Resolução 4 de 18/01/2016
Poder Judiciário da União
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios
Gabinete da Presidência
RESOLUÇÃO 4 DE 18 DE JANEIRO DE 2016
Aprova o Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – PLS-TJDFT.
O TRIBUNAL PLENO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS, no exercício de sua competência legal e em virtude do contido no Processo Administrativo 19.884/2015,
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar o Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – PLS-TJDFT, o qual é composto por:
I – responsabilidades, prazos e metodologia de implementação e de revisão do Plano;
II – atualização do inventário de bens e materiais do TJDFT adquiridos, utilizando-se de critérios de sustentabilidade;
III – práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços;
IV – indicadores, metas e planos de ação;
V – definição de relatório de monitoramento para avaliar os resultados do Plano;
VI – ações de divulgação, conscientização e capacitação.
Art. 2º Ao final de cada ano, será elaborado relatório de desempenho do PLS-TJDFT com a consolidação dos resultados alcançados, a evolução do desempenho dos indicadores e a identificação das ações a serem desenvolvidas ou modificadas para o ano subsequente.
Art. 3ºAlterações no PLS-TJDFT podem ser promovidas por portaria conjunta do Presidente, do Primeiro Vice-Presidente, do Segundo Vice-Presidente e do Corregedor, ad referendum do Tribunal Pleno.
Parágrafo único. As propostas de alterações serão encaminhadas pela Comissão Gestora do PLS-TJDFT.
Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.
Desembargador GETÚLIO DE MORAES OLIVEIRA
Presidente
Republicada
Este texto não substitui o disponibilizado no DJ-e de 22/01/2016, Edição N. 15, Fls. 05-43. Data de Publicação: 25/01/2016
ANEXO I
APRESENTAÇÃO
O Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – PLS-TJDFT é um instrumento vinculado ao Plano Estratégico do TJDFT – PE 2015-2020, com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução, mecanismos de diagnóstico e monitoramento, bem como avaliação de resultados, que permitem estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade que objetivem mais eficiência dos gastos públicos e da gestão dos processos de trabalho, considerando a visão sistêmica do TJDFT.
O PLS-TJDFT foi elaborado em atendimento à Resolução 201, de 3 de março de 2015, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, a qual dispõe sobre a criação e as competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário, bem como sobre a implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável – PLS.
No Poder Público, os Planos de Gestão de Logística Sustentável foram originalmente instituídos pelo Decreto 7.746, de 5 de junho de 2012, como ferramentas de planejamento para permitir aos órgãos e entidades estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública.
A Portaria Conjunta 53 de 2015, entre outras providências, criou a Comissão Gestora do PLS-TJDFT e quatro Grupos Executivos, responsáveis por propor e executar os planos de ação visando à implantação do PLS no âmbito do TJDFT. Os membros da Comissão Gestora foram designados pela Portaria GPR 1.006 de 2015.
O conceito de sustentabilidade está relacionado à contiguidade de fatores econômicos, sociais, culturais e ambientais. Seguindo essa lógica, o desenvolvimento sustentável, por sua vez, edifica-se em três eixos: o da responsabilidade ambiental, o da responsabilidade social com valorização do capital humano e o do consumo responsável. Nesse viés, a visão de futuro passa a ser compartilhada entre os gestores das unidades, os quais assumem as responsabilidades sobre os resultados apresentados pelo TJDFT à sociedade, vislumbrando um desempenho economicamente viável, socialmente justo e de menor impacto ambiental.
Visando consolidar a mudança de paradigmas, a implantação de novos modelos de gestão e o fortalecimento das práticas de sustentabilidade na atuação deste Tribunal, o PLS-TJDFT estabelece-se como uma ferramenta de tomada de decisão, assim como todo instrumento de planejamento, no sentido de consolidar o engajamento com o desenvolvimento sustentável; o compromisso com a transparência; a eficiência dos gastos públicos administrativos; e a valorização das boas práticas de gestão, já há muito presente nesta Casa.
PERÍODO DE VALIDADE E ABRANGÊNCIA
O PLS-TJDFT compreende o período de 2015 a 2020, com metas definidas nesta primeira edição para os anos de 2015 e 2016. Os indicadores serão continuamente monitorados e o Plano será revisado e reeditado anualmente para que metas e ações sejam definidas para os anos posteriores. Caso seja verificada a necessidade, novos indicadores poderão ser criados.
As ações, indicadores e metas apontados neste documento foram definidos baseando-se no PE 2015-2020 e alcançam todas as unidades organizacionais do Tribunal, direta ou indiretamente envolvidas nas responsabilidades e ações constantes no Plano.
METODOLOGIA
A elaboração do PLS-TJDFT é resultado de trabalho conjunto realizado pelas seguintes unidades: Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica – SEPG e Subsecretaria de Orientação Estratégica – SUORE, por meio do Serviço de Planejamento Institucional – SERPIN e do Serviço de Análise Estatística – SERANE; Coordenação de Gestão Socioambiental – COGESA; Comissão Gestora do PLS-TJDFT e os quatro Grupos Executivos.
O Plano resulta do engajamento individual e coletivo dos gestores representantes dos Grupos Executivos e da Comissão Gestora, que contribuíram com suas visões, conhecimentos e experiências para a avaliação sistêmica de cada um dos indicadores e para a propositura de metas e ações relacionadas.
A metodologia para a elaboração do PLS-TJDFT seguiu os seguintes passos:
- envio pela SEPG das fichas dos indicadores do Anexo I da Portaria Conjunta 53 de 2015 para as unidades responsáveis por cada indicador, com a série histórica disponível, visando à proposição de metas e planos de ação para cada indicador;
- participação conjunta da SEPG e da COGESA em reuniões com os Grupos Executivos para orientação e validação das metas propostas, bem como apresentação do instrumento utilizado no detalhamento dos planos de ação;
- envio dos planos de ação detalhados pelas unidades responsáveis, com base no instrumento elaborado e disponibilizado pela SEPG;
- apreciação do inventário de bens e materiais, com critérios de sustentabilidade;
- realização de reunião para o planejamento da campanha do PLS-TJDFT, com a participação da SEPG, COGESA e ACS;
- avaliação e validação pela Comissão Gestora do PLS-TJDFT;
- elaboração da minuta de Resolução para a aprovação do PLS-TJDFT pelo Tribunal Pleno.
IDENTIFICAÇÃO DO REFERENCIAL ESTRATÉGICO
O PLS-TJDFT está alinhado ao objetivo estratégico do PE 2015-2020 de “Fomentar e aperfeiçoar as práticas de sustentabilidade social, ambiental e econômica”; que possui como iniciativa a sua implantação. Para mensurar o alcance desse objetivo, foi estabelecido o indicador “Índice de execução do plano de logística sustentável”, aferido pela média do grau de cumprimento das metas individuais dos indicadores do PLS.
O conteúdo do PLS-TJDFT correlaciona-se com as políticas voltadas à concretização da Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o período 2015-2020 – Estratégia Judiciário 2020 – ao considerar o conteúdo temático dos Macrodesafios do Poder Judiciário: “Aperfeiçoamento na Gestão de Custos” e “Instituição da Governança Judiciária”.
MONITORAMENTO
Em atendimento à Resolução 201, de 2015, do CNJ, a Coordenação de Gestão Socioambiental – COGESA, será a unidade responsável pelo monitoramento dos indicadores do PLS-TJDFT, com base nos sistemas eletrônicos de dados do Tribunal, e pelo encaminhamento das informações à SEPG para subsidiar a aferição do indicador “Índice de Execução do Plano de Logística Sustentável” do PE 2015-2020.
Cabe às unidades responsáveis pelo cadastramento dos dados que compõem os indicadores do PLS-TJDFT a responsabilidade de mantê-los atualizados, utilizando-se dos sistemas eletrônicos disponibilizados pelo Órgão.
RELATÓRIO DE DESEMPENHO DO PLS-TJDFT
O relatório de desempenho do PLS-TJDFT deverá ser elaborado e encaminhado à SEPG ao final de cada ano e deverá conter a consolidação dos resultados alcançados, a evolução do desempenho dos indicadores e a identificação das ações a serem desenvolvidas ou modificadas para o ano subsequente.
A SEPG irá auxiliar a Comissão Gestora do PLS-TJDFT e a COGESA na organização das informações referentes ao desempenho dos indicadores do PLS-TJDFT, a fim de subsidiar a COGESA na elaboração do relatório de desempenho.
AÇÕES DE DIVULGAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO
O TJDFT promove constantemente ações de sensibilização e conscientização com foco na responsabilidade socioambiental e no consumo consciente, por meio de campanhas de divulgação desenvolvidas pela ACS. Espera-se que a sensibilização acerca desses temas ultrapasse os limites institucionais.
A implantação dos padrões de sustentabilidade depende diretamente da conscientização sobre a necessária mudança de paradigmas e de cultura dos magistrados, servidores e dos diversos públicos que frequentam o TJDFT.
Para evitar possíveis fontes de desperdícios, foram criados adesivos indicando o uso consciente do ar-condicionado, colados nos controles remotos e nas esquadrias de janela; adesivos nos interruptores de energia elétrica; avisos de lavagem de carro para carros oficiais com espaço para identificação da última higienização; entre outras peças de endomarketing.
De forma geral, as campanhas visam conscientizar sobre a importância de que cada um deve fazer a sua parte; estimular o consumo consciente; preservar o meio ambiente; e agregar à imagem do TJDFT o conceito de órgão sustentável, com repercussão positiva nos seus diversos públicos e órgãos.
ANEXO II
INDICADORES, METAS E PLANOS DE AÇÃO
1. PAPEL
INDICADORES E METAS
Indicador: Consumo de papel (branco)
Fórmula |
Quantidade (resmas) de papel branco utilizada |
|||
Unidade de medida |
Quantidade de resmas |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COBEC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEMA, CSG |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
2.054 |
49.797 |
79.946 |
79.946 |
Observações |
O aumento de consumo para 2015 se deve à substituição do papel reciclado pelo papel branco com certificação de origem (FSC), a partir de junho de 2014. |
Indicador: Gasto com aquisição de papel (branco)
Fórmula |
Valor gasto com a compra de papel branco (R$) |
|||
Unidade de medida |
R$ |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COBEC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEMA, CSG |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
18.898,44 |
429.051,91 |
689.933,12 |
809.851,97 |
Observações |
O aumento de gasto para 2015 se deve à substituição do papel reciclado pelo papel branco com certificação de origem (FSC), a partir de junho de 2014. |
Indicador: Consumo de papel reciclado
Fórmula |
Quantidade de (resmas) de papel reciclado |
|||
Unidade de medida |
Quantidade de resmas |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COBEC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEMA, CSG |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
83.234 |
36.631 |
0 |
0 |
Observações |
O papel reciclado deixou de ser utilizado no TJDFT a partir de junho de 2014. |
Indicador: Gasto com aquisição de papel reciclado (R$)
Fórmula |
Valor gasto com a compra de papel reciclado |
|||
Unidade de medida |
R$ |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COBEC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEMA, CSG |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
796.733,46 |
340.367,15 |
0,00 |
0,00 |
Observações |
O papel reciclado deixou de ser utilizado no TJDFT a partir de junho de 2014. |
Indicador: Consumo total de papel branco e reciclado
Fórmula |
Quantidade de (resmas) de papel branco e reciclado |
|||
Unidade de medida |
Quantidade de resmas |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COBEC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEMA, CSG |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
85.738 |
86.428 |
79.946 |
79.946 |
|
|
|
-7,5% |
- |
PLANOS DE AÇÃO
1) Revisar os procedimentos de reprografia
Local: Todos os Fóruns
Responsável: CSG, NUER
Início: jan/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Revisar a Portaria GPR 613/2006;
- Implantar o autosserviço;
- Implantar o SIPADWEB no Fórum de Brasília;
- Implantar o SIPADWEB nos demais Fóruns;
- Implantar o QlikView para monitoramento.
Recursos: Equipes da CSG, do NUER, da SEGD, e do GESIRH
2) Estabelecer padrão frente e verso para reprografia
Local: Fóruns com reprografia
Responsável: CSG, NUER
Início: set/15
Conclusão: abr/16
Etapas:
- Normatizar padrão frente e verso para reprografia;
- Incluir opção no Formulário SIPADWEB;
- Orientar os operadores.
Recursos: Equipes da CSG, do NUER, e da SEGD
3) Adequar o fornecimento à demanda processual
Local: Sede e Fóruns
Responsável: COBEC / SEG / ACS
Início: jan/16
Conclusão: jul/16
Etapas:
- Realizar estudo da demanda processual por unidade judicial;
- Atualizar os normativos relacionados;
- Ajustar sistema para novos procedimentos;
- Divulgar novos procedimentos para o fornecimento de papel;
- Acompanhar as solicitações.
Recursos: Equipes COBEC, SEG, CORREGEDORIA, ACS
4) Adequar os sistemas para recebimento eletrônico
Local: Sede e Fóruns
Responsável: COBEC / SEG / ACS
Início: jan/16
Conclusão: jul/16
Etapas:
- Elaborar relatório com economia de papel prevista;
- Atualizar os normativos relacionados;
- Divulgar procedimento para o recebimento eletrônico no sistemas ASI;
- Adquirir suporte tecnológico para separação dos materiais requisitados (palm ou similar).
Recursos: Equipes COBEC, SEG e ACS – Orçamento: R$ 2.500,00
5) Padronizar configuração das impressoras para imprimir frente e verso
Local: Sede e Fóruns
Responsável: SURAT
Início: nov/15
Conclusão: jul/16
Etapas:
- Realizar a configuração manual das impressoras para o modo frente e verso (caso não seja possível remotamente);
- Divulgar via ACS comunicado sobre a mudança da configuração das impressoras, abrindo oportunidade para tratar as exceções;
- Realizar levantamento da quantidade de impressoras que ainda continuam fora da configuração.
Recursos: Equipe SURAT
6) Implantar envio automático de e-mail ao gestor para solicitações de material realizadas (valor do pedido, comparação entre meses, etc.)Local:
Sede e Fóruns
Responsável: SURAT / COBEC / ACS
Início: set/15
Conclusão: mar/16
Etapas:
- Criar painel do QlikView com informações de bens de consumo (papel);
- Integrar dados do QlikView com o envio de e-mails;
- Divulgar nova metodologia aos gestores.
Recursos: Equipes COBEC, SURAT e ACS
7) Expandir o PJe
Local: Sede e Fóruns
Responsável: SEPJE
Início: jan/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Seguir o cronograma aprovado pelo Comitê do PJE/TJDFT para 2016-2018;
- Articular com as áreas responsáveis pela infraestrutura física e tecnológica do PJE (Sala Cofre e Redundância), conforme cronograma acima.
Recursos: Equipe SEPJE
8) Substituir tramitação de Processos Administrativos em meio físico para o meio eletrônico utilizando o SIPADWEB
Local: TJDFT
Responsável: SEGD, SERSIA, SERSOP, SERSAB, SERMAD, SERPLA
Início: Iniciada
Conclusão: 12/2016*
Etapas:
- Levantar impacto de recursos computacionais para a substituição de tramitação de todos os novos Processos Administrativos – PAs em meio físico para o meio eletrônico utilizando o SIPADWEB;
- Adquirir/preparar recursos computacionais existentes para permitir a tramitação de PAs em meios eletrônicos;
- Definir e homologar fluxos e tarefas básicas que permitam o trâmite inicial de Processos Administrativos Eletrônicos – PA-es;
- Elaborar cronograma de implantação de PAs físicos em meios eletrônicos;
- Implantar, acompanhar e corrigir eventuais problemas na implantação dos novos PA-es.
Recursos: Equipe da SEGD, SERSIA, SERSOP, SERSAB, SERMAD e SERPLA
*A data de conclusão depende da suficiência dos recursos tecnológicos do Tribunal para implantação do SIPADWeb na tramitação de todos os PA-es.
9) Implementar o envio da frequência por meio eletrônico
Local: Todos os Fóruns
Responsável: GESIRH
Início: jan/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Identificar alterações necessárias no sistema e na portaria vigente;
- Implantar alterações no sistema;
- Publicar alterações da portaria regulamentando o novo modo de envio eletrônico;
- Comunicar gestores e servidores quanto ao novo funcionamento.
Recursos: Equipes do GESIRH e SEREGI
2. DESCARTÁVEIS
INDICADORES E METAS
Indicador: Consumo per capita de copos de 200 ml descartáveis
Fórmula |
Quantidade (centos) de copos de 200 ml utilizados / Força de Trabalho Total |
|||
Unidade de medida |
Quantidade de centos/pessoa |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COBEC, SERANE |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEMA, COBEC, SEAP |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI (COBEC) e Planilha Excel (SERANE) |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
3,12 |
3,33 |
3,33 |
3,10 |
|
|
|
|
-7% |
Indicador: Gasto com aquisição de copos de 200 ml
Fórmula |
Valor gasto com a compra de copo 200 ml |
|||
Unidade de medida |
R$ |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COBEC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEMA, COBEC, SEAP |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
64.321,73 |
73.812,89 |
81.938,97 |
86.785,68 |
|
|
|
11% |
6% |
Observações |
A meta de 2015 corresponde ao consumo de 38.468 copos (centos) no valor de R$ 2,13. A meta de 2016 corresponde ao consumo de 36.312 copos (centos) no valor de R$ 2,39. |
Indicador: Consumo per capita de copos de 50 ml descartáveis
Fórmula |
Quantidade (centos) de copos de 50 ml utilizados /Força de trabalho total |
|||
Unidade de medida |
Quantidade de centos/pessoa |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COBEC, SERANE |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEMA, COBEC, SEAP |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI (COBEC) e Planilha Excel (SERANE) |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
0,70 |
0,72 |
0,72 |
0,72 |
Indicador: Gasto com aquisição de copos de 50 ml
Fórmula |
Valor gasto com a compra de copo 50 ml |
|||
Unidade de medida |
R$ |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COBEC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEMA, COBEC, SEAP |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
8.320,05 |
9.033,77 |
9.832,94 |
10.741,66 |
|
|
|
9% |
9% |
Observações |
A meta de 2015 corresponde ao consumo de 8.333 copos (centos) no valor de R$ 1,18. A meta de 2016 corresponde ao consumo de 8.458 copos (centos) no valor de R$ 1,27. |
Indicador: Gasto total com aquisição de copos descartáveis
Fórmula |
Valor com a compra de copos descartáveis (200 ml + 50 ml) |
|||
Unidade de medida |
R$ |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COBEC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEMA, COBEC, SEAP |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI (COBEC) |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
72.641,78 |
82.846,66 |
91.771,91 |
97.527,34 |
|
|
|
11% |
6,3% |
Indicador: Consumo de água envasada em embalagens plásticas (com e sem gás)
Fórmula |
Quantidade (unidades) de garrafas descartáveis consumidas |
|||
Unidade de medida |
Unidade de garrafa |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COBEC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEMA, COBEC, SEAP |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI (COBEC) |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
501.468 |
450.240 |
382.704 |
344.433 |
|
|
|
-15% |
-10% |
Indicador: Consumo de garrafões de água de 20 litros
Fórmula |
Quantidade (unidades) de garrafões de água de 20 litros |
|||
Unidade de medida |
Unidade de garrafões |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COBEC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEMA, COBEC, SEAP |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
53.008 |
42.211 |
31.658 |
23.743 |
|
|
|
-25% |
-25% |
Indicador: Gasto com aquisição de água envasada em embalagem plástica (com e sem gás)
Fórmula |
Valor gasto com a compra de garrafinhas plásticas (com e sem gás) |
|||
Unidade de medida |
R$ |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COBEC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEMA, COBEC, SEAP |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
209.175,44 |
234.278,47 |
251.812,35 |
272.653,09 |
|
|
|
7% |
8% |
Observações |
Meta de 2015 = (324.471 c/ gás x R$ 0,61) + (61.233 s/ gás x R$ 0,88). |
Indicador: Gasto com aquisição de garrafões de água de 20 litros
Fórmula |
Valor gasto com a compra de garrafões de 20 litros |
|||
Unidade de medida |
R$ |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COBEC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEMA, COBEC, SEAP |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
138.355,26 |
196.974,48 |
178.867,70 |
156.941,23 |
|
|
|
-9% |
-12% |
Observações |
A meta de 2015 corresponde ao consumo de 31.658 garrafões no valor unitário de R$ 5,65. A meta de 2016 corresponde ao consumo de 23.743 garrafões no valor unitário de R$ 6,61. |
PLANOS DE AÇÃO
1) Redefinir procedimento de envio de copos plásticos para as copas
Local: Sede e Fóruns
Responsável: SEMA/SERCOZ
Início: set/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Mapear atividades das copas;
- Orientar todos os responsáveis pelas copas;
- Enviar copos plásticos diretamente às copas com base nos quantitativos estabelecidos em Portaria.
Recursos: Equipes da SEMA e SERCOZ
2) Implantar envio automático de e-mail ao gestor para solicitações de material realizadas (valor do pedido, comparação entre meses etc.)
Local: Sede e Fóruns
Responsável: SURAT/COBEC/ACS
Início: set/15
Conclusão: mar/16
Etapas:
- Criar painel do QlikView com informações de bens de consumo (copos plásticos);
- Integrar dados do QlikView com o envio de e-mails;
- Divulgar nova metodologia aos gestores.
Recursos: Equipes COBEC, SURAT e ACS
3) Diminuir as aquisições de garrafões de água
Responsável: COBEC/COPAT/SEG/SEAP/COB/ACS
Início: out/15
Conclusão: mar/16
Etapas:
- Instalar filtros de parede nas unidades definidas pela SEAP;
- Regulamentar a obrigatoriedade de devolução do garrafão e do bebedouro quando do recebimento dos purificadores;
- Recolher garrafões nas unidades;
- Recolher bebedouros nas unidades;
- Incluir, nos novos projetos de construção de prédios e fóruns do TJDFT, bem como no caso de reformas das edificações, a previsão de pontos hidráulicos em todos os setores e corredores.
Recursos: Equipes da COBEC, COPAT, SEG, SEAP, COB e ACS
4) Extinção do fornecimento de água mineral com gás (garrafas de 500 ml)
Local: Sede e Fóruns
Responsável: SEMA/SEG/ACS
Início: jan/16
Conclusão: jun/16
Etapas:
- Obter autorização/regulamentar suspensão do fornecimento;
- Divulgar a extinção do fornecimento;
- Finalizar o estoque existente;
- Retirar o item do catálogo.
Recursos: Equipes da SEMA, SEG e ACS
5) Extinguir o fornecimento de água mineral sem gás (garrafas de 500 ml)
Local: Sede e Fóruns
Responsável: SEMA/SEG/ACS
Início: jul/16
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Obter autorização/regulamentar suspensão do fornecimento;
- Divulgar a extinção do fornecimento;
3) Finalizar o estoque existente;
4) Retirar o item do catálogo.
Recursos: Equipes da SEMA, SEG e ACS
6) Instalar bebedouros de pressão na áreas comuns de todos os fóruns do TJDFT, observando a viabilidade
Local: Sede e Fóruns
Responsável: SEAP/COPAT
Início: jan/16
Conclusão: jun/16
Etapas:
- Determinar locais de instalação dos bebedouros;
- Realizar licitação para a aquisição dos bebedouros;
- Realizar a instalação dos bebedouros.
Recursos: Equipes da SEAP e COPAT
3. IMPRESSÕES
INDICADORES E METAS
Indicador: Impressão de documentos totais
Fórmula |
Quantidade Total de Impressão / Força de Trabalho Total |
|||
Unidade de medida |
Impressão/pessoa |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SETIC, SERANE |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SETIC, SETEC |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI (SETIC) e Planilha Excel (SERANE) |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
- |
4.463 |
4.016 |
3.614 |
|
|
|
-10% |
-10% |
Observações |
Força de Trabalho Total = Magistrados, Servidores, Terceirizados, Estagiários e Conciliadores. |
Indicador: Equipamentos instalados
Fórmula |
Quantidade de Equipamentos Instalados / Quantidade de Unidades de Trabalho |
|||
Unidade de medida |
Equipamentos/Unidade |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SETIC e SERH |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SETIC |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI e STARH |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
- |
2,52 |
2,52 |
2,40 |
|
|
|
|
-5% |
Indicador: Performance dos equipamentos instalados (Índice de ociosidade baseada na capacidade máxima de impressão)
Fórmula |
Quantidade Total de Impressões / Quantidade de Equipamentos Instalados |
|||
Unidade de medida |
Impressões/Equipamento |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SETIC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SETIC |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
26.494 |
23.844 |
20.744 |
|
|
|
-10% |
-13% |
Indicador: Gasto com aquisição de suprimentos
Fórmula |
Valor gasto com a compra de suprimentos |
|||
Unidade de medida |
R$ |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SETIC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SETIC |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
156.579,74 |
105.848,15 |
42.339,26 |
42.339,26 |
|
|
|
-60% |
|
Indicador: Gasto com aquisição de impressoras
Fórmula |
Valor gasto com a compra de equipamentos de impressão |
|||
Unidade de medida |
R$ |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SETIC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SETIC |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
7.584,85 |
- |
- |
9.860,31 |
Observações |
A meta de 2016 corresponde à aquisição de impressoras para a equipe da Justiça Volante. |
Indicador: Gasto com o contrato de outsourcing (equipamento + manutenção + impressão por folha + suprimento)
Fórmula |
Valor gasto com o posto de impressão |
|||
Unidade de medida |
R$ |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SETIC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SETIC |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
2.615.873,34 |
3.274.246,74 |
2.946.822,07 |
2.652.139,86 |
|
|
|
-10% |
-10% |
PLANOS DE AÇÃO
1) Remanejar equipamentos subutilizados. Alteração da Portaria Conjunta 37/2013 que permita o recolhimento de equipamentos subutilizados.
Local: Sede e Fóruns
Responsável: SEG/SETIC
Início: jan/16
Conclusão: jun/16
Etapas:
- Definir critérios de subutilização;
- Alterar a Portaria e comunicar usuários internos;
- Informar aos usuários o novo critério via ACS;
- Comunicar a empresa sobre as alterações que serão feitas, para fins de registro em sistema;
- Remanejamento ou nova instalação em projetos. Para setores novos da SEG, Corregedoria, ou 1ª e 2ª Vice, será feito pela empresa de acordo com as informações dos executores do contrato.
Recursos: SEG/CORREGEDORIA/1 E 2 VICES/SETIC/COGESA
2) Estipular cotas diárias de número de impressões/cópias para determinadas categorias no TJDFT (estagiários/terceirizados)
Local: Sede e Fóruns
Responsável: SEG/SETIC
Início: jan/15
Conclusão: jun/16
Etapas: )
- Definir junto à Administração Superior as cotas dos perfis;
- Alterar a Portaria 37/2013;
- Informar os usuários sobre a mudança;
- Informar à contratada para alterar o sistema papercut, para limitar o número de impressões de acordo com o que for definido.
Recursos: SEG/SETIC/COGESA
3) Diminuição de impressoras coloridas no parque do TJDFT.
Local: Sede e Fóruns
Responsável: SEG/SETIC
Início: jan/15
Conclusão: jun/16
Etapas:
- Definir os usuários de impressoras coloridas;
- Alteração da Portaria 37/2013;
- Informar os antigos usuários de impressoras coloridas sobre a mudança;
- Recolhimento das impressoras dos usuários pela Contratada.
Recursos: PRESIDÊNCIA/SEG/SETIC/COGESA
4) Diminuir número de impressoras dos Juizados que já possuem o PJ-e há mais de 12 meses
Local: Sede e Fóruns
Responsável: SEG/SETIC
Início: jan/16
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Informar à SEG;
- Comunicar aos cartórios (juízes);
- Recolhimento de impressora para usar em novos projetos da Corregedoria (a contratada retira os equipamentos, podendo deixar uma no cartório e uma para o magistrado).
Recursos: SEG/CORREGEDORIA/1 E 2 VICES/SETIC/COGESA
4. PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO
INDICADORES E METAS
Indicador: Relação entre processos digitais e processos físicos nas unidades (1º ao 7º JECBSB)
Fórmula |
Quantidade de processos eletrônicos em tramitação / Quantidade total (eletrônicos + físicos) de processos em tramitação |
|||
Unidade de medida |
Índice |
|||
Unidade responsável pelos dados |
NUEST |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEPJE |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
0,27 |
0,90 |
1,00 |
|
|
|
233% |
11% |
Indicador: Consumo nas unidades com PJe (1º ao 7º JECBSB)
Fórmula |
Valor (R$) gasto por unidade com Resmas + Capas de Processo + Capa Plástica + Caixa de arquivo + Plástico para apenso + Valor R$ gasto com Impressões / Quantidade total (eletrônicos + físicos) de processos em tramitação |
|||
Unidade de medida |
R$/processo |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COBEC, SETIC, NUEST |
|||
Unidade responsável pelas metas |
COBEC, SEPJE |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
- |
0,53 |
0,28 |
0,20 |
|
|
|
-47% |
-29% |
Indicador: Sensibilização dos Servidores das unidades com Processo Judicial Eletrônico
Fórmula |
Quantidade de servidores capacitados / Quantidade total servidores nas unidades com PJE |
|||
Unidade de medida |
Índice |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SEIF, SERH |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEPJE, COGESA |
|||
Fonte de coleta |
SICAP (SEIF) e STARH (SERH) |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
|
1 |
1 |
PLANOS DE AÇÃO
1) Implantar a integração do sistema E-carta com o PJe
Local: Fórum Leal Fagundes
Responsável: SEPJE/CNJ
Início: 15/10/2015
Conclusão: fev/16
Etapas:
- Levantamento de requisitos;
- Desenvolver as funcionalidades;
- Homologação técnica das funcionalidades;
- Homologação negocial das funcionalidades;
- Testes de integração entre o PJe e o E-Carta;
- Integrar na versão nacional do PJe.
Recursos: Equipes SEPJE,CNJ e CORREIOS
2) Implantar a redundância de infraestrutura do PJe
Local: TJDFT
Responsável: SETEC
Início: set/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Finalizar a execução/implantação dos 4 projetos de redundância: storage (armazenamento); links redundantes; balanceamento de carga; virtualização de processamento (blade);
- Implantar a SALA COFRE redundante com infraestrutura física e tecnológica;
- Atualizar e implantar VMWARE (inteligência de virtualização) /Desenvolver o projeto básico/ Licitar;
- Fazer os testes de validação;
- Homologar o sistema de redundância.
Recursos: Orçamento (já previsto), Equipes SETEC, Obras físicas (COB e SUMAN) e Contratações (SEMA)
3) Encaminhar de forma eletrônica as contra-fés a pessoas jurídicas
Local: Fórum Leal Fagundes
Responsável: SEPJE
Início: ago/15
Conclusão: set/15
Etapas:
- Implementar as alterações no fluxo ""Dar ciências às partes"";
- Testar as alterações;
- Publicar o fluxo no ambiente de produção.
Recursos: SEPJE}
4) Implantar a publicação do DJe de forma automatizada
Local: Fórum Leal Fagundes
Responsável: SEPJE
Início: ago/15
Conclusão: out/15
Etapas:
- Levantamento de requisitos;
- Implementar as alterações nos fluxos;
- Testar as alterações;
- Publicar o fluxo no ambiente de produção.
Recursos: Equipes SEPJE e COSIST
5) Automatizar a certificação do prazo processual
Local: Fórum Leal Fagundes
Responsável: SEPJE
Início: ago/15
Conclusão: out/15
Etapas:
- Levantamento de requisitos;
- Implementar as alterações nos fluxos;
- Testar as alterações; e
- Publicar o fluxo no ambiente de produção.
Recursos: Equipes SEPJE e COSIST
6) Implantar módulo de sustentabilidade no Curso do PJe
Local: TJDFT
Responsável: COGESA
Início: out/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Propor à SEIF a inserção de um módulo de sustentabilidade no curso do PJE;
- Realizar curso de capacitação para formar instrutor interno;
- Elaborar plano de ensino;
- Implementar e ministrar o módulo;
- Realizar visitas de feedback e avaliação dos resultados nas unidades capacitadas no módulo
Recursos: Equipes da COGESA e SEIF.
7) Implantar módulo de qualidade de vida no Curso do PJe
Local: TJDFT
Responsável: CAM
Início: out/15
Conclusão: dez/15
Etapas:
- Propor à SEIF a inserção de um módulo de qualidade de vida no curso do PJe;
- Realizar curso de capacitação para formar instrutor interno;
- Elaborar plano de ensino;
- Implementar e ministrar o módulo;
- Realizar visitas de feedback e avaliação dos resultados nas unidades capacitadas no módulo.
Recursos: Equipes da COGESA e CAM.
8) Monitorar os indicadores dos consumos relacionados ao PJe
Local: TJDFT
Responsável: COGESA
Início: jan/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Sensibilizar os servidores e magistrados das unidades onde for instalado o PJe;
- Levantar o quantitativo de processos físicos em tramitação e estoque, e o prazo máximo até o arquivamento;
- Monitorar a evolução dos consumos de materiais de escritório nessas unidades;
-) Divulgar via email aos Diretores de Secretaria das Varas, e no site ""Consumos"".
Recursos: Equipes da COGESA e SEPJE
5. ENERGIA
INDICADORES E METAS
Indicador: Consumo de energia elétrica
Fórmula |
Quantidade de kWh consumidos |
|||
Unidade de medida |
KWh |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SUMAN |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SUMAN |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
19.610.489 |
20.147.981 |
21.465.659 |
24.470.851 |
|
|
|
6,54% |
14% |
Indicador: Consumo de energia elétrica por área construída
Fórmula |
Quantidade de kWh consumidos / total da área construída |
|||
Unidade de medida |
kWh/m² |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SUMAN |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SUMAN |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI (SUMAN) e Planilha Eletrônica (SERANE) |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
90,51 |
90,16 |
96,05 |
96,05 |
|
|
|
7% |
|
Indicador: Gasto com energia elétrica
Fórmula |
Valor da fatura |
|||
Unidade de medida |
R$ |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SUMAN |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SUMAN |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
6.426.664,95 |
6.997.125,94 |
12.235.425,61 |
15.171.927,75 |
|
|
|
75% |
24% |
Observações |
As metas de 2015 e 2016 consideram o consumo do ano e os reajustes de tarifa previstos. |
Indicador: Gasto com energia elétrica por área construída
Fórmula |
Valor da fatura / total da área construída |
|||
Unidade de medida |
R$/área |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SUMAN |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SUMAN |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI (SUMAN) e Planilha Eletrônica (SERANE) |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
29,66 |
31,31 |
54,75 |
59,55 |
|
|
|
75% |
9% |
Observações |
As metas de 2015 e 2016 são impactadas pelo indicador "Gasto com energia elétrica". |
Indicador: Adequação do contrato de demanda (fora da ponta)
Fórmula |
Demanda registrada fora da ponta / demanda contratada fora da ponta |
|||
Unidade de medida |
Índice |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SUMAN |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SUMAN |
|||
Fonte de coleta |
|
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
|
- |
- |
Observações |
Este indicador não se aplica ao TJDFT, que trabalha com tarifação única. |
Indicador: Adequação do contrato de demanda (na ponta)
Fórmula |
Demanda registrada na ponta / demanda contratada na ponta |
|||
Unidade de medida |
Índice |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SUMAN |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SUMAN |
|||
Fonte de coleta |
|
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
|
- |
- |
Observações |
Este indicador não se aplica ao TJDFT, que trabalha com tarifação única. |
PLANOS DE AÇÃO
1) Implementação de uma Central de energia para acompanhamento remoto do consumo
Local: Todos os Fóruns
Responsável: SEAP/SUMAN/SERMEL
Início: jan/15
Conclusão: jul/16
Etapas:
- Elaborar projeto básico;
- Realizar processo de licitação;
- Implementar a Central;
- Realizar a análise dos dados.
Recursos: Recursos Financeiros - R$ 900.000,00 - Equipe do SERMEL
2) Substituição das lâmpadas fluorescente por lâmpadas LED
Local: Todos os Fóruns
Responsável: SEAP/SUMAN/SERMEL
Início: jan/15
Conclusão: dez/18
Etapas:
- Elaborar estudo de viabilidade técnica e financeira;
- Realizar processo de Licitação;
- Trocar primeiramente as lâmpadas em áreas de difícil acesso (altos) - minimizando os gastos com locação de andaimes;
- Trocar as lâmpadas dos locais de fácil acesso - e reaproveitar as lâmpadas fluorescentes nos setores que ainda utilizam esse tipo de lâmpada.
Recursos: Recursos Financeiros - R$ 458.040,00 - Equipe do SERMEL
3) Aquisição de equipamentos de ar condicionado com o selo A do PROCEL (Aquisição e/ou Substituição parcial do parque)
Local: Todos os Fóruns
Responsável: SEAP/SUMAN/SERMAM
Início: jul/15
Conclusão: dez/18
Etapas:
- Elaborar estudo de viabilidade técnica e financeira;
-Realizar processo de Licitação;
-Instalar os novos equipamentos.
Recursos: Recursos Financeiros - R$ 238.650,00 - Equipe do SERMAM
4) Tratamento da envoltória das edificações, por meio da instalação de brises nas fachadas, para redução da insolação e, consequentemente, da carga térmica da edificação
Local: Todos os Fóruns
Responsável: SEAP/SUMAN/SERCIV
Início: 2013
Conclusão: mar/15
Etapas:
- Levantar os fóruns que ainda não possuem esse tipo de envoltória;
- Elaborar o Projeto Básico;
- Realizar o processo de licitação;
- Acompanhar a instalação.
Recursos: Recursos Financeiros - R$ 784.311,21 - Equipe do SERCIV
5) Instalação de Interruptores individuais nas dependências do TJDFT
Local: SEDE (Bloco A, Bloco B e Palácio)
Responsável: SEAP/SUMAN/SERMEL
Início: out/15
Conclusão: out/16
Etapas:
- Levantar quais são as salas que não possuem interruptor de iluminação independente;
- Abrir OS para a instalação.
Recursos: Equipe da SERMEL
6. ÁGUA
INDICADORES E METAS
Indicador: Volume de água consumido
Fórmula |
Quantidade de m³ de água |
|||
Unidade de medida |
m³ |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SUMAN |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SUMAN |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
180.040 |
157.377 |
149.508 |
170.439 |
|
|
|
-5% |
14% |
Observações |
A meta de 2016 abrange a previsão de novas edificações. |
Indicador: Volume de água por área construída
Fórmula |
Quantidade de m³ água / total da área construída |
|||
Unidade de medida |
m³/m² |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SUMAN, SERANE |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEAP |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI (SUMAN) e Planilha Excel (SERANE) |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
0,83 |
0,70 |
0,67 |
0,67 |
|
|
|
-4% |
- |
Indicador: Gasto com água
Fórmula |
Valor da fatura |
|||
Unidade de medida |
R$ |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SUMAN |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SUMAN |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
2.998.342,14 |
2.821.942,23 |
2.997.638,41 |
3.821.248,90 |
|
|
|
6% |
27% |
Observações |
As metas de 2015 e 2016 consideram o consumo do ano e os reajustes de tarifa previstos. |
Indicador: Gasto com água por área construída
Fórmula |
Valor da fatura / total da área construída |
|||
Unidade de medida |
R$/m² |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SUMAN, SERANE |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SUMAN |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI (SUMAN) e Planilha Eletrônica (SERANE) |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
13,84 |
12,63 |
13,41 |
15,00 |
|
|
|
6% |
6% |
Observações |
As metas de 2015 e 2016 são impactadas pelo indicador "Gasto com água". |
PLANOS DE AÇÃO
1) Implementação das rotinas de manutenção preventiva para redução de vazamentos
Local: Todos os fóruns
Responsável: SEAP/SUMAN/SERCIV
Início: jan/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Reunião com os PSP's;
- Acompanhamento das entregas dos check list pelos PSP's;
- Solicitação de campanha junto à ACS e à COGESA para conscientizar servidores e magistrados quanto aos possíveis desperdícios nos banheiros privativos.
Recursos: Equipe do SERCIV
2) Implementação de central para o monitoramento remoto do consumo de água
Local: Todos os fóruns
Responsável: SEAP/SUMAN/SERCIV
Início: jan/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Tratativa junto à CAESB para a instalação de hidrômetros digitais;
- Instalação dos hidrômetros pela CAESB, com o acompanhamento do SERCIV;
- Acompanhar a instalação do sistema de leitura de telemetria;
- De posse dos dados, incrementar o painel de BI da SUMAN com as leituras dos consumos diários, melhorando, assim, a tomada de decisão;
- Detecção de anomalias no comportamento do consumo;
- Caso sejam verificadas anomalias, abrir OS corretiva.
Recursos: Equipe do SERCIV, Equipe do SERGEM, Equipe dos PSP's - Recurso financeiro - R$ 256.680,00 (para instalação dos hidrômetros digitais)
3) Controle do nível dos reservatórios durante a limpeza, para evitar o desperdício
Local: Todos os fóruns
Responsável: SEAP/SUMAN/SERCIV
Início: jan/15
Conclusão: dez/15
Etapas:
- Agendar o dia de lavagem das caixas-d'água junto aos PSP's;
- Cessar o fornecimento de água para a caixa-d'água, no período que antecede a lavagem;
- Realizar a lavagem.
Recursos: Equipe do SERCIV
7. COLETA SELETIVA
INDICADORES E METAS
Indicador: Destinação de papel para reciclagem
Fórmula |
Quantidade (KG) de papel destinado à reciclagem |
|||
Unidade de medida |
Kg |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COGESA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
COGESA |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
68.906 |
110.981 |
115.936 |
142.690 |
|
|
|
4% |
23% |
Observações |
Para o cálculo das metas foi utilizado como referência o valor de 2,3kg por resma. A meta de 2015 corresponde a 65% do papel consumido no ano. A meta de 2016 corresponde a 85% do papel consumido no ano. |
Indicador: Destinação de suprimentos de impressão para reciclagem
Fórmula |
Quantidade (KG) de suprimentos de impressão destinados à reciclagem |
|||
Unidade de medida |
Kg |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COGESA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
COGESA |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
603 |
164 |
164 |
164 |
Indicador: Destinação de plástico para reciclagem
Fórmula |
Quantidade (KG) de plástico destinado à reciclagem |
|||
Unidade de medida |
Kg |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COGESA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
COGESA, SEAP |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica |
|||
Série histórica e metas
|
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
383 |
251 |
226 |
192 |
|
|
|
-10% |
-15% |
Indicador: Destinação de lâmpadas encaminhadas para descontaminação
Fórmula |
Quantidade (unidade) de lâmpadas encaminhadas para a descontaminação |
|||
Unidade de medida |
Unidade |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SERMEL |
|||
Unidade responsável pelas metas |
COGESA, SUMAN |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
13.256 |
27.970 |
100% |
100% |
Observações |
Metas de 2015 e 2016 correspondem a 100% do material para descontaminação. |
Indicador: Destinação de pilhas e baterias encaminhadas para a descontaminação
Fórmula |
Quantidade (Kg) de pilhas e baterias encaminhadas para a descontaminação |
|||
Unidade de medida |
Kg |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COGESA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
COGESA |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
313 |
348 |
382 |
420 |
|
|
|
10% |
10% |
Indicador: Destinação de madeiras para reaproveitamento
Fórmula |
Quantidade (Kg) de madeiras destinadas à reciclagem |
|||
Unidade de medida |
Kg |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COGESA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
COGESA, SEAP |
|||
Fonte de coleta |
|
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
|
- |
- |
Observações |
O TJDFT não realiza medição para o material definido neste indicador. |
Indicador: Destinação de vidros para reciclagem
Fórmula |
Quantidade (Kg) de vidros destinados à reciclagem |
|||
Unidade de medida |
Kg |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COGESA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
COGESA, SEAP |
|||
Fonte de coleta |
|
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
|
- |
- |
Observações |
O TJDFT não realiza medição para o material definido neste indicador. |
Indicador: Destinação de metais para reciclagem
Fórmula |
Quantidade (Kg) de metais destinados à reciclagem |
|||
Unidade de medida |
Kg |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COGESA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
COGESA, SEAP |
|||
Fonte de coleta |
|
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
1.596 |
710 |
100% |
100% |
Observações |
Metas de 2015 e 2016 correspondem a 100% do material para reciclagem.
|
Indicador: Destinação de resíduos de saúde para descontaminação
Fórmula |
Quantidade (Kg) de resíduo de saúde destinados à descontaminação |
|||
Unidade de medida |
Kg |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COGESA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEAP |
|||
Fonte de coleta |
|
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
- |
- |
100% |
100% |
Observações |
Metas de 2015 e 2016 correspondem a 100% do material para descontaminação. |
Indicador: Destinação de resíduos de obras para reciclagem
Fórmula |
Quantidade (Kg) de resíduos de obra destinados à reciclagem |
|||
Unidade de medida |
Kg |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COGESA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
COGESA, SEAP |
|||
Fonte de coleta |
|
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
|
- |
- |
Observações |
O TJDFT não realiza medição para o material definido neste indicador. |
Indicador: Destinação de resíduos de informática à reciclagem
Fórmula |
Quantidade (Kg) de resíduos de informática destinados à reciclagem |
|||
Unidade de medida |
Kg |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COGESA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
COGESA, SEAP |
|||
Fonte de coleta |
|
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
|
- |
- |
Observações |
Não será estabelecida meta para este indicador. No relatório de desempenho, serão listados os materiais e bens de informática destinados à doação. |
Indicador: Total de material reciclável destinado às cooperativas
Fórmula |
Quantidade (Kg) de material reciclável destinado às cooperativas |
|||
Unidade de medida |
Kg |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COGESA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
COGESA |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
71.710 |
114.849 |
110.255 |
84.896 |
Observações |
As metas de 2015 e 2016 refletem a redução no consumo de papel. |
PLANOS DE AÇÃO
1) Articular a implantação das Centrais de resíduos nos fóruns, com balança para mensuração.
Local: Todos os Fóruns
Responsável: COGESA
Início: abr/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Fazer parcerias com a COB (projeto) e a SUMAN (execução de obras);
- Acompanhar a implantação da central de resíduos no Fórum Milton Sebastião;
- Avaliação de espaços - (COB, SEAP/PSPs);
- Monitorar a identificação e o uso dos espaços;
- Propor a aquisição de balanças de pesagem (abertura de PA);
- Implantar logística para controle da pesagem no momento da coleta do material pelas cooperativas/empresas;
- Articular a implantação de centrais nos outros fóruns, no modelo da central do Bloco A;
- Capacitar os PSPs e terceirizados dos fóruns sobre a logística da coleta seletiva.
Recursos: Orçamento (balanças e placas); e Equipes da COGESA, SERTER, SUMAN, SERCIV
2) Implantar novo sistema de coleta de papel usado (caixas de coleta para reuso nas unidades)
Local: Todos os Fóruns
Responsável: COGESA
Início: set/15
Conclusão: jul/16
Etapas:
- Propor novo modelo à administração e articular com as unidades envolvidas;
- Desenhar nova logística de coleta de papel (coletores próprios para reuso e reciclagem de papel);
- Implantar sistemática de coleta separada dos papéis em parceria com SERTER e CSG.
Recursos: Equipes da COGESA, COBEC e CSG; Executores de contrato de limpeza (SERTER); Funcionários empresa de conservação e limpeza; e Material (coletores de papelão).
3) Articular o compartilhamento da gestão dos resíduos da construção civil com as empresas contratadas
Local: Todos os Fóruns
Responsável: COGESA
Início: mar/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Propor a COB e SUMAN a inclusão, nos contratos de obras e reformas, da exigência de apresentação do Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil - PGRCC, de acordo com a Resolução 307/2002 do CONAMA, e a apresentação de recibo contendo quantidade descartada. Para fins de fiscalização, a contratada deverá comprovar que todos os resíduos removidos estão acompanhados de Controle de Transporte de Resíduos, em conformidade com as Normas Técnicas - ABNT, NBR nos 15.112, 15.113, 15.114, 15.115 e 15.116, de 2004;
- Propor ainda a inclusão, nos contratos, da previsão de espaço físico e de coletores específicos para a coleta e armazenamento de materiais recicláveis da construção civil;
- Apoiar a publicação do manual de obras;
- Apresentar e divulgar o manual na casa;
- Capacitar os servidores e funcionários envolvidos nas obras contratadas pela casa.
Recursos: Gestores e Executores de contratos de obras; e Equipes da COGESA, COB, SEAP, SUMAN.
4) Ampliar a gestão dos resíduos recicláveis
Local: Todos os Fóruns
Responsável: COGESA
Início: mai/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Propor a inclusão nos contratos das empresas restaurante, informática, e outros itens de fornecimento ao TJDFT, a ""exigência de recolhimento das embalagens vazias e respectivas tampas, como os isopores, e recipientes de óleos, tintas, produtos de limpeza, dedetização, e afins utilizados, comprovando a destinação final ambientalmente adequada, nos termos da Lei nº 12.305/2010"", e as respectivas sanções por possíveis descumprimentos;
- Orientar funcionários de todas as empresas contratadas pelo TJDFT, concessionários, permissionários e órgãos parceiros que ocupam os prédios do TJDFT sobre a observância e fiscalização dos procedimentos de coleta seletiva;
- Formalizar parceria com a CAESB - Projeto Biguá para coleta dos óleos de cozinha usados.
Recursos: "Equipes da SEG, COGESA, Diretoria dos Fóruns, PSP's, SETIC/SERTER/SUGER; Executores de contratos; e Funcionários das empresas contratadas"
5) Buscar parcerias para o passivo de Resíduo eletrônico
Local: Todos os Fóruns
Responsável: COGESA
Início: fev/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Realizar pesquisas e levantamentos de parceiros e procedimentos que possam absorver o passivo da casa;
- Elaborar campanhas conscientizadoras;
- Buscar apoio de unidades para ampliar ações deste tema.
Recursos: Equipes da COGESA, ACS; CENTCOOP"
6) Definir estratégias para o descarte ou doação dos objetos de crime
Local: Todos os Fóruns
Responsável: CEGOC
Início: jan/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Pesquisar procedimentos que possam absorver de maneira correta o passivo dos objetos de crime do tribunal;
- Formalizar parcerias com entidades recicladoras, de cunho social;
- Aperfeiçoar os mecanismos de levantamento mensal do quantitativo de resíduos dos materiais encaminhados para descarte ou doação;
- Fazer benchmarking em outros órgãos - melhores práticas de destinação e descarte dos objetos de crime disponíveis na casa.
Recursos: Equipes da COGESA, CEGOC.
8. QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO
INDICADORES E METAS
Indicador: Participação de magistrados e servidores e/ou ações voltadas à qualidade de vida no ambiente de trabalho
Fórmula |
(Quantidade de magistrados e servidores que participaram de ações de qualidade de vida/total de magistrados e servidores da instituição) x 100 |
|||
Unidade de medida |
Percentual |
|||
Unidade responsável pelos dados |
CAM, NIC, COGESA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
CAM, NIC, COGESA |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
47 |
56 |
56 |
67 |
|
|
|
- |
20% |
Indicador: Participação de servidores em ações solidárias
Fórmula |
(Quantidade de servidores que participaram de ações solidárias/total de servidores da instituição) x 100 |
|||
Unidade de medida |
Percentual |
|||
Unidade responsável pelos dados |
- |
|||
Unidade responsável pelas metas |
CAM, NIC, COGESA |
|||
Fonte de coleta |
|
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
|
- |
- |
Observações |
O TJDFT não realiza medição da quantidade de servidores que participam de ações solidárias. |
Indicador: Ações de inclusão para servidores com deficiência
Fórmula |
Quantidade de ações de inclusão |
|||
Unidade de medida |
Ações |
|||
Unidade responsável pelos dados |
NIC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
CAM, NIC, COGESA |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
72 |
40 |
52 |
|
|
|
-44% |
30% |
PLANOS DE AÇÃO
1) Inserção da Secretaria de Saúde/CAM no evento de "Boas-Vindas" aos novos magistrados e servidores
Local: Sede
Responsável: SUGIP /CAM
Início: ago/15
Conclusão: ação contínua
Etapas: Desenvolvimento e apresentação do material expositivo.
Recursos: Equipe do CAM
2) Atualização das informações contidas na intranet/internet em relação ao pró-Vida através de site interno
Local: Rede
Responsável: CAM
Início: ago/15
Conclusão: ação contínua
Etapas:
- Desenvolvimento e apresentação de conteúdo;
- Atualização do sistema;
- Implementação na rede.
Recursos: Equipe da SETI, ACS e CAM
3) Proposta de análise de viabilidade e custo/benefício para contratação de cursos de educação à distância relativos aos temas saúde, QVT, sustentabilidade, inclusão, responsabilidade social
Local: Rede
Responsável: CAM
Início: ago/15
Conclusão: ação contínua
Etapas:
- Desenvolvimento de proposta;
- Articulação com setores envolvidos;
- Projeto básico;
- Contratação;
- Implementação.
Recursos: Equipe do CAM, SETI, SEAB, SEG, SEIF
4) Desenvolvimento e implementação do projeto "Blitz Postural"
Local: Sede e Fóruns
Responsável: NUMEP
Início: out/15
Conclusão: out/16
Etapas:
- Desenvolvimento de proposta;
- Alinhamento com o PJe no sentido de prevenir adoecimentos advindos do maior uso dos eletrônicos;
- Encaminhamento para validação da Unidade Superior e da Administração;
- Articulação com unidades envolvidas;
- Divulgação;
- Implementação do Projeto;
- Apresentação de relatório.
Recursos: Equipe do CAM, NUMEP, ACS, SEMA, SEIF, ASPJE,SEG
5) Expansão do Programa de Ginástica Laboral
Local: Sede e Fóruns
Responsável: CAM/NAF
Início: jan/16
Conclusão: ação contínua
Etapas:
- Estudo de viabilidade;
- Desenvolvimento de proposta (recurso humano e sensibilização de líderes);
- Articulação com as unidades envolvidas;
- Implementação do Projeto;
- Avaliação de resultados;
- Apresentação de relatório.
Recursos: Equipe do CAM, NAF, ACS, SEIF, SERESU, OAB, ASSEJUS, SEG
6) Inclusão do Coral Justiça Encantus no Programa de Qualidade de Vida no Trabalho - PróVida
Local: Sede e Fóruns
Responsável: CAM
Início: nov/15
Conclusão: ação contínua
Etapas:
- Desenvolvimento de proposta;
- Projeto.
Recursos: Equipes da SEG, CAM
7) Proposta para a criação e implantação de clube de corrida/caminhada com participação de magistrados e servidores
Local: Sede e Fóruns
Responsável: CAM/NAF
Início: jan/16
Conclusão: ação contínua
Etapas:
- Desenvolvimento de proposta;
- Encaminhamento para validação da Unidade Superior e da Administração;
- Articulação com unidades envolvidas;
- Contratação;
- Divulgação;
- Implementação do Projeto;
- Apresentação de relatório.
Recursos: Equipe do CAM, NAF, SESA, ACS, SEG
8) Criação de índice para bonificação no custeio do PróSaúde aos participantes nas ações e capacitações relacionadas à qualidade de vida no trabalho,
sustentabilidade, inclusão
Local: Sede e Fóruns
Responsável: CAM
Início: jan/16
Conclusão: ação contínua
Etapas:
- Desenvolvimento de proposta;
- Encaminhamento para a Unidade Superior e Administração;
- Articulação com as unidades envolvidas;
- Estudo de viabilidade;
- Minuta da portaria de regulamentação;
- Publicação da portaria;
- Divulgação;
- Avaliação de resultados.
Recursos: Equipe do CAM, SEG, SEAB, PRÓ-SAÚDE, COGESA, NIC, SESA,
9) Definir critérios nutricionais para as refeições
Local: Sede e Fóruns
Responsável: CAM/NUMEP
Início: jan/16
Conclusão: ação contínua
Etapas:
- Estudo de viabilidade;
- Desenvolvimento de proposta;
- Articulação com as unidades envolvidas.
Recursos: Equipe do CAM, NUMEP, ACS, SERCOZ
10) Criação de bicicletários com vestuários
Local: Sede e Fóruns
Responsável: CAM/NAF
Início: jan/16
Conclusão: ação contínua
Etapas:
- Estudo de viabilidade;
- Pesquisa de interesse;
- Desenvolvimento de projeto;
- Articulação das unidades envolvidas;
- Projeto.
Recursos: Equipe do CAM, COGESA, SEAP, DIRETORIA DOS FÓRUNS
11) Proposta de modificação e reaproveitamento de espaços físicos para a criação de ambientes para práticas integradas em Saúde e Qualidade de Vida
Local: Sede e Fóruns
Responsável: CAM
Início: jan/16
Conclusão: dez/20
Etapas:
- Estudo de viabilidade;
- Desenvolvimento de proposta;
- Articulação com as unidades envolvidas.
Recursos: Equipe do CAM, NUMEP, SESA, SEG, SEAP, DIRETORIA DOS FÓRUNS
12) Promover a conscientização e qualificação de servidores com foco na Inclusão, Acessibilidade e Diversidade
Local: Sede e Fóruns
Responsável: NIC
Início: set/15
Conclusão: ação contínua
Etapas:
- Pesquisar nome de palestrantes para a realização de cursos, palestras , workshop e oficina dos sentidos;
- Solicitar junto ao Instituto a contratação de palestrante;
- Preenchimento de Formulário de contratação;
- Divulgar evento para servidores e magistrados.
Recursos: Equipe do NIC e SEIF
13) Realizar e viabilizar levantamento de modo a atender a necessidade de servidores com deficiência e mobilidade reduzida
Local: Sede e Fóruns
Responsável: NIC
Início: jan/16
Conclusão: dez/20
Etapas:
- Desenvolver instrumental para levantamento;
- Estimar servidores com deficiência e com mobilidade reduzida;
- Estimar custos;
- Estudar demanda e encaminhamentos.
Recursos: Equipe do NIC e SETI
14) Atualização das informações do Espaço de Acessibilidade na intranet/internet
Local: Sede e Fóruns
Responsável: NIC
Início: out/15
Conclusão: ação contínua
Etapas:
- Elaborar conteúdo;
- Atualizar sistema.
Recursos: Equipe do NIC
15) Inserção do NIC no evento de "Boas Vindas" aos novos servidores
Local: Sede e Fóruns
Responsável: SUGIP/CAM
Início: jan/16
Conclusão: ação contínua
Etapas:
- Realizar reuniões com a SERH/SERESE;
- Preparar material e apresentação nas reuniões.
Recursos: Equipe do NIC
16) Oferta de intérprete em LIBRAS para eventos, reuniões, atendimentos individuais, cursos, vídeos informativos e audiências
Local: Sede e Fóruns
Responsável: NIC
Início: fev/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Elaborar Projeto Básico para prestação de serviços;
- Implementar.
Recursos: Equipe do NIC e SGC
9. SENSIBILIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO
INDICADORES E METAS
Indicador: Sensibilização e capacitação da força de trabalho total em sustentabilidade
Fórmula |
Quantidade de ações de sensibilização e capacitação em sustentabilidade |
|||
Unidade de medida |
Ações |
|||
Unidade responsável pelos dados |
COGESA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
COGESA, ACS e SEIF |
|||
Fonte de coleta |
|
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
5.598 |
5.878 |
6.172 |
|
|
|
5% |
5% |
PLANOS DE AÇÃO
1) Criar e divulgar Campanha de divulgação do PLS
Local: TJDFT
Responsável: ACS
Início: nov/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Criar a assinatura e slogan;
- Produzir as peças;
- Divulgar nas mídias sociais e internas;
- Estabelecer calendário de divulgação anual.
Recursos: Equipe ACS
2) Criar e alimentar página do PLS na Internet - site transparência
Local: TJDFT
Responsável: SETIC/ACS/COGESA
Início: dez/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Avaliar se será criada nova página, ou se substituirá a página do Viver Direito;
- Criar links para os gráficos do BI;
- Manter a página atualizada;
- Divulgar para os públicos interno e externo (transparência).
Recursos: Equipe SERAGI/ACS/COGESA Sistema
3) Divulgar o Manual de Coleta Seletiva do TJDFT
Local: Intranet e Internet do TJDFT
Responsável: ACS
Início: mar/15
Conclusão: dez/15
Etapas:
- Agregar interatividade ao manual, para facilitar seu manuseio no site;
- Divulgar o manual aos públicos - corpo funcional, concessionários e parceiros.
Recursos: ACS; Preposto e funcionários empresa de limpeza e conservação; e Ofícios aos concessionários e parceiros para ciência e adequação
4) Manter as visitas às unidades para sensibilização in loco
Local: Todos os Fóruns
Responsável: COGESA
Início: Ação iniciada
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Sensibilizar os servidores quanto ao uso de recursos, consumo de materiais e descarte correto, e qualidade de vida;
- Implantar ""selos de reconhecimento"" nas unidades colaboradoras com a coleta seletiva;
- Divulgar as boas práticas das unidades no site.
Recursos: Servidores COGESA/CAM/NIC/NUBEC e ACS
5) Capacitar as equipes de limpeza quanto à coleta seletiva
Local: Todos os Fóruns
Responsável: COGESA
Início: mar-15
Conclusão: jul-16
Etapas:
- Propor ao SERTER e à Administração que alterem o RIA, no sentido de contemplar, nos projetos básicos e nos contratos, a previsão e estimativa de capacitações;
- orientação e sensibilização dos trabalhadores às políticas de responsabilidade socioambiental
Recursos: Servidores COGESA; Espaço do SEIF; Servidores SERTER (executor do contrato de limpeza); Preposto e funcionários empresa de limpeza; e Certificados
6) Inserir módulo sobre Sustentabilidade nas atividades educacionais da SEIF
Local: TJDFT
Responsável: SEIF/COGESA
Início: dez-15
Conclusão: dez-16
Etapas:
- Articular com as unidades envolvidas;
- Avaliar a viabilidade;
- Instituir calendário das capacitações.
Recursos: Equipe da COGESA e do SEIF
7) Divulgar o Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência
Local: Sede e Fóruns
Responsável: NIC/ACS
Início: jun/15
Conclusão: ação contínua
Etapas:
- Preparar Folder do Programa de Inclusão;
- Divulgação do Programa na Intranet/Internet e nos Fóruns.
Recursos: Equipe do NIC e ACS
10. VIGILÂNCIA
INDICADORES E METAS
Indicador: Valor inicial do posto
Fórmula |
Valor total anual do contrato / Quantidade de postos |
|||
Unidade de medida |
R$/postos |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SEST |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEST |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
67.392,89 |
73.742,40 |
78.127,73 |
82.623,20 |
|
|
|
5,9% |
5,8% |
Indicador: Valor atual do posto
Fórmula |
Valor total anual de repactuação / valor total anual de assinatura de contrato |
|||
Unidade de medida |
Percentual |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SEST |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEST |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
32,84% |
17,02% |
7,56% |
11,32% |
|
|
|
-55,59% |
49,78% |
PLANOS DE AÇÃO
1) Aperfeiçoar o sistema eletrônico de acesso aos prédios
Local: Todos os Fóruns
Responsável: SEST
Início: jan/15
Conclusão: dez/15
Etapas:
- Atualizar Projeto Básico;
- Realizar o Procedimento Licitatório;
- Garantir o Orçamento para execução do Serviço;
- Instalar o Controle de Acesso integrado.
Recursos: R$ 8.300.000,00; Equipes da SEST, SEMA, SEOF, AJA
2) Concluir a implantação do CFTV
Local: Todos os Fóruns
Responsável: SEST
Início: jan/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Atualizar o Projeto Básico;
- Realizar o Procedimento Licitatório;
- Garantir o orçamento para execução do Serviço;
- Instalar o Sistema nas Unidades do Gama, Santa Maria, Sobradinho, Brazlândia, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Águas Claras e Recanto das Emas.
Recursos: R$ 4.000.000,00; Equipes da SEST, SEOF, SEMA, AJA
3) Realizar estudo de viabilidade de redimensionamento da função de segurança.
Local: Todos os Fóruns
Responsável: SEST
Início: jan/16
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Aquisição de equipamentos (mínimo um rádio por agente com as novas tecnologias);
- Atualizar o Projeto Básico;
- Realizar o Procedimento Licitatório;
- Garantir o orçamento para execução do Serviço;
- Instalar o Sistema nas Unidades do Gama, Santa Maria, Sobradinho, Brazlândia, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Águas Claras e Recanto das Emas.
Recursos: R$ 2.500.000,00; Equipes da SEST, SEOF, SEMA
11. LIMPEZA
INDICADORES E METAS
Indicador: Gasto de limpeza pela área
Fórmula |
Valor anual do contrato / Total da área construída |
|||
Unidade de medida |
R$/m² |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SEAP |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEAP |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica (SEAP e SERANE) |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
55,03 |
63,73 |
74,73 |
72,68 |
|
|
|
17% |
-3% |
Indicador: Grau de repactuação
Fórmula |
Valor total anual de repactuação / Valor total anual de assinatura de contrato |
|||
Unidade de medida |
Percentual |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SEAP |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEAP |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
60,17% |
19,43% |
16,80% |
11,32% |
|
|
|
-13,54% |
-32,62% |
Indicador: Gasto com material de limpeza
Fórmula |
Valor com aquisição de material de limpeza |
|||
Unidade de medida |
R$ |
|||
Unidade responsável pelos dados |
- |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEAP |
|||
Fonte de coleta |
- |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
|
- |
- |
PLANOS DE AÇÃO
1) Otimização dos recursos empregados no contrato de limpeza (Contrato nº 159/2015)
Local: TJDFT
Responsável: SERTER
Início: mai/15
Conclusão: mai/16
Etapas:
- Estabelecer cronograma para a realização dos serviços de limpeza no âmbito do TJDFT
- Realizar estudos de otimização das práticas de serviço de limpeza, pra fins de possível redução contratual;
- Executar os serviços de limpeza aos sábados (redimensionando carga horária) em todos os Fóruns.
Recursos: Equipe do SERTER; Terceirizados - contrato de limpeza
12. TELEFONIA
INDICADORES E METAS
Indicador: Gasto médio do contrato de telefonia fixa
Fórmula |
Valor da Fatura / Quantidade de Linhas |
|||
Unidade de medida |
R$/linha |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SETEC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SETEC |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
358,10 |
322,80 |
316,48 |
|
|
|
-10% |
-2% |
Observações |
As metas de 2015 e 2016 consideram o reajuste de tarifas e inflação previstos dos períodos. |
Indicador: Gasto médio do contrato de telefonia móvel
Fórmula |
Valor da Fatura / Quantidade de Linhas |
|||
Unidade de medida |
R$/linha |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SETEC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SETEC |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
- |
465,10 |
537,52 |
559,09 |
|
|
|
16% |
4% |
Observações |
As metas de 2015 e 2016 consideram o reajuste de tarifas e inflação previstos dos períodos. |
Indicador: Gasto total do contrato de telefonia fixa
Fórmula |
Valor da fatura de telefonia fixa |
|||
Unidade de medida |
R$ |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SETEC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SETEC |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
1.738.996,23 |
1.582.486,56 |
1.551.511,72 |
|
|
|
-9% |
-2% |
Observações |
As metas de 2015 e 2016 consideram o reajuste de tarifas e inflação previstos dos períodos. |
Indicador: Gasto total do contrato de telefonia móvel
Fórmula |
Valor da fatura de telefonia móvel |
|||
Unidade de medida |
R$ |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SETEC |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SETEC |
|||
Fonte de coleta |
Planilha Eletrônica |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
393.361,20 |
786.722,40 |
909.215,08 |
|
|
|
100% |
16% |
Observações |
As metas de 2015 e 2016 consideram o reajuste de tarifas e inflação previstos dos períodos. O aumento do valor em 2015 se deve à aquisição de 700 tablets que serão destinados aos Oficiais de Justiça, para tornar o processo judicial mais célere, utilizando a rede de dados móveis. |
PLANOS DE AÇÃO
1) Construir o Painel de Telefonia - Sistema de BI
Local: TJDFT
Responsável: SETEC
Início: set/15
Conclusão: jul/16
Etapas:
- Estudar a base de dados;
- Desenvolver o painel;
- Publicá-lo.
Recursos: Equipe SETEC
2) Rever a quota de telefonia e a política de senhas telefônicas (Portaria 554/2010)
Local: TJDFT
Responsável: SETEC
Início: out/15
Conclusão: jul/16
Etapas:
- Criar uma comissão para analisar a atual Portaria e propor novas soluções;
- Elaborar a minuta de uma nova Portaria;
- Submeter a Portaria à Alta Administração para análise e aprovação.
Recursos: Equipe SETEC
3) Estimular a Administração a adotar formas alternativas de comunicação (Whattsapp, Jabber)
Local: TJDFT
Responsável: SETEC/ACS
Início: nov/15
Conclusão: fev/16
Etapas:
- Elaborar tutorial para o Jabber - instalação/utilização;
- Elaborar campanha de divulgação junto à ACS.
Recursos: Equipe SETEC; Equipe ACS
4) Revisar a utilização das linhas diretas e ADSL dentro do TJDFT
Local: TJDFT
Responsável: SETEC
Início: out/15
Conclusão: dez/15
Etapas:
- Cancelar as linhas diretas e adsl utilizadas pela própria central de telefonia;
- Substituir a linhas diretas por ramais, de acordo com a possibilidade;
- Submeter à Alta Administração, para análise e apreciação, proposta de cancelamento desse tipo de serviço oferecido às autoridades.
Recursos: Equipe SETEC
13. COMBUSTÍVEL
INDICADORES E METAS
Indicador: Consumo de gasolina da frota oficial de veículos
Fórmula |
Quantidade de Km rodados / Quantidade de litros de gasolina consumidos |
|||
Unidade de medida |
Km/L |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SUTRA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SUTRA |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
9,75 |
9,79 |
9,79 |
9,98 |
|
|
|
- |
2% |
Indicador: Consumo de etanol da frota oficial de veículos
Fórmula |
Quantidade de Km rodados / Quantidade de litros de etanol consumidos |
|||
Unidade de medida |
Km/L |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SUTRA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SUTRA |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
10,06 |
10,31 |
10,31 |
10,52 |
|
|
|
- |
2% |
Observações |
Adotou-se para o indicador o consumo dos carros Flex (Gasolina + Álcool). |
Indicador: Consumo de diesel da frota oficial de veículos
Fórmula |
Quantidade de Km rodados / Quantidade de litros de diesel consumidos |
|||
Unidade de medida |
Km/L |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SUTRA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SUTRA |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
5,11 |
4,97 |
4,97 |
5,07 |
|
|
|
- |
2% |
PLANOS DE AÇÃO
1) Instalação do Sistema de Telemetria nos veículos de serviço do TJDFT
Local: TJDFT
Responsável: SUTRA
Início: jul/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Estudar a viabilidade técnica e econômica da implantação do sistema de telemetria no TJDFT;
- Realizar o processo licitatório;
- Instalação do Sistema.
Recursos: Equipe da SUTRA; Investimento da ordem de R$ 2.000.000 (dois milhões)
2) Implantação de equipe especializada em manutenção preventiva
Local: TJDFT
Responsável: SUTRA
Início: jan/15
Conclusão: jul/15
Etapas:
- Análise da viabilidade econômica e técnica da implantação da ação;
- Realizar processo licitatório.
Recursos: Equipe da Sutra; R$ 40.000 por mês
3) Criação de Portaria que estabeleça quota de consumo de combustível
Local: TJDFT
Responsável: SUTRA
Início: jan/16
Conclusão: mar/16
Etapas:
- Elaboração da minuta;
- Envio à Alta Administração para apreciação;
- Publicação.
Recursos: Equipe da SUTRA
4) Aperfeiçoamento do Painel do Sistema de BI
Local: TJDFT
Responsável: SUTRA
Início: out/15
Conclusão: mar/16
Etapas:
- Levantamento junto às áreas SERLAV, SERMAV, SERTRA e SUTRA das informações que são necessárias no dia a dia para o processo de tomada de decisão;
- Levantamento da base de dados;
- Confecção do painel.
Recursos: Equipe da SUTRA
14. VEÍCULOS
INDICADORES E METAS
Indicador: Veículos para transporte de servidores
Fórmula |
Quantidade de veículos para transporte de servidores, tramitação de documentos e demais atividades funcionais / Total de servidores |
|||
Unidade de medida |
Veículo/servidor |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SUTRA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SUTRA |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI (SUTRA) e Planilha Eletrônica (SERANE) |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
- |
0,028 |
0,028 |
0,028 |
Indicador: Veículos para transporte de magistrados
Fórmula |
Quantidade de veículos para transporte de magistrados / Total de magistrados |
|||
Unidade de medida |
Veículo/magistrado |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SUTRA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SUTRA |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI (SUTRA) e Planilha Eletrônica (SERANE) |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
- |
0,708 |
0,708 |
0,67 |
|
|
|
- |
-5,4% |
Indicador: Gasto com manutenção dos veículos da frota
Fórmula |
Valor da fatura do total dos contratos de manutenção / Quantidade de veículos |
|||
Unidade de medida |
R$/veículo |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SUTRA |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SUTRA |
|||
Fonte de coleta |
Sistema de BI |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
37.792,00 |
- |
- |
Observações |
Nos contratos de manutenção dos veículos já estão incluídas as despesas com terceirizados, dentre eles motoristas, mecânicos e lavadores. Essas despesas representam 82,92% do valor total dos contratos. Não foi possível estabelecer meta para os anos de 2015 e 2016, tendo em vista que os contratos de manutenção dos veículos não foram integralmente executados. |
PLANOS DE AÇÃO
1) Oferecer mais linhas de transporte funcional (ônibus)
Local: TJDFT
Responsável: SUTRA
Início: out/05
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Levantar a necessidade de novas linhas, amenizando assim o problema com estacionamento e deslocamento;
- Propor à administração a aquisição de novos veículos.
Recursos: Equipe da SUTRA; R$ 2.000.000 (5 novas linhas)
2) Compartilhamento de veículos por magistrados (Portaria 41/2009)
Local: TJDFT
Responsável: SUTRA
Início: jan/16
Conclusão: mar/16
Etapas:
- Elaborar estudo que demonstre o impacto da não aplicabilidade da Portaria 41/2009;
- Levar ao conhecimento da Alta Administração.
Recursos: Equipe da SUTRA
3) Quarteirização da prestação de serviço de mecânica
Local: TJDFT
Responsável: SUTRA
Início: jan/15
Conclusão: fev/16
Etapas:
- Análise da viabilidade econômica e técnica da implantação da ação;
- Realizar processo licitatório.
Recursos: Equipe da SUTRA
15. LAYOUTS
INDICADORES E METAS
Indicador: Valor gasto com reformas nas unidades
Fórmula |
Valor gasto com reformas nas unidades no ano vigente / Valor gasto com reformas no ano anterior |
|||
Unidade de medida |
Índice |
|||
Unidade responsável pelos dados |
SERGEM |
|||
Unidade responsável pelas metas |
SEAP/SUMAN |
|||
Fonte de coleta |
SIPADWEB |
|||
Série histórica e metas |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
|
|
- |
10% a menos do que em 2015 |
Observações |
Valor gasto = Custo (R$) Efetivo referente a alteração de Layouts Não há valores apurados em 2014, por isso, não será estabelecida meta pra 2015. PENDÊNCIA: SÉRIE HISTÓRICA |
PLANOS DE AÇÃO
1) Instituir, por Resolução, critérios e requisitos de alteração de layout (alteração de lotação de referência, prazo temporal mínimo e prazo de garantia do mobiliário)
Local: TJDFT
Responsável: COB; COPAT; SEAP
Início: set/15
Conclusão: jan/15
Etapas:
- Elaborar proposta de minuta de Portaria;
- Criar banco de dados para facilitar a verificação dos critérios a serem adotados;
- Envio da proposta para apreciação da Administração Superior;
- Divulgação dos critérios pela ACS.
Recursos: Equipes COB, COPAT, SEAP, SEG, ACS, PRESIDÊNCIA, CORREGEDORIA, VICE PRESIDÊNCIA E SEGUNDA VICE-PRESIDÊNCIA
2) Incluir unidades (COB, SEAP, COPAT, SETEC e SETIC) nos processos de planejamento para alterações da estrutura organizacional, criação de varas, implantação de novos Fóruns e alterações na lotação de referência
Local: TJDFT
Responsável: COB; SEAP; COPAT; SETEC; SETIC
Início: dez/15
Conclusão: mai/16
Etapas:
- Verificar como se dão os processos de planejamento para criação de varas, implantação de novos Fóruns e alterações na lotação de referência;
- Realizar levantamento de dados e informações para embasamento da solicitação;
- Elaborar solicitação formal.
Recursos: Equipes, COB, SEAP, COPAT, SETEC, SETIC, SEG, CORREGEDORIA, PRESIDÊNCIA, VICE-PRESIDÊNCIA, SEGUNDA VICE-PRESIDÊNCIA e SERH
3) Aperfeiçoar os sistemas para alteração de layout
Local: TJDFT
Responsável: NUP; SERGEM; SEGD; SUMAN
Início: ago/14
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Prever a inclusão de todas as demandas;
- Adequar o fluxo às Portarias relacionadas;
- Criar mecanismo de adiantamento de fluxo para demandas urgentes;
- Verificar possibilidade de simplificar/agilizar a inserção de dados e documentos;
- Verificar a possibilidade de melhorar/facilitar a pesquisa e obtenção de dados;
- Elaborar e divulgar manual do solicitante;
- Verificar a possibilidade de criar uma página específica para o acompanhamento da solicitação; e
- Acréscimo do valor da mão de obra na Ordem de Serviço no SIGMA.
Recursos: Equipes COB, SEAP, SEGD, ACS, SETI, SETEC
4) Criar painel de BI com informações de reforma
Local: TJDFT
Responsável: COB; COPAT; SEAP
Etapas:
- Participar de capacitação do QlikView;
- Adequar a base de dados do setor;
- Levantar as necessidades de informações (dados) e sua importância na tomada de decisão;
- Elaborar os QVD's (base de dados);
- Elaborar os Painéis.
Recursos: Equipes da COB, COPAT, SEAP, GESIRH e COGESA
5) Dar transparência às informações referentes ao gasto com reforma e ao andamento dos respectivos processos e divulgar para todo o TJDFT
Local: TJDFT
Responsável: SEGD, SERSIA, NUP, SERGEM, ACS
Início: Iniciada
Conclusão: nov/15
Etapas:
- Criar relatório estatístico atualizável em que seja possível consultar o valor total final gasto com reformas, por unidade e ao todo, durante período determinado;
- Definir unidades responsáveis pela consolidação e divulgação dos dados periodicamente, oferecendo a devida capacitação;
- Incluir links na intranet e página de login SIPADWEB;
- Dar ampla divulgação;
- Verificar a necessidade de ajustes.
Recursos: Equipes do SERSIA e SEGD (desenvolvimento de relatório estatístico, com base nos formulários de layout preenchidos no SIPADWEB); NUP e SERGEM - unidades responsáveis pelo FE de alteração de layout; ACS - divulgação
6) Incluir a temática de sustentabilidade na formação de servidores e magistrados
Local: TJDFT
Responsável: COGESA; SEIF
Início: out/15
Conclusão: dez/16
Etapas:
- Avaliação da viabilidade e relevância pela SEIF;
- Inclusão da ação educacional no Plano de Ações da Escola de Administração Judiciária (definição da carga horária e calendário);
- Preenchimento do Plano Instrucional da ação educacional;
- Execução das ações;
- Publicação de manual de sustentabilidade no site do Viver Direito como material de consulta;
- Avaliação de reação dos públicos e retroalimentação do sistema.
Recursos: Equipes da SEIF e COGESA; Estrutura da SEIF
Observação: Resolução republicada para retificação da data.
Onde se lê: RESOLUÇÃO 004 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015
Leia-se: RESOLUÇÃO 004 DE 18 DE JANEIRO DE 2016