, sustentabilidade, inclusão, responsabilidade social

Local: Rede

Responsável: CAM

Início: ago/15

Conclusão: ação contínua

Etapas:

- Desenvolvimento de proposta;

- Articulação com setores envolvidos;

- Projeto básico;

- Contratação;

- Implementação.

Recursos: Equipe do CAM, SETI, SEAB, SEG, SEIF

4) Desenvolvimento e implementação do projeto "Blitz Postural"

Local: Sede e Fóruns

Responsável: NUMEP

Início: out/15

Conclusão: out/16

Etapas:

- Desenvolvimento de proposta;

- Alinhamento com o PJe no sentido de prevenir adoecimentos advindos do maior uso dos eletrônicos;

- Encaminhamento para validação da Unidade Superior e da Administração;

- Articulação com unidades envolvidas;

- Divulgação;

- Implementação do Projeto;

- Apresentação de relatório.

Recursos: Equipe do CAM, NUMEP, ACS, SEMA, SEIF, ASPJE,SEG

5) Expansão do Programa de Ginástica Laboral

Local: Sede e Fóruns

Responsável: CAM/NAF

Início: jan/16

Conclusão: ação contínua

Etapas:

- Estudo de viabilidade;

- Desenvolvimento de proposta (recurso humano e sensibilização de líderes);

- Articulação com as unidades envolvidas;

- Implementação do Projeto;

- Avaliação de resultados;

- Apresentação de relatório.

Recursos: Equipe do CAM, NAF, ACS, SEIF, SERESU, OAB, ASSEJUS, SEG

6) Inclusão do Coral Justiça Encantus no Programa de Qualidade de Vida no Trabalho - PróVida

Local: Sede e Fóruns

Responsável: CAM

Início: nov/15

Conclusão: ação contínua

Etapas:

- Desenvolvimento de proposta;

- Projeto.

Recursos: Equipes da SEG, CAM

7) Proposta para a criação e implantação de clube de corrida/caminhada com participação de magistrados e servidores

Local: Sede e Fóruns

Responsável: CAM/NAF

Início: jan/16

Conclusão: ação contínua

Etapas:

- Desenvolvimento de proposta;

- Encaminhamento para validação da Unidade Superior e da Administração;

- Articulação com unidades envolvidas;

- Contratação;

- Divulgação;

- Implementação do Projeto;

- Apresentação de relatório.

Recursos: Equipe do CAM, NAF, SESA, ACS, SEG

8) Criação de índice para bonificação no custeio do PróSaúde aos participantes nas ações e capacitações relacionadas à qualidade de vida no trabalho,

sustentabilidade, inclusão

Local: Sede e Fóruns

Responsável: CAM

Início: jan/16

Conclusão: ação contínua

Etapas:

- Desenvolvimento de proposta;

- Encaminhamento para a Unidade Superior e Administração;

- Articulação com as unidades envolvidas;

- Estudo de viabilidade;

- Minuta da portaria de regulamentação;

- Publicação da portaria;

- Divulgação;

- Avaliação de resultados.

Recursos: Equipe do CAM, SEG, SEAB, PRÓ-SAÚDE, COGESA, NIC, SESA,

9) Definir critérios nutricionais para as refeições

Local: Sede e Fóruns

Responsável: CAM/NUMEP

Início: jan/16

Conclusão: ação contínua

Etapas:

- Estudo de viabilidade;

- Desenvolvimento de proposta;

- Articulação com as unidades envolvidas.

Recursos: Equipe do CAM, NUMEP, ACS, SERCOZ

10) Criação de bicicletários com vestuários

Local: Sede e Fóruns

Responsável: CAM/NAF

Início: jan/16

Conclusão: ação contínua

Etapas:

- Estudo de viabilidade;

- Pesquisa de interesse;

- Desenvolvimento de projeto;

- Articulação das unidades envolvidas;

- Projeto.

Recursos: Equipe do CAM, COGESA, SEAP, DIRETORIA DOS FÓRUNS

11) Proposta de modificação e reaproveitamento de espaços físicos para a criação de  ambientes  para práticas integradas em Saúde e Qualidade de Vida

Local: Sede e Fóruns

Responsável: CAM

Início: jan/16

Conclusão: dez/20

Etapas:

- Estudo de viabilidade;

- Desenvolvimento de proposta;

- Articulação com as unidades envolvidas.

Recursos: Equipe do CAM, NUMEP, SESA, SEG, SEAP, DIRETORIA DOS FÓRUNS


12) Promover a conscientização e qualificação de servidores com foco na Inclusão, Acessibilidade e Diversidade

Local: Sede e Fóruns

Responsável: NIC

Início: set/15

Conclusão: ação contínua

Etapas:

- Pesquisar nome de palestrantes  para a realização de cursos, palestras , workshop e oficina dos sentidos;

- Solicitar junto ao Instituto a contratação de palestrante;

- Preenchimento de Formulário de contratação;

- Divulgar evento para servidores e magistrados.

Recursos: Equipe do NIC e SEIF

13) Realizar e viabilizar levantamento de modo a atender a necessidade de servidores com deficiência e mobilidade reduzida

Local: Sede e Fóruns

Responsável: NIC

Início: jan/16

Conclusão: dez/20

Etapas:

- Desenvolver instrumental para levantamento;

- Estimar servidores com deficiência  e com mobilidade reduzida;

- Estimar custos;

- Estudar demanda e encaminhamentos.

Recursos: Equipe do NIC e SETI

14) Atualização das informações do Espaço de Acessibilidade na intranet/internet

Local: Sede e Fóruns

Responsável: NIC

Início: out/15

Conclusão: ação contínua

Etapas:

- Elaborar conteúdo;

- Atualizar sistema.

Recursos: Equipe do NIC

15) Inserção do NIC no evento  de  "Boas Vindas" aos novos servidores

Local: Sede e Fóruns

Responsável: SUGIP/CAM

Início: jan/16

Conclusão: ação contínua

Etapas:

- Realizar reuniões com a SERH/SERESE;

- Preparar material  e apresentação nas reuniões.

Recursos: Equipe do NIC

16) Oferta de intérprete em LIBRAS para eventos, reuniões, atendimentos individuais, cursos,  vídeos informativos e audiências

Local: Sede e Fóruns

Responsável: NIC

Início: fev/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Elaborar Projeto Básico para prestação de serviços;

- Implementar.

Recursos: Equipe do NIC e SGC

 

9. SENSIBILIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO
 

INDICADORES E METAS

Indicador: Sensibilização e capacitação da força de trabalho total em sustentabilidade
 

Fórmula

Quantidade de ações de sensibilização e capacitação em sustentabilidade

Unidade de medida

Ações

Unidade responsável pelos dados

COGESA

Unidade responsável pelas metas

COGESA, ACS e SEIF

Fonte de coleta

 

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

 

5.598

5.878

6.172

 

 

 

5%

5%

 

PLANOS DE AÇÃO

1) Criar e divulgar Campanha de divulgação do PLS

Local: TJDFT

Responsável: ACS

Início: nov/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Criar a assinatura e slogan;

- Produzir as peças;

- Divulgar nas mídias sociais e internas;

- Estabelecer calendário de divulgação anual.

Recursos: Equipe ACS

2) Criar e alimentar página do PLS na Internet - site transparência

Local: TJDFT

Responsável: SETIC/ACS/COGESA

Início: dez/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Avaliar se será criada nova página, ou se substituirá a página do Viver Direito;

- Criar links para os gráficos do BI;

- Manter a página atualizada;

- Divulgar para os públicos interno e externo (transparência).

Recursos: Equipe SERAGI/ACS/COGESA Sistema

3) Divulgar o Manual de Coleta Seletiva do TJDFT

Local: Intranet e Internet do TJDFT

Responsável: ACS

Início: mar/15

Conclusão: dez/15

Etapas:

- Agregar interatividade ao manual, para facilitar seu manuseio no site;

- Divulgar o manual aos públicos - corpo funcional, concessionários e parceiros.

Recursos: ACS; Preposto e funcionários empresa de limpeza e conservação; e Ofícios aos concessionários e parceiros para ciência e adequação

4) Manter as visitas às unidades para sensibilização in loco

Local: Todos os Fóruns

Responsável: COGESA

Início: Ação iniciada

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Sensibilizar os servidores quanto ao uso de recursos, consumo de materiais e descarte correto, e qualidade de vida;

- Implantar ""selos de reconhecimento"" nas unidades colaboradoras com a coleta seletiva;

- Divulgar as boas práticas das unidades no site.

Recursos: Servidores COGESA/CAM/NIC/NUBEC e ACS

5) Capacitar as equipes de limpeza quanto à coleta seletiva

Local: Todos os Fóruns

Responsável: COGESA

Início: mar-15

Conclusão: jul-16

Etapas:

- Propor ao SERTER e à Administração que alterem o RIA, no sentido de contemplar, nos projetos básicos e nos contratos, a previsão e estimativa de capacitações;

- orientação e sensibilização dos trabalhadores às políticas de responsabilidade socioambiental

Recursos: Servidores COGESA; Espaço do SEIF; Servidores SERTER (executor do contrato de limpeza); Preposto e funcionários empresa de limpeza; e Certificados

6) Inserir módulo sobre Sustentabilidade nas atividades educacionais da SEIF

Local: TJDFT

Responsável: SEIF/COGESA

Início: dez-15

Conclusão: dez-16

Etapas:

- Articular com as unidades envolvidas;

- Avaliar a viabilidade;

- Instituir calendário das capacitações.

Recursos: Equipe da COGESA e do SEIF

7) Divulgar o Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Local: Sede e Fóruns

Responsável: NIC/ACS

Início: jun/15

Conclusão: ação contínua

Etapas:

- Preparar Folder do Programa de Inclusão;

- Divulgação do Programa na Intranet/Internet e nos Fóruns.

Recursos: Equipe do NIC e ACS

 

10. VIGILÂNCIA

 

INDICADORES E METAS

Indicador: Valor inicial do posto
 

Fórmula

Valor total anual do contrato / Quantidade de postos

Unidade de medida

R$/postos

Unidade responsável pelos dados

SEST

Unidade responsável pelas metas

SEST

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

67.392,89

73.742,40

78.127,73

82.623,20

 

 

 

5,9%

5,8%

 

Indicador: Valor atual do posto
 

Fórmula

Valor total anual de repactuação / valor total anual de assinatura de contrato

Unidade de medida

Percentual

Unidade responsável pelos dados

SEST

Unidade responsável pelas metas

SEST

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

32,84%

17,02%

7,56%

11,32%

 

 

 

-55,59%

49,78%

 

PLANOS DE AÇÃO
 

1) Aperfeiçoar o sistema eletrônico de acesso aos prédios

Local: Todos os Fóruns

Responsável: SEST 

Início: jan/15

Conclusão: dez/15

Etapas:

- Atualizar Projeto Básico;

- Realizar o Procedimento Licitatório;

- Garantir o Orçamento para execução do Serviço;

- Instalar o Controle de Acesso integrado.

Recursos: R$ 8.300.000,00; Equipes da SEST, SEMA, SEOF, AJA

2) Concluir a implantação do CFTV

Local: Todos os Fóruns

Responsável: SEST

Início: jan/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Atualizar o Projeto Básico;

- Realizar o Procedimento Licitatório;

- Garantir o orçamento para execução do Serviço;

- Instalar o Sistema nas Unidades do Gama, Santa Maria, Sobradinho, Brazlândia, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Águas Claras e Recanto das Emas.

Recursos: R$  4.000.000,00; Equipes da SEST, SEOF, SEMA, AJA

3) Realizar estudo de viabilidade de redimensionamento da função de segurança.

Local: Todos os Fóruns

Responsável: SEST

Início: jan/16

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Aquisição de equipamentos (mínimo um rádio por agente com as novas tecnologias);

- Atualizar o Projeto Básico;

- Realizar o Procedimento Licitatório;

- Garantir o orçamento para execução do Serviço;

- Instalar o Sistema nas Unidades do Gama, Santa Maria, Sobradinho, Brazlândia, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Águas Claras e Recanto das Emas.

Recursos: R$  2.500.000,00; Equipes da SEST, SEOF, SEMA

 

11. LIMPEZA

INDICADORES E METAS

Indicador: Gasto de limpeza pela área
 

Fórmula

Valor anual do contrato / Total da área construída

Unidade de medida

R$/m²

Unidade responsável pelos dados

SEAP

Unidade responsável pelas metas

SEAP

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica (SEAP e SERANE)

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

55,03

63,73

74,73

72,68

 

 

 

17%

-3%

 

Indicador: Grau de repactuação
 

Fórmula

Valor total anual de repactuação / Valor total anual de assinatura de contrato

Unidade de medida

Percentual

Unidade responsável pelos dados

SEAP

Unidade responsável pelas metas

SEAP

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica

Série histórica e metas 

2013

2014

2015

2016

 

60,17%

19,43%

16,80%

11,32%

 

 

 

-13,54%

-32,62%

 

Indicador: Gasto com material de limpeza
 

Fórmula

Valor com aquisição de material de limpeza

Unidade de medida

R$

Unidade responsável pelos dados

-

Unidade responsável pelas metas

SEAP

Fonte de coleta

-

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

 

 

-

-

 

PLANOS DE AÇÃO

1) Otimização dos recursos empregados no contrato de limpeza (Contrato nº 159/2015)

Local: TJDFT

Responsável: SERTER

Início: mai/15

Conclusão: mai/16

Etapas:

- Estabelecer cronograma para a realização dos serviços de limpeza no âmbito do TJDFT

- Realizar estudos de otimização das práticas de serviço de limpeza, pra fins de possível redução contratual;

- Executar os serviços de limpeza aos sábados (redimensionando carga horária) em todos os Fóruns.

Recursos: Equipe do SERTER; Terceirizados - contrato de limpeza

 

12. TELEFONIA

 

INDICADORES E METAS

Indicador: Gasto médio do contrato de telefonia fixa
 

Fórmula

Valor da Fatura / Quantidade de Linhas

Unidade de medida

R$/linha

Unidade responsável pelos dados

SETEC

Unidade responsável pelas metas

SETEC

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

 

358,10

322,80

316,48

 

 

 

-10%

-2%

Observações

As metas de 2015 e 2016 consideram o reajuste de tarifas e inflação previstos dos períodos.

 

Indicador: Gasto médio do contrato de telefonia móvel
 

Fórmula

Valor da Fatura / Quantidade de Linhas

Unidade de medida

R$/linha

Unidade responsável pelos dados

SETEC

Unidade responsável pelas metas

SETEC

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

-

465,10

537,52

559,09

 

 

 

16%

4%

Observações

As metas de 2015 e 2016 consideram o reajuste de tarifas e inflação previstos dos períodos.

 

Indicador: Gasto total do contrato de telefonia fixa
 

Fórmula

Valor da fatura de telefonia fixa

Unidade de medida

R$

Unidade responsável pelos dados

SETEC

Unidade responsável pelas metas

SETEC

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

 

1.738.996,23

1.582.486,56

1.551.511,72

 

 

 

-9%

-2%

Observações

As metas de 2015 e 2016 consideram o reajuste de tarifas e inflação previstos dos períodos.

 

Indicador: Gasto total do contrato de telefonia móvel
 

Fórmula

Valor da fatura de telefonia móvel

Unidade de medida

R$

Unidade responsável pelos dados

SETEC

Unidade responsável pelas metas

SETEC

Fonte de coleta

Planilha Eletrônica

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

 

393.361,20

786.722,40

909.215,08

 

 

 

100%

16%

Observações

As metas de 2015 e 2016 consideram o reajuste de tarifas e inflação previstos dos períodos. O aumento do valor em 2015 se deve à aquisição de 700 tablets que serão destinados aos Oficiais de Justiça, para tornar o processo judicial mais célere, utilizando a rede de dados móveis.

 

PLANOS DE AÇÃO

1) Construir o Painel de Telefonia - Sistema de BI

Local: TJDFT

Responsável: SETEC

Início: set/15

Conclusão: jul/16

Etapas:

- Estudar a base de dados;

- Desenvolver o painel;

- Publicá-lo.

Recursos: Equipe SETEC

2) Rever a quota de telefonia e a política de senhas telefônicas (Portaria 554/2010)

Local: TJDFT

Responsável: SETEC

Início: out/15

Conclusão: jul/16

Etapas:

- Criar uma comissão para analisar a atual Portaria e propor novas soluções;

- Elaborar a minuta de uma nova Portaria;

- Submeter a Portaria à Alta Administração para análise e aprovação.

Recursos: Equipe SETEC

3) Estimular a Administração a adotar formas alternativas de comunicação (Whattsapp, Jabber)

Local: TJDFT

Responsável: SETEC/ACS

Início: nov/15

Conclusão: fev/16

Etapas:

- Elaborar tutorial para o Jabber - instalação/utilização;

- Elaborar campanha de divulgação junto à ACS.

Recursos: Equipe SETEC; Equipe ACS

4) Revisar a utilização das linhas diretas e ADSL dentro do TJDFT

Local: TJDFT

Responsável: SETEC

Início: out/15

Conclusão: dez/15

Etapas:

- Cancelar as linhas diretas e adsl utilizadas pela própria central de telefonia;

- Substituir a linhas diretas por ramais, de acordo com a possibilidade;

- Submeter à Alta Administração, para análise e apreciação, proposta de cancelamento desse tipo de serviço oferecido às autoridades.

Recursos: Equipe SETEC

13. COMBUSTÍVEL

INDICADORES E METAS

Indicador: Consumo de gasolina da frota oficial de veículos
 

Fórmula

Quantidade de Km rodados / Quantidade de litros de gasolina consumidos

Unidade de medida

Km/L

Unidade responsável pelos dados

SUTRA

Unidade responsável pelas metas

SUTRA

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

9,75

9,79

9,79

9,98

 

 

 

-

2%

 

Indicador: Consumo de etanol da frota oficial de veículos
 

Fórmula

Quantidade de Km rodados / Quantidade de litros de etanol consumidos

Unidade de medida

Km/L

Unidade responsável pelos dados

SUTRA

Unidade responsável pelas metas

SUTRA

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

10,06

10,31

10,31

10,52

 

 

 

-

2%

Observações

Adotou-se para o indicador o consumo dos carros Flex (Gasolina + Álcool).

 

Indicador: Consumo de diesel da frota oficial de veículos
 

Fórmula

Quantidade de Km rodados / Quantidade de litros de diesel consumidos

Unidade de medida

Km/L

Unidade responsável pelos dados

SUTRA

Unidade responsável pelas metas

SUTRA

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

5,11

4,97

4,97

5,07

 

 

 

-

2%

 

PLANOS DE AÇÃO

1) Instalação do Sistema de Telemetria nos veículos de serviço do TJDFT

Local: TJDFT

Responsável: SUTRA

Início: jul/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Estudar a viabilidade técnica e econômica da implantação do sistema de telemetria no TJDFT;

- Realizar o processo licitatório;

- Instalação do Sistema.

Recursos: Equipe da SUTRA; Investimento da ordem de R$ 2.000.000 (dois milhões) 

2) Implantação de equipe especializada em manutenção preventiva

Local: TJDFT

Responsável: SUTRA

Início: jan/15

Conclusão: jul/15

Etapas:

- Análise da viabilidade econômica e técnica da implantação da ação;

- Realizar processo licitatório.

Recursos: Equipe da Sutra; R$ 40.000 por mês

3) Criação de Portaria que estabeleça quota de consumo de combustível

Local: TJDFT

Responsável: SUTRA

Início: jan/16

Conclusão: mar/16

Etapas:

- Elaboração da minuta;

- Envio à Alta Administração para apreciação;

- Publicação.

Recursos: Equipe da SUTRA

4) Aperfeiçoamento do Painel do Sistema de BI

Local: TJDFT

Responsável: SUTRA

Início: out/15

Conclusão: mar/16

Etapas:

- Levantamento junto às áreas SERLAV, SERMAV, SERTRA e SUTRA das informações que são necessárias no dia a dia para o processo de tomada de decisão;

- Levantamento da base de dados;

- Confecção do painel.

Recursos: Equipe da SUTRA

 

14. VEÍCULOS 

INDICADORES E METAS

Indicador: Veículos para transporte de servidores
 

Fórmula

Quantidade de veículos para transporte de servidores, tramitação de documentos e demais atividades funcionais / Total de servidores

Unidade de medida

Veículo/servidor

Unidade responsável pelos dados

SUTRA

Unidade responsável pelas metas

SUTRA

Fonte de coleta

Sistema de BI (SUTRA) e Planilha Eletrônica (SERANE)

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

-

0,028

0,028

0,028

 

Indicador: Veículos para transporte de magistrados
 

Fórmula

Quantidade de veículos para transporte de magistrados / Total de magistrados

Unidade de medida

Veículo/magistrado

Unidade responsável pelos dados

SUTRA

Unidade responsável pelas metas

SUTRA

Fonte de coleta

Sistema de BI (SUTRA) e Planilha Eletrônica (SERANE)

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

-

0,708

0,708

0,67

 

 

 

-

-5,4%

 

Indicador: Gasto com manutenção dos veículos da frota
 

Fórmula

Valor da fatura do total dos contratos de manutenção / Quantidade de veículos

Unidade de medida

R$/veículo

Unidade responsável pelos dados

SUTRA

Unidade responsável pelas metas

SUTRA

Fonte de coleta

Sistema de BI

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

 

37.792,00

-

-

Observações

Nos contratos de manutenção dos veículos já estão incluídas as despesas com terceirizados, dentre eles motoristas, mecânicos e lavadores. Essas despesas representam 82,92% do valor total dos contratos. Não foi possível estabelecer meta para os anos de 2015 e 2016, tendo em vista que os contratos de manutenção dos veículos não foram integralmente executados.

 

PLANOS DE AÇÃO

1) Oferecer mais linhas de transporte funcional (ônibus)

Local: TJDFT

Responsável: SUTRA

Início: out/05

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Levantar a necessidade de novas linhas, amenizando assim o problema com estacionamento e deslocamento;

- Propor à administração a aquisição de novos veículos.

Recursos: Equipe da SUTRA; R$ 2.000.000 (5 novas linhas)

2) Compartilhamento de veículos por magistrados (Portaria 41/2009)

Local: TJDFT

Responsável: SUTRA

Início: jan/16

Conclusão: mar/16

Etapas:

- Elaborar estudo que demonstre o impacto da não aplicabilidade da Portaria 41/2009;

- Levar ao conhecimento da Alta Administração.

Recursos: Equipe da SUTRA

3) Quarteirização da prestação de serviço de mecânica

Local: TJDFT

Responsável: SUTRA

Início: jan/15

Conclusão: fev/16

Etapas:

- Análise da viabilidade econômica e técnica da implantação da ação;

- Realizar processo licitatório.

Recursos: Equipe da SUTRA

 

15. LAYOUTS

 

INDICADORES E METAS

Indicador: Valor gasto com reformas nas unidades
 

Fórmula

Valor gasto com reformas nas unidades no ano vigente / Valor gasto com reformas no ano anterior

Unidade de medida

Índice

Unidade responsável pelos dados

SERGEM

Unidade responsável pelas metas

SEAP/SUMAN

Fonte de coleta

SIPADWEB

Série histórica e metas

2013

2014

2015

2016

 

 

 

-

10% a menos do que em 2015

Observações

Valor gasto = Custo (R$) Efetivo referente a alteração de Layouts

Não há valores apurados em 2014, por isso, não será estabelecida meta pra 2015. PENDÊNCIA: SÉRIE HISTÓRICA

 

PLANOS DE AÇÃO

1) Instituir, por Resolução, critérios e requisitos de alteração de layout (alteração de lotação de referência, prazo temporal mínimo e prazo de garantia do mobiliário)

Local: TJDFT

Responsável: COB; COPAT; SEAP

Início: set/15

Conclusão: jan/15

Etapas:

- Elaborar proposta de minuta de Portaria;

- Criar banco de dados para facilitar a verificação dos critérios a serem adotados;

- Envio da proposta para apreciação da Administração Superior;

- Divulgação dos critérios pela ACS.

Recursos: Equipes COB, COPAT, SEAP, SEG, ACS, PRESIDÊNCIA, CORREGEDORIA, VICE PRESIDÊNCIA E SEGUNDA VICE-PRESIDÊNCIA

2) Incluir unidades (COB, SEAP, COPAT, SETEC e SETIC) nos processos de planejamento para alterações da estrutura organizacional, criação de varas, implantação de novos Fóruns e alterações na lotação de referência

Local: TJDFT

Responsável: COB; SEAP; COPAT; SETEC; SETIC

Início: dez/15

Conclusão: mai/16

Etapas:

- Verificar como se dão os processos de planejamento para criação de varas, implantação de novos Fóruns e alterações na lotação de referência;

- Realizar levantamento de dados e informações para embasamento da solicitação;

- Elaborar solicitação formal.

Recursos: Equipes, COB, SEAP, COPAT, SETEC, SETIC, SEG, CORREGEDORIA, PRESIDÊNCIA, VICE-PRESIDÊNCIA, SEGUNDA VICE-PRESIDÊNCIA e SERH

3) Aperfeiçoar os sistemas para alteração de layout

Local: TJDFT

Responsável: NUP; SERGEM; SEGD; SUMAN

Início: ago/14

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Prever a inclusão de todas as demandas;


- Adequar o fluxo às Portarias relacionadas;

- Criar mecanismo de adiantamento de fluxo para demandas urgentes;

- Verificar possibilidade de simplificar/agilizar a inserção de dados e documentos;

- Verificar a possibilidade de melhorar/facilitar a pesquisa e obtenção de dados;

- Elaborar e divulgar manual do solicitante;

- Verificar a possibilidade de criar uma página específica para o acompanhamento da solicitação; e

- Acréscimo do valor da mão de obra na Ordem de Serviço no SIGMA.

Recursos: Equipes COB, SEAP, SEGD, ACS, SETI, SETEC

4) Criar painel de BI com informações de reforma

Local: TJDFT

Responsável: COB; COPAT; SEAP

Etapas:

- Participar de capacitação do QlikView;

- Adequar a base de dados do setor;

- Levantar as necessidades de informações (dados) e sua importância na tomada de decisão;

- Elaborar os QVD's (base de dados);

- Elaborar os Painéis.

Recursos: Equipes da COB, COPAT, SEAP, GESIRH e COGESA

5) Dar transparência às informações referentes ao gasto com reforma e ao andamento dos respectivos processos e divulgar para todo o TJDFT

Local: TJDFT

Responsável: SEGD, SERSIA, NUP, SERGEM, ACS

Início: Iniciada

Conclusão: nov/15

Etapas:

- Criar relatório estatístico atualizável em que seja possível consultar o valor total final gasto com reformas, por unidade e ao todo, durante período determinado;

- Definir unidades responsáveis pela consolidação e divulgação dos dados periodicamente, oferecendo a devida capacitação;

- Incluir links na intranet e página de login SIPADWEB;

- Dar ampla divulgação;

- Verificar a necessidade de ajustes.

Recursos: Equipes do SERSIA  e SEGD (desenvolvimento de relatório estatístico, com base nos formulários de layout preenchidos no SIPADWEB); NUP e SERGEM - unidades responsáveis pelo FE de alteração de layout; ACS - divulgação

6) Incluir a temática de sustentabilidade na formação de servidores e magistrados

Local: TJDFT

Responsável: COGESA; SEIF

Início: out/15

Conclusão: dez/16

Etapas:

- Avaliação da viabilidade e relevância pela SEIF;

- Inclusão da ação educacional no Plano de Ações da Escola de Administração Judiciária (definição da carga horária e calendário);

- Preenchimento do Plano Instrucional da ação educacional;

- Execução das ações;

- Publicação de manual de sustentabilidade no site do Viver Direito como material de consulta;

- Avaliação de reação dos públicos e retroalimentação do sistema.

Recursos: Equipes da SEIF e COGESA; Estrutura da SEIF

Observação: Resolução republicada para retificação da data.

Onde se lê: RESOLUÇÃO 004 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015

Leia-se:  RESOLUÇÃO 004 DE 18 DE JANEIRO DE 2016