Como falar nos autos do processo?

Para "falar nos autos" de um processo, é preciso utilizar o serviço de Peticionamento Intermediário.  

O que é o serviço de Peticionamento Intermediário?

Trata-se de serviço no qual a Unidade de Atendimento ao Jurisdicionado (CCAJ ou NAJ) de cada fórum auxilia a parte com a inclusão de pedidos, de documentos ou de respostas nos processos de 1ª instância por meio do sistema Processo Judicial Eletrônico – PJe

          

ATENÇÃO - é preciso observar os tipos de arquivos que podem ser anexados ao processo no sistema PJe e o tamanho máximo permitido para cada tipo. Assim, caso o usuário opte por trazer a documentação já digitalizada, é imprescindível respeitar os limites definidos na tabela abaixo:

TAMANHO MÁXIMO PARA OS ARQUIVOS A SEREM ANEXADOS NO SISTEMA PJe

       

Quem pode utilizar o serviço?

As partes que não possuem representação por advogado para peticionamento nos processos dos Juizados Especiais Cíveis e Fazendários.

Os representantes dos órgãos públicos (PMDF, Detran, Exército, PCDF e etc) para juntada de ofícios e documentos diversos, nos processos que tramitam na Justiça Comum ou nos Juizados Especiais.

        

Quais são os requisitos necessários para obter o serviço?

O cidadão deve apresentar algum documento de identificação civil.

      

Quais são as formas de atendimento?

O atendimento é presencial feito pela Unidade de Atendimento ao Jurisdicionado da respectiva circunscrição onde foi iniciada a ação.

Clique para conferir os endereços e telefones das Coordenadorias Centrais de Atendimento ao Jurisdicionado - CCAJ's e dos Núcleos de Atendimento ao Jurisdicionado - NAJ's.

         

DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19, EXCEPCIONALMENTE, AS UNIDADES DE ATENDIMENTO AO JURISDICIONADO ESTARÃO RECEBENDO POR E-MAIL OS PEDIDOS PARA INCLUSÃO DE DOCUMENTOS OU RESPOSTAS NO PROCESSO.

CONFIRA ABAIXO AS ORIENTAÇÕES PARA O ATENDIMENTO À DISTANCIA E OS ENDEREÇOS DE E-MAIL DAS NOSSAS UNIDADES:

>>ATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA<<

Novas formas de atendimento durante a pandemia