Perguntas Frequentes

última modificação: 2024-02-29T16:48:25-03:00
  1. Onde se processam as Cartas precatórias a serem cumpridas no Distrito Federal?
    R: O Distrito Federal dispõe da Vara de Auditótia Militar e Vara de Precatórios do DF. (Excetuada as competências de Infância e Juventude, Falências e Execução Penal); Desse modo, os juízos deprecantes deverão selecionar:
    - Seção / Subseção: ““Brasília – Fórum Des. José Júlio Leal Fagundes” para distribuição de cartas precatórias à Auditoria Militar e VARA DE PRECATÓRIAS DO DF”.
    - Classe Judicial: "CARTA PRECATÓRIA CRIMINAL" (355) ou "CARTA PRECATÓRIA CÍVEL" (261).
  2. Qual a forma de remessa de carta precatória por advogados?
    R: Advogado somente poderá encaminhar Carta precatória por meio Sistema PJE - http://www.tjdft.jus.br/pje - o qual permite a distribuição mediante assinatura eletrônica com certificado digital.
  3. Qual a forma de remessa de carta precatória por Juízo deprecante?
    R: O Juízo Deprecante (externo) deverá encaminhar Carta precatória diretamente por meio do Sistema PJE - http://www.tjdft.jus.br/pje após cadastro prévio no link 
  4. É possível  entregar pessoalmente, para distribuir no sistema PJe, uma Carta Precatória não digitalizada?
    O Núcleo de Atendimento ao Jurisdicionado do Fórum Mirabete não recebe cartas precatórias no balcão de atendimento para inclusão no sistema PJe.  
  5. Como localizar o andamento de uma carta precatória?
    Assim que a carta for distribuída podem ser consultado o andamento no seguinte Link: https://pje.tjdft.jus.br/pje/ConsultaPublica/listView.seam
  6. Como emitir uma guia de distribuição de Carta Precatória?
    A guia para recolhimento de custas judiciais referente a carta precatória deverá ser emitida pelo site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, menu cidadão/custas judiciais. Link: http://www.tjdft.jus.br/servicos/custas-judiciais/
  7. Fiz meu cadastro no PJE, mas a classe Carta Precatória não está disponível. Por que?

    Verifique se o perfil de acesso selecionado no PJE é o de Juízo Deprecante.
    Verifique também se selecionou a Jurisdição Brasília – Fórum Des. José Júlio Leal Fagundes, pois é a única que recebe processos desta classe. Se ainda assim não visualizar a classe, faça contato via chat PJe.